Possível colisão - asteroide 2023 GQ acaba de ser descoberto e está fazendo rasante com a Terra agora

Possível colisão - asteroide 2023 GQ acaba de ser descoberto e está fazendo rasante com a Terra agora

Asteroide rasante 2023 GQ chama a atenção de observatórios no mundo inteiro

Um asteroide que acaba de ser descoberto pelo Observatório de Piszkesteto, na Hungria, ganhou o nome de 2023 GQ e está fazendo rasante com a Terra neste momento, em 11 de abril de 2023. O sobrevoo está acontecendo, e tudo é tão recente que a NASA ainda não conseguiu concluir a simulação de órbita em 3D do asteroide.


O asteroide 2023 GQ é do tipo Apollo - ele cruza a órbita da Terra e viaja numa velocidade de 20 km/s. Seu diâmetro foi estimado em 7 metros, e sua órbita é altamente incerta.


Até o momento, já são 49 observações oficiais para se calcular a trajetória dessa rocha espacial. Por ter sido descoberto há poucas horas, percebe-se que muitos observatórios estão apontando seus telescópios em sua direção.

Na órbita simulada pela Agência Espacial Europeia (ESA), o asteroide pode ter colidido ou terá sua órbita curvada por conta do poder gravitacional da Terra.


Até o momento, não há qualquer evidência de uma colisão do asteroide 2023 GQ com a Terra.

Os efeitos de uma colisão de um asteroide de 7 metros de diâmetro não colocam o nosso planeta em risco. Ele também não representa uma ameaça a nível continental. O que veríamos? Uma enorme bola de fogo nos céus, um estrondo muito forte e a queda de diversos meteoritos menores que sobreviveriam à queima na atmosfera.


Uma questão de tempo

A cada semana, cerca de 40 novos asteroides são descobertos. Neste ano de 2023 estamos batendo recorde - cerca de 50 asteroides estão sendo descobertos a cada semana (em média).


Descobrir o próximo asteroide em rota de colisão com o nosso planeta é apenas uma questão de tempo. Até agora já são 31.645 NEAs (Near Earth Asteroids / Asteroides Próximos da Terra) descobertos oficialmente.


Imagens: (capa-ESA/ilustração) / ESA / divulgação
11/04/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Estão fazendo uma série de publicações, porque não querem divulgar a informação certa, para evitar a histeria coletiva em todo mundo. Só saberemos de fato, o que é real, à poucas horas de acontecer, seja cometa, explosão solar, alienígenas ou o que for,

    ResponderExcluir