Maior asteroide em 8 anos acaba de ser descoberto - conheça o asteroide 2022 AP7

Maior asteroide em 8 anos acaba de ser descoberto - conheça o asteroide 2022 AP7

Com potencial de causar destruição a nível global, o asteroide 2022 AP7 foi visto no lado diurno do planeta

Um asteroide de 1.500 metros de diâmetro, com capacidade de causar destruição a nível global, acaba de ser descoberto.


O asteroide 2022 AP7 foi descoberto pelo Observatório Inter-Americano Cerro Tololo, no Chile. O asteroide classificado como PHA (Potentially Hazardous Asteroid - Asteroide Potencialmente Perigoso) e NEA (Near Earth Asteroid - Asteroide Próximo da Terra), sua órbita cruza com a órbita do nosso planeta, e no futuro distante, pode vir a representar um risco para a Terra.

A detecção foi uma verdadeira façanha, e só ocorreu por conta do instrumento DEC (Dark Energy Camera), que foi projetado para observar galáxias distantes e tênues, mas que também pode detectar asteroides distantes.

Órbita do asteroide 2022 AP7
Órbita do asteroide 2022 AP7. Posição de 31 de outubro de 2022.
Créditos: NASA / SBDB / divulgação

Por estar no lado diurno da Terra, o asteroide 2022 AP7 só pôde ser confirmado agora. O observatório de Cerro Tololo, no Chile, tem apenas 10 minutos durante o pôr-do-Sol e 10 minutos durante o nascer do Sol para tentar detectar asteroides que estejam viajando pelo lado diurno, entre as órbitas da Terra e de Vênus.


Apesar de grandes observatórios terrestres e espaciais terem capacidade suficiente para detectar objetos pequenos como asteroides distantes, eles não podem apontar para uma região do céu próxima do Sol, afinal de contas, seus sensores seriam fritados na hora. Esse é o motivo principal para nos preocuparmos com asteroides que se aproximam da Terra pelo lado diurno - o Sol ofusca todos eles.

Em 15 de fevereiro de 2013, um asteroide de apenas 20 metros colidiu sobre a cidade de Chelyabinsk, na Rússia, deixando mais de 1.000 pessoas feridas. Ele também se aproximou da Terra pelo lado diurno - motivo pelo qual ele não foi descoberto até a colisão ocorresse.


Atualmente existem mais de 2.200 asteroides classificados como Potencialmente Perigosos e que são monitorados constantemente pelas agências espaciais no mundo todo. Para ser classificado como um Asteroide Potencialmente Perigoso, a rocha espacial precisa ter pelo menos 100 metros de diâmetro e se aproximar da Terra o equivalente a 19,5 vezes a distância da Lua.



Imagens: (capa-ilustração) / NASA / SBDB / divulgação
31/10/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário