O impacto foi MAIOR que o esperado no asteroide Dimorphos - James Webb registra tudo! Confira coletânea do impacto de DART

O impacto foi MAIOR que o esperado no asteroide Dimorphos - James Webb registra tudo! Confira coletânea do impacto de DART

O impacto da nave DART no asteroide Didymos 2 levantou muita poeira!



Esse é um momento histórico para a Defesa Planetária, afinal de contas, essa é a primeira vez que a humanidade colide propositalmente com um asteroide no intuito de desviar sua trajetória de forma permanente.


Na terça-feira (27 de setembro), a agência espacial italiana divulgou suas primeiras imagens da pequena espaçonave italiana LICIACube (Light Italian Cubesat for Imaging of Asteroids), que chegou à Terra cerca de três horas após a espaçonave DART da NASA ter impactado com sucesso com o asteroide Dimorphos a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra.

As imagens incluem uma comparação do antes e o depois do sistema de asteroides Didymos, bem como fotos de detritos brilhantes ao redor de Dimorphos. Ambas as câmeras a bordo de LICIACube (Leia de ângulo estreito e Luke, grande angular) registraram o impacto.

Didymos e Dimorphos após impacto da nave DART em 26 de setembro de 2022 registrado pela câmera Luke da nave italiana LICIACube
Didymos e Dimorphos após impacto da nave DART em 26 de setembro de 2022
registrado pela câmera Luke da nave italiana LICIACube.
Créditos: NASA / ASI

"Estamos realmente muito orgulhosos", disse Elisabetta Dotto, líder da equipe científica do Istituto Nazionale di Astrofisica (INAF), durante uma entrevista coletiva realizada nessa terça-feira.

Essas imagens são cruciais para ajudar os cientistas a entender a estrutura e a composição do asteroide Dimorphos, explicou Elisabetta Dotto. Ela disse ainda que, embora essas fotos sejam apenas as primeiras a serem divulgadas, teremos novos registros liberados em breve.


Na imagem final compartilhada hoje, Dimorphos está cercado por detritos brilhantes e nebulosos. "Dimorphos está completamente coberto por isso por essa emissão de poeira e detritos produzidos pelo impacto", disse Elisabetta Dotto. Antes do impacto, os cientistas não tinham certeza de como o asteroide responderia à colisão.

Além de LICIACube, o Projeto ATLAS, o Telescópio Espacial James Webb e diversos observatórios terrestres também registraram o impacto com o asteroide Didymos 2. Veja:



DART - um impacto importante para a Defesa Planetária

A missão DART da NASA atingiu Dimorphos, uma rocha espacial de 160 metros que circunda um asteroide maior chamado Didymos, de 780 metros. Esse foi o primeiro teste para desviar um asteroide de sua trajetória, a fim de evitar a colisão com a Terra no caso dos astrônomos detectarem um asteroide em rota de colisão com o nosso planeta no futuro. Agora, os astrônomos estão de olho no sistema Didymos, prontos para medir o quanto a órbita de Dimorphos foi alterada.

Esses são os dados que a NASA precisa para determinar o sucesso da missão DART, mas não há razão para interromper as observações por lá. O pessoal da missão também recrutou três naves espaciais e inúmeros observatórios terrestres para observar o impacto e suas consequências.

Asteroide Dimorphos registrado pela câmera DRACO da nave DART antes do impacto de 26 de setembro de 2022
Asteroide Dimorphos registrado pela câmera DRACO da nave DART antes do impacto de 26 de setembro de 2022.
Créditos: NASA

A pequena espaçonave LICIACube pegou carona com a DART, que soltou o cubesat italiano no dia 11 de setembro.

A câmera LICIACube Explorer Imaging for Asteroid (LEIA) pode fotografar com maior resolução, mas apenas captura imagens em preto e branco, enquanto o LICIACube Unit Key Explorer (LUKE) carrega filtros de cor vermelho-verde-azul e pode observar um campo de visão mais amplo.


LICIACube se manteve em uma distância segura para observar o impacto da nave DART com o asteroide Didymos 2. Apenas três minutos após o impacto, LICIACube sobrevoou o sistema binário Didymos e fotografou o local do impacto em Dimorphos.

Agora, LICIACube continua por conta própria no espaço como a primeira missão italiana de espaço-profundo. Novas imagens podem e devem ser feitas, e elas continuarão sendo transmitidas de volta à Terra.


Imagens: (capa-ilustração) / NASA / ASI / divulgação
27/09/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhh!!!
    POF!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk. Isso aí parece mais aquelas "sonoplastias visuais" (???) daquele seriado do Batman da década de 1960, que rodou nas telinhas do Brasil por mais de duas décadas.

      Excluir