Descobertos os 2 buracos negros mais próximos da Terra

Descobertos os 2 buracos negros mais próximos da Terra

Esses buracos negros estão na nossa vizinhança cósmica, e pode ter muitos mais escondidos por aqui

Através de dados captados pelo Telescópio Espacial GAIA da ESA, os astrônomos descobriram 2 novos buracos negros que se tornam os buracos negros mais próximos da Terra que se tem conhecimento até agora.


O buraco negro GAIA BH1 está a uma distância de 1.560 anos-luz de distância na constelação de Ophiucus, e tem uma massa equivalente a 9,6 massas solares. Ele se torna o buraco negro mais próximo da Terra que se tem conhecimento.


GAIA BH2 está a uma distância de 3.800 anos-luz na constelação de Centaurus, com uma massa de 8,9x a massa do Sol. Ele se torna o 2º buraco negro mais próximo da Terra já confirmado.

Os 2 buracos negros mais próximos da Terra - Gaia BH1 em vermelho e Gaia BH2 em azul
Posição dos 2 buracos negros mais próximos da Terra - Gaia BH1 em vermelho e Gaia BH2 em azul.
Créditos: ESA / Gaia / divulgação

Os buracos negros recém descobertos, GAIA BH1 e GAIA BH2, surpreenderam os pesquisadores não apenas pelo fato de serem os mais próximos da Terra, mas também por terem estrelas orbitando eles de uma forma nunca antes vista.

Por se alimentarem de matéria, quando os buracos negros têm estrelas orbitando eles (como é o caso desses dois), o material que está sendo engolido gira em alta velocidade antes de entrar no horizonte de eventos (limite no qual nada mais escapa, nem mesmo a luz), o que produz muita energia que é emitida principalmente no raio-x e no rádio. Mas com GAIA BH1 e GAIA BH2, isso não está acontecendo.

Com ajuda do Telescópio Espacial Chandra, da NASA, que observa o Universo no raio-x, e com o Telescópio de Rádio MeerKAT na África do Sul, os astrônomos tentaram detectar ondas de rádio e de raio-x emitida pelo material acelerado em torno do buraco negro, mas nada foi detectado.

Ou seja: esses buracos negros só puderam ser confirmados mesmo através da órbita das estrelas que indicaram sua posição no espaço.

O buraco negro que ocupava o primeiro lugar como o buraco negro mais próximo da Terra, a 1.550 anos-luz de distância (10 anos-luz a menos que o Gaia BH1), está sendo revisado.

Há uma estimativa de existirem mais de 100 milhões de buracos negros errantes em nossa galáxia, a Via Láctea. Em 2025, a missão GAIA vai liberar dados observacionais de 66 meses de estudos.


Se isso for algo comum, como é o que parece, podemos ter centenas ou milhares de outros buracos negros ainda desconhecidos em nossa vizinhança cósmica.

De acordo com a pesquisadora Yvette Cendes, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, teremos muitos novos buracos negros sendo descobertos em nossa vizinhança cósmica. E não deve demorar...



Imagens: (capa-ilustração) / ESA / Gaia / divulgação
13/04/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário