Planeta do tamanho da Terra foi descoberto a apenas 72 anos-luz de distância - conheçam K2-415 b

Planeta do tamanho da Terra foi descoberto a apenas 72 anos-luz de distância - conheçam K2-415 b

O exoplaneta K2-415 b está relativamente próximo e tem o mesmo tamanho da Terra - pode abrigar vida?

Uma equipe internacional de astrônomos liderada por Teruyuki Hirano, do Centro Japonês de Astrobiologia, descobriu um exoplaneta raro, que é praticamente irmão gêmeo da Terra.


O exoplaneta intitulado K2-415 b orbita uma estrela anã vermelha há 72 anos-luz de distância. Sua estrela tem uma massa equivalente a apenas 16% da massa do nosso Sol, o que a torna uma estrela altamente fraca de pouco brilho. E o exoplaneta K2-415 b está extremamente próximo de sua estrela, completando uma volta em torno dela em apenas 4 dias terrestres!

Porém, como a radiação da estrela é bastante baixa, o planeta K2-415 b ainda consegue a façanha de passar pela borda interna de sua zona habitável em alguns momentos.


Apesar de ter o tamanho praticamente idêntico ao tamanho da Terra, o exoplaneta K2-415 b tem 3x a massa do nosso planeta.


Pode ter vida em K2-415 b?

Talvez. Por passar em algum momento na parte interna da borda da zona habitável, é possível que ele tenha uma atmosfera e possa sustentar alguma forma de vida.

Planeta parecido com a Terra

Sua temperatura estimada é de 400K (cerca de 126° C). Pode parecer muito quente, mas qualquer exoplaneta que tenha uma temperatura abaixo de 500K (226° C) já é um candidato para ostentar uma atmosfera protetora.

O mais interessante é que, de acordo com os astrônomos, é possível que o exoplaneta K2-415 b tenha um companheiro, que deve orbitar sua estrela numa distância um pouco maior, o que o colocaria exatamente no centro de sua zona habitável.

Conhecer planetas que orbitam a zona habitável de estrelas do tipo anã vermelha é empolgante, afinal de contas, essas estrelas são estáveis, e têm uma estimativa de vida muito longa. Como exemplo, a estrela K2-415 b com 16% da massa do Sol pode viver até 200 bilhões de anos!

Sim, o nosso Universo não chega a 14 bilhões de anos de existência desde o Big Bang, mas ao mesmo tempo, isso significa que estrelas como K2-415, por viverem muito tempo, podem proporcionar algo muito valioso para seus planetas abrigarem vida: o tempo.


A descoberta do exoplaneta K2-415 b é rara, afinal de contas, se considerarmos uma distância de até 100 anos-luz do Sol, hoje conhecemos apenas 14 exoplanetas que tem um raio menor que 1,25 do raio da Terra, sendo que sete deles estão todos no mesmo sistema, TRAPPIST-1.

Dentre os mais de 5 mil exoplanetas confirmados até hoje, K2-415 b ocupa um lugar privilegiado e será estudado pelos astrônomos que querem entender como ocorreu sua evolução, como ele é tão denso e se de fato ele está orbitando sua estrela com outros companheiros.



Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
07/03/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário