NASA encontra sinais de vida em Marte

NASA encontra sinais de vida em Marte

O rover Perseverance coletou as amostras mais promissoras no que diz respeito à sua principal missão: encontrar vida em Marte

Desde que o rover Perseverance da NASA pousou em Marte em fevereiro de 2021, já tivemos vários indícios de que a vida um dia já prosperou no Planeta Vermelho. Encontramos os blocos primordiais da vida e muitas bioassinaturas.


Mas agora, ao explorar um delta de um antigo rio que existiu há mais de 3,5 bilhões de anos, onde havia o cruzamento de um rio e um lago, o rover Perseverance coletou as amostras mais promissoras no que diz respeito à sua principal missão: encontrar vida em Marte.


"Acho que podemos dizer que serão, e que já são, as amostras de rochas mais preciosas já coletadas", disse David Shuster, cientista da missão.

Amostras coletadas em Marte pelo rover Perseverance na região de Wildcat Ridge
Amostras coletadas em Marte pelo rover Perseverance na região de Wildcat Ridge.
Créditos: NASA

As duas amostras foram retiradas com uma espécie de broca de uma região de coleta apelidada Wildcat Ridge (Cume Selvagem, em português). De acordo com os cientistas, essas rochas foram formadas quando o lago estava em processo de evaporação, e por conta disso as bioassinaturas foram preservadas.


Existe vida em Marte?

As amostras de Wildcat Ridge foram analisadas com o pequeno laboratório da sonda Perseverance, e a presença de compostos orgânicos foi detectada - simplesmente a maior quantidade já vista desde o início da missão Perseverance.


A NASA realmente está empolgada com essas amostras, pois tudo indica que as bioassinaturas podem de fato ser evidência de vida antiga em Marte. As amostras serão trazidas para a Terra em uma outra missão até 2033.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
01/11/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário