Mancha solar AR2297 produziu sua maior explosão até o momento

Ela foi direcionada à Terra?



A emergente mancha solar AR2297 entrou em erupção novamente, produzindo sua explosão mais forte até o momento: o alargamento atingiu a classe M9 no último dia 7 de Março, às 22h22 UTC. O Observatório Solar Dynamics da NASA capturou a extrema explosão em ultravioltea, confira:


A radiação dessa enorme explosão atingiu a Terra após alguns minutos, ionizando as camadas superiores da atmosfera no lado diurno do planeta. Isso causou um apagão de rádio HF ao longo do Oceano Pacífico. Marinheiros e navegantes que operam com frequências abaixo de 10 MHz perceberam problemas nos sinais de rádio, na região em vermelho do mapa.

blecaute de rádio
Mapa mostra as regiões que sofreram interferências na radio frequência no dia 7 de março de 2015,
devido a explosão solar ocorrida no mesmo dia. Créditos: NOAA / SWPC



Explosão solar seguida de EMC

Logo após a grande explosão solar, os coronógrafos SOHO registraram uma grande EMC (Ejeção de Massa Coronal) que provavelmente não atingirá a Terra em cheio, porém, um golpe de raspão não pode ser descartado para os próximos dias [acompanhe o monitoramento solar ao vivo].

explosão solar dia 7 de março de 2015
Ejeção de Massa Coronal do dia 07 de março de 2015. Créditos: SOHO / NASA / Lasco

Novas explosões solares podem estar a caminho [saiba a diferença entre explosão solar e ejeção de massa coronal]. A mancha solar AR2297 tem produzido explosões quase que diariamente, e não há motivos para esperar que elas cessem.

Meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 30% a 40% de tempestades geomagnéticas nas latitudes médias, e auroras polares devem ocorrer entre os dias 8 e 9 de março. Novas atualizações a qualquer momento.



Fonte: Spaceweather / NOAA / SWPC
Imagens: Helioviewer / NOAA / SOHO / Lasco / Spaceweather / NASA
09/03/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. O Brasil tem a dádiva de escapar de coisas deste tipo. Porém, infelizmente, a gente não escapa de sujeiras, poluições, podridões e todo o tipo de barbáries envolvendo política e dinheiro fácil. Isso é carma? Ou Deus poupa o Brasil pelo fato do pobre brasileiro ter somente a capacidade de importar da China, sem o direito de ter inteligência para produzir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim não é karma, o que condena o futuro do Brasil é a própria população que vota de acordo com o seu próprio bolso e não com o que é melhor para o país. Até esses dias estava tudo bem para a população, quanto a roubalheira governamental, visto que nem o mensalão foi suficiente para derrubar o Lula na reeleição e posteriormente eleger sua sucessora. Agora as pessoas já não estão mais feliz porque essa corrupção toda vai afetar seu próprio bolso. É deprimente essa particularidade moral e anti cívica do brasileiro.

      Excluir
  2. Aí está um dos sinais que concretizam a volta de Jesus. Ele ja se encontra nas nuvens, está muito perto. Entreguem suas vidas e o aceitem, pois ja não há mais tempo.

    ResponderExcluir