Tudo sobre o Eclipse Solar Híbrido de 19-20 de Abril de 2023

Tudo sobre o Eclipse Solar Híbrido de 19-20 de Abril de 2023

Um Eclipse Solar raro que acontece poucas vezes a cada século, está com os seus dias contados

No dia 20 de abril de 2023 acontece um Eclipse Solar Híbrido - um tipo raro onde tanto um Eclipse Solar Total quanto um Eclipse Solar Anular podem ser vistos.


Basicamente, existem 3 tipos de eclipse solar:

  • eclipse solar total
  • eclipse solar anular
  • eclipse solar parcial

Quando a Lua está mais próxima da Terra, seu tamanho aparente é maior, portanto ela consegue encobrir todo o disco solar, criando um eclipse solar total.

Já quando a Lua está um pouco mais distante da Terra, seu tamanho aparente no céu é ligeiramente menor, e durante o máximo do eclipse, ela não consegue encobrir todo o disco solar - com isso temos um eclipse solar do tipo anular - onde um anel de fogo pode ser visto em torno da Lua durante o máximo do eclipse.

Temos ainda o terceiro tipo de eclipse solar: o eclipse parcial. Este pode ser visto durante um eclipse solar total ou anular - basta que você não esteja perfeitamente posicionado no mapa por onde o eclipse vai passar (sendo assim, você não tem a visão da totalidade do eclipse).


Porém, existe ainda outro tipo de eclipse solar: o eclipse solar híbrido. Este, na verdade, é um eclipse solar que em alguns lugares do globo pode ser visto como total, e em outros, como anular.

diferença entre eclipse solar total e eclipse solar anular

Isso acontece quando o diâmetro aparente da Lua sofre uma alteração por conta da curvatura da Terra, coincidindo com a distância mínima para se ter um eclipse solar total.


No caso deste eclipse solar de 19 e 20 de abril de 2023, o eclipse se inicia como anular, permanece pela maior parte do tempo como total, e finaliza como um eclipse anular novamente.

O último eclipse solar híbrido aconteceu em 03 de novembro de 2023, sendo que o próximo depois deste de 19 e 20 de abril de 2023 será apenas em novembro de 2031. Depois disso, teremos outro do tipo híbrido apenas em 23 de março de 2164.



O Eclipse Solar Híbrido de 20/04/2023 poderá ser visto do Brasil?

O Eclipse Solar Total Híbrido de 20 de abril de 2023 acontece no Pacífico e no Oceano Índico, passando pelo oeste da Austrália, Timor Leste e leste da Indonésia. A trajetória por onde a totalidade irá passar tem apenas 40 km de largura. Se considerarmos todas as fases do eclipse, incluindo as parciais, quase 9% da população mundial poderá observar este eclipse solar de 20 de abril. Por outro lado, se considerarmos apenas a faixa estreita onde a totalidade (ou anularidade) poderá ser vista, apenas 0,004% da população mundial terá a chance de observá-lo.


Live Eclipse Solar Híbrido de 19/20 de Abril de 2023

Estaremos ao vivo para acompanhar o melhor do Eclipse Solar Híbrido. A nossa live começa às 22h00 da noite de 19 de abril de 2023 em nosso canal no Youtube, mas você também pode acompanhar logo abaixo:


Para participar do chat ao vivo, clique no vídeo para ser redirecionado(a) ao Youtube. Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho das notificações para não perder nenhum vídeo novo.


Horário do Eclipse Solar Híbrido de 20/04/2023

O Eclipse Solar Híbrido de 20 de abril de 2023 terá início à 01:36 UTC e se estende até 06:59 UTC (horário internacional do dia 20 de abril). Já considerando o horário de Brasília, o eclipse solar híbrido terá início no dia 19 de abril às 22h36 BRT, terminando às 03h59 BRT (já do dia 20).

O Observatório Solar Learmonth, na Austrália, que estuda o impacto da atividade solar na comunicação, nos satélites e na produção de auroras polares, terá o privilégio de estar exatamente onde o eclipse solar irá passar.

ATENÇÃO: Nunca aponte um telescópio ou binóculos para o Sol. Essa prática, além de danificar seu equipamento pode levar a cegueira permanente. Não brinque com a sorte. A melhor forma de observar um Eclipse Solar é através de projeções, ou usando um filtro de soldador.
como observar um eclipse solar de forma segura

Caso você queira observar o eclipse solar utilizando um telescópio, você deve primeiramente acoplar um filtro especializado para observação solar, que deve ser instalado na parte dianteira de seu equipamento, e nunca na parte traseira. Desconfie de filtros que são acoplados na ocular, pois toda a radiação solar deve ser bloqueada ANTES de entrar no equipamento, e não depois, como mostra a imagem acima.



Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
10/04/2023



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário