Estranhas dunas circulares foram encontradas em Marte - como isso é possível?!

Estranhas dunas circulares foram encontradas em Marte - como isso é possível

Os pesquisadores afirmam que as dunas marcianas quase perfeitamente simétricas são incomuns

Imagens feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, astrônomos encontraram bizarras dunas circulares quase perfeitamente simétricas na superfície de Marte. Essa visão de outro mundo (literalmente) deixou os astrônomos intrigados. Mas afinal de contas, o que explica características tão incomuns no Planeta Vermelho?


As dunas circulares em Marte foram fotografadas pela câmera HiRISE, acoplada à sonda MRO, a uma altitude de 300 km no dia 22 de novembro de 2022. Cada pixel representa uma área de 25cm.

Dunas circulares em Marte - MRO
Dunas circulares em Marte.
Créditos: HiRISE / MRO / University of Arizona

O intuito dos pesquisadores com essa imagem era o de estudar a geada marciana - como ela se forma e desaparece de acordo com as estações do ano. Desde 2006 quando a sonda MRO começou a orbitar o Planeta Vermelho, os pesquisadores da Universidade do Arizona (que projetaram o instrumento HiRISE) vêm estudando a evolução de 60 regiões marcianas.


Eles descobriram desde então que as dunas marcianas são "móveis", e se deslocam a uma taxa de aproximadamente 1 metro por ano marciano (687 dias terrestres).

As dunas circulares, no entanto, são bastante incomuns, mas de acordo com os pesquisadores, dunas são encontradas em diversos formatos e tamanhos. Apesar de serem incomuns, elas mostram apenas que os ventos podem variar, mas que no geral, estão deslocando essas dunas para a direção sul do planeta. Isso se percebe pelos deslizamentos íngremes apontadas para o sul.


Conhecer as dunas circulares em Marte é importante para nos familiarizarmos com os padrões climáticos marcianos. No futuro, teremos missões tripuladas para o Planeta Vermelho, e com certeza, muitas outras coisas "incomuns" irão nos surpreender.



Imagens: (capa-MRO) / HiRISE / MRO / University of Arizona
10/03/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. HiRISE é uma câmera muito boa, cada pixel é menor que o comprimento de uma simples régua escolar, essa câmera é bem melhor que a minha antiga Tekpix.

    ResponderExcluir