Acabam de descobrir um novo exoplaneta e fotografaram ele!

Acabam de descobrir um novo exoplaneta e fotografaram ele! AF Lep b orbitando a estrela AF Leporis

AF Lep b se torna o menor exoplaneta já fotografado diretamente após detecção de movimento de sua estrela

Utilizando o VLT (Very Large Telescope) no Chile, os astrônomos conseguiram comprovar a descoberta do planeta mais leve já registrado em foto direta. A imagem mostra um exoplaneta relativamente pequeno orbitando uma estrela distante.


Graças à missão europeia Sky-Mapping, que utiliza dados dos telescópios espaciais Hipparcos e Gaia, que monitoram o movimento das estrelas, os astrônomos perceberam algo estranho acontecendo na estrela AF Leporis, da constelação de Lepus, a uma distância de 87,5 anos-luz da Terra.

O que eles notaram foi um "bamboleio" na estrela AF Leporis - o que sugeria a presença de um planeta girando em torno dela.


Em seguida, duas equipes de astrônomos lideradas por Dino Mesa (Itália) e Robert De Rosa (ESO, Chile), utilizaram o VLT no Chile para observar a estrela AF Leporis.

Com o instrumento SPHERE que consta com ótica adaptativa e um coronógrafo, os astrônomos conseguiram bloquear o brilho da estrela e observar o seu entorno. E lá estava ele - o exoplaneta agora intitulado AF Lep b. A descoberta foi publicada na revista Astronomy and Astrophysics.

Foto real do exoplaneta AF Lep b feita pelo VLT no Chile
Foto real do exoplaneta AF Lep b feita pelo VLT no Chile.
Créditos: ESO / divulgação

A foto mostra o exoplaneta AF Lep b que tem cerca de 5x a massa de Júpiter, e está a uma distância de sua estrela equivalente a distância de Saturno com o Sol. Ele leva 24 anos para completar um órbita em torno dela.

A estrela AF Leporis tem a massa, a temperatura e o diâmetro iguais aos do nosso Sol, mas sua idade estimada é de apenas 24 milhões de ano (200x mais jovem que o nosso Sol que tem 4,5 bilhões de anos). Além disso, AF Leporis também abriga um cinturão de objetos em seu entorno igual ao Cinturão de Kuiper do nosso Sistema Solar.


isso significa que estudar o sistema de AF Leporis é como conhecer como era o nosso próprio sistema há alguns bilhões de anos, e entender um pouco mais como ocorre a evolução dos sistemas planetários.



Imagens: (capa-ESO) / ESO / divulgação
20/02/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário