A nova foto de Urano feita pelo James Webb é espetacular

A nova foto de Urano feita pelo James Webb é espetacular

Além dos anéis de Urano, James Webb mostra também o clima e as luas do gigante de gás

Urano já foi registrado pela sonda Voyager em um sobrevoo feito em 1986, pelo Observatório Keck, pelo Hubble e por diversos telescópios espalhados pelo mundo. Mas o que James Webb conseguiu fazer é simplesmente surpreendente.


O sétimo planeta do Sistema Solar foi fotografado pelo Telescópio Espacial James Webb e surpreendeu a todos. 11 de seus 13 anéis foram registrados - os 2 restantes não podem ser distinguidos mas isso não é por serem fracos demais para James Weeb. Pelo contrário, eles são muito brilhantes e acabaram se misturando com os anéis próximos.

Foto de Urano feita pelo Telescópio Espacial James Webb
Foto de Urano feita pelo Telescópio Espacial James Webb.
Créditos: NASA / ESA / CSA / STScI / Joseph DePasquale

Além dos anéis de Urano, James Webb mostra também o clima desse gigante de gás, afinal, através do infravermelho, James Webb consegue registrar o que está acontecendo abaixo da camada mais superficial de Urano. Podemos ver sua calota polar e regiões esbranquiçadas que são tempestades que acontecem nas regiões mais profundas.


Sim, conseguimos ver o polo norte de Urano de frente, isso porque Urano tem uma inclinação em seu eixo de rotação que, provavelmente, se deve a um impacto gigantesco ocorrido no início do Sistema Solar, que "deitou" o planeta, alterando seu eixo de rotação bem como seu campo magnético e temperatura interna.


A maioria das 27 luas de Urano foram registradas na imagem de James Webb, sendo que as 6 maiores podem ser distinguidas com facilidade.

E os astrônomos já alertaram: James Webb será usado para continuar o estudo de Urano, afinal, ele se mostrou muito capaz de registrar detalhes impressionantes.



Imagens: (capa-NASA/ESA) / NASA / ESA / CSA / STScI / Joseph DePasquale
06/04/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Richard, nunca consegui compreender essa questão: se Urano é um planeta gasoso, como um "impacto" teria alterado o seu sistema de rotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se me permite responder.
      Urano é um planeta tipo gigante de gelo, pela sua massa um impacto para alterar sua rotação teria de ser de um objeto realmente grande atingindo seu núcleo.

      Excluir