Alerta - Manchas solares gigantes e instáveis estão de frente pra Terra e podem explodir a qualquer momento

Alerta - Manchas solares gigantes e instáveis estão de frente pra Terra e podem explodir a qualquer momento

Nos últimos dias o Sol está passando por um momento de calmaria, mas isso pode mudar a qualquer momento

Grandes manchas solares estão de frente pra Terra e podem causar explosões e ejeções de massa coronal - os cientistas que monitoram o clima espacial estão em alerta.


A mancha solar AR3311 tem campo magnético beta-gama, e está acumulando muita energia. Por ser altamente instável, ela pode produzir explosões sucessivas de radiação, além de uma poderosa ejeção de massa coronal. Essa mesma região ativa já foi responsável por blecaute de rádio na semanada passada, e apenas no dia 20 de maio produziu 4 explosões seguidas. Agora ela está de frente pra Terra, e não está sozinha...

Temos também outra grande mancha solar - a AR3310, que não é tão instável, mas é gigantesca, podendo produzir uma ejeção de massa coronal muito forte.

As outras manchas solares não ficam de fora: a AR3312, AR3313, AR3314 e AR3315. Essa última cresceu muito em apenas 24h - ontem (24) ela era quase imperceptível, e hoje já tem um diâmetro equivalente a 4x o diâmetro da Terra.

Todas elas estão posicionadas de tal forma que qualquer ejeção de massa coronal seja direcionada para o nosso planeta.



Quais os riscos?

Caso aconteça, o risco seria não de apenas uma, mas sim de explosões ou ejeções seguidas, golpeando o nosso campo magnético de forma violenta, podendo causar interrupções ou danos em satélites, sistemas de GPS, redes de energia e até mesmo queda da internet global em casos mais extremos de tempestade solar, sobretudo nas regiões mais próximas dos polos.

Para a vida em si, não há qualquer risco, porém, estudos recentes encontraram uma correlação entre as tempestades solares e a ocorrência de terremotos (o que pode acarretar em tsunamis e até mesmo erupções vulcânicas).


E a coisa tá só começando. O ciclo solar 25 tem seu pico esperado para acontecer entre 2024 e 2025. Até lá, a atividade solar só tende a ficar cada vez mais intensa.


Imagens: (capa-SDO) / SDO / NASA / divulgação
25/05/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

10 comentários:

  1. Isso tem um potencial tencofecal extremo. Principalmente para os bioperiféricos de smartphones, outrora conhecidos como usuários de telefone celular. Esses bioperiféricos poderão sofrer de perda de consciência, falência cognitiva, ansiedade da solidão (mesmo tendo um monte de pessoas em volta deles - tipo o que os Borgs sentem quando são isolados da "coletividade"). Em casos mais extremos, os bioperiféricos poderão capturar uma nave alienígena com o intuito de salvar suas quinquilharias digitais (oriundas de suas redes sociais) nos computadores desta nave até a crise solar passar (ver episódio 14 da 1ª temporada de Star Trek TNG - episódio 11001001). Tirando o lado realmente preocupante e potencialmente trágico de uma CME porreta, o lado hilário seria ver os bioperiféricos batendo-se pelos cantos e esperneando confusos no chão como baratas envenenadas.
    Esse comentário merece um "KKK"? =))
    pq vc naum kkk? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ilógico para eles como dizia o Sr. Spock. As naves romulanas atacaram bases da federação num local neutro da galáxia, utilizando dispositivos de camuflagem e armas de destruição em massa sofisticadas, depois ficaram fugindo da Entreprise como baratas tontas. No final não tinham nem energia para manter as luzes acesas dentro da nave e ficaram lançando destroços e armas nucleares obsoletas para confundir o inimigo.

      Excluir
    2. Desculpe, temporada errada. Agora que percebi.

      Excluir
    3. Eu lembro que neste mesmo episódio, além de destruírem várias bases da Federação, os Romulanos acabaram com um casamento que iria acontecer a bordo da Enterprise, em uma das escaramuças que tiveram com esta nave.

      Excluir
  2. Eu lembro que vivia enchendo a paciência do pessoal numa página do Facebook de fanboys daquele filme bobo chamado Interstellar, dizia que aquele pessoal vivia num cubo borg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite ou não, eu ainda não assisti ao filme Interstellar. Em algumas páginas estérico-xamânicas do Instagram, com frequência aparecem listas de 20, 30, 40 ou 50 filmes que expandirão a sua consciência, e entre vários títulos está Interstellar. Quando eu vi este título nestas listas, fiquei até empolgado em ver o filme. Porém, quando nas mesmas listas eu vi títulos como "Rei Leão", "A Pequena Sereia", "Sete Anos no Tibet".(só faltou a Peppa Pig).. eu desisti da ideia - e parei de seguir estas páginas.

      Excluir
    2. Acredite ou não, eu ainda não assisti ao filme Interstellar. Em algumas páginas estérico-xamânicas do Instagram, com frequência aparecem listas de 20, 30, 40 ou 50 filmes que expandirão a sua consciência, e entre vários títulos está Interstellar. Quando eu vi este título nestas listas, fiquei até empolgado em ver o filme. Porém, quando nas mesmas listas eu vi títulos como "Rei Leão", "A Pequena Sereia", "Sete Anos no Tibet".(só faltou a Peppa Pig).. eu desisti da ideia - e parei de seguir estas páginas.
      (fui eu quem escreveu este comentário antes; só esqueci de me identificar)

      Excluir
    3. *digo : esotérico-xamânicas

      Excluir
    4. Pé de Ganso, no filme Interstellar os cientistas conseguem ser mais burros que no filme Não Olhe Para Cima, as cenas de ação são tão ridículas quanto as de Independence Day e a ficção é mais tosca que Moonfall Ameaça Lunar.

      Excluir