Mudança no Campo Magnético da Terra afeta aeroporto internacional de Guarulhos

Mudança no Campo Magnético da Terra afeta aeroporto internacional de Guarulhos

As pistas do maior aeroporto da América Latina tiveram que ser alteradas, assim como os sistemas informativos do tráfego aéreo e toda a documentação de navegação

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, passou por uma mudança operacional nesse mês de setembro por conta de uma alteração do campo magnético da Terra.


Parece estranho e bizarro, mas tudo faz sentido quando entendemos a lógica operacional das pistas e suas marcações, em especial seus números de cabeceira.

Durante o pouso, os aviões usam suas bússolas para se orientar e calibrar a posição do avião para que seja feita a descida correta de forma alinhada na pista do aeroporto. Por conta da mudança no campo magnético da Terra, os padrões numéricos das bússolas tiveram que ser alterados.


Mas o que isso tem a ver com a pista do aeroporto?

As pistas dos aeroportos possuem números bem grandes pintados em suas cabeceiras que vão de 01 à 36. Esses números representam os ângulos que as bússolas magnéticas dos aviões devem marcar, com uma pequena mudança - eles são divididos por 10. Pra simplificar, basicamente é retirado o último número que deve aparecer na bússola.


Ou seja: Se a bússola deve apontar para 090º, a pista terá a numeração 09. A pista que está alinhada a 160º terá o número 16, e assim sucessivamente. Quando a pista está alinhada a 177º, por exemplo, o número da cabeceira é arredondado para 18.

bússola avião

Quando temos duas ou mais pistas paralelas em um aeroporto, esses números são acompanhados das letras L (esquerda), R (direita) ou C (central) - sempre de acordo com o ponto de vista do piloto.

O aeroporto internacional de Guarulhos, que fica em São Paulo, possui duas pistas com os números 27 e 09 na cabeceira, acompanhadas das letras L e R.


Por conta de alterações do campo magnético da Terra, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) - órgão ligado à FAB (Força Aérea Brasileira) determinou que as pistas ganhem uma nova numeração - 10L/28R e 10R/28L.

Essas mudanças passaram a valer desde o dia 8 de setembro de 2022. Segundo a GRU airport - empresa administradora do aeroporto - essa é a primeira vez que isso acontece nessas pistas desde sua inauguração em 1985.

Parece pouco, mas a precisão é essencial para decolagens e pousos, sobretudo para pousos que dependem exclusivamente de instrumentos bem calibrados e 100% operantes.


De acordo com a FAB, essa mudança no campo magnético da Terra altera em média 1 grau a cada 10 anos. Portanto, podemos dizer que a mudança foi ainda mais lenta do que o esperado.


E não são apenas as cabeceiras das pistas do aeroporto internacional de Guarulhos que sofrem as alterações, mas também toda a documentação de navegação, bem como os sistemas informativos do tráfego aéreo e toda a sinalização de solo das pistas e pátios. A partir de agora, as novas informações que são sempre consultadas para pilotos que vão pousar ou decolar no aeroporto internacional de Guarulhos estão atualizadas.

Temos pelo menos 10 anos até que o campo magnético da Terra sofra alterações significativas para justificar uma nova mudança.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
19/09/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário