Urgente - Aconteceu uma Ejeção Catastrófica no Sol com poder de derrubar a internet global

Urgente - Aconteceu uma Ejeção Catastrófica no Sol com poder de derrubar a internet global

A Ejeção de Massa Coronal de 13 de março de 2023 pode ter sido a mais intensa já observada desde que se iniciou o monitoramento da atividade solar

Uma Ejeção de Massa Coronal muito poderosa, classificada como extremamente rara aconteceu no lado distante do Sol em 13 de março de 2023, atingindo uma velocidade de 3.000 km/s.


Apesar desse "tiro de canhão" de material solar ter acontecido na face do Sol que não está virada pra Terra, uma onda de choque foi notada se espalhando em todas as direções. As partículas energizadas pela onda de choque fazem efeito de granulação nas imagens do coronógrafo do Observatório Solar e Heliosférico da NASA (SOHO).

A velocidade dessa Ejeção de Massa Coronal foi tão absurda que mesmo não tendo sido direcionada pra Terra, seus efeitos chegaram aqui em menos de 24 horas (quando o comum é que as partículas energizadas cheguem em 2 ou 3 dias.

O satélite GOES-16 notou um estranho blecaute de rádio - um evento raro chamado PCA (Polar Cap Absorption Event). Isso acontece quando partículas energizadas chegam na Terra e o fluxo de radiação penetra pelos polos magnéticos, afetando a propagação principalmente das ondas de rádio HF (alta frequência), entre 3 e 30 MHz, perturbando a comunicação, satélites e até mesmo o GPS. Um evento raro como esse pode durar alguns dias.

A possível origem desse dramática e poderosa Ejeção de Massa Coronal possivelmente foram as regiões ativas 3234 ou 3236, que estão no lado distante do Sol. Dentro de 4 ou 5 dias essas regiões ativas devem se tornar visíveis novamente, ganhando nova nomenclatura.



Poder ter sido a maior Ejeção de Massa Coronal já registrada

De acordo com especialistas do clima espacial, essa Ejeção de Massa Coronal foi ao nível do Evento de Carrington (ou até mais intensa). Nos dias atuais, os efeitos seriam absurdos já que contamos muito mais com a tecnologia do que na época em que o Sol queimou telégrafos ao redor do globo.

Nos dias atuais, os efeitos de uma tempestade solar causada por uma Ejeção de Massa Coronal como essa (se tivesse sido direcionada pra Terra) iriam desde arrasto de satélites (por conta da expansão da atmosfera), danos a satélites, transformadores de energia, abastecimento de água e até mesmo danos à internet global.

O ciclo solar 25 terá seu pico entre o final de 2024 e 2025, quando as manchas solares estarão pipocando em toda a face do Sol. A grande pergunta é: quando o Sol produzir a próxima Ejeção de Massa Coronal como essa, será direcionada para a Terra ou teremos sorte, mais uma vez?!

Fiquemos de olho.


Imagens: (capa-SOHO) / SOHO / NASA / divulgação
14/03/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Seria interessante se Marte tivesse na mira do Sol, aí veríamos o efeito prático na tecnologia sob ataque de EMCs

    ResponderExcluir
  2. ….ou sondas espaciais

    ResponderExcluir