O asteroide 2012 TC4 está chegando muito perto da Terra!

asteroide 2012 TC4 passará proximo da Terra na quinta-feira
Nessa quinta-feria, uma rocha espacial passará 'raspando' na atmosfera da Terra!


No dia 15 de fevereiro de 2013, uma rocha espacial tirou a tranquilidade da região de Chelyabinsk, na Rússia. Sem aviso, ela explodiu na atmosfera sobre a cidade, gerando uma onda de choque que estilhaçou janelas, danificou edifícios e feriu mais de 1.000 pessoas.

Por ter se aproximado da Terra na mesma direção do Sol, não foi possível detectá-lo com antecedência, e até hoje caçadores de meteoritos encontram peças do "meteorito de Chelyabinsk", originários do asteroide que tinha cerca de 20 metros de diâmetro antes de explodir na atmosfera.

Chelyabinsk
Asteroide de Chelyabinsk sobre a cidade russa de mesmo nome.
Créditos: Cyberborean / divulgação

E agora, nessa quinta-feria, 12 de outubro, um asteroide parecido fará sua máxima aproximação com a Terra, mas diferente de Chelyabinsk, os astrônomos conhecem sua trajetória e qual caminho será traçado.



O asteroide, chamado 2012 TC4, tem cerca de 22 metros de diâmetro, e passará a apenas 43.500 km da Terra, o que equivale a apenas 1/8 da distância da Lua. A proximidade será tanta que a trajetória da rocha espacial será alterada pela gravidade da Terra.




"Conhecemos a órbita de 2012 TC4 o suficiente para estarmos absolutamente certos de que não atingirá a Terra", disse Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA. "Mas não sabemos seu caminho exato ainda."

animação do asteroide 2012 TC4

Para entender melhor sua trajetória, a NASA colocará seu projeto de Desefa Planetária em ação! Uma rede internacional de telescópios fará o monitoramento do asteroide 2012 TC4 durante sua máxima aproximação com a Terra, e assim, os astrônomos acreditam que terão uma excelente oportunidade de conhecer as propriedades físicas e orbitais da rocha espacial.



Apesar da passagem do asteroide 2012 TC4 ser muito próxima no dia 12 de outubro, seu tamanho é muito pequeno para observá-lo a olho nu. No entanto, astrônomos experientes, munidos de telescópios de pelo menos 200 mm de abertura, terão a chance de encontrar o asteroide que brilhará como uma estrela de 13ª magnitude. Ele passará pela constelação de Capricórnio e Sagitário.

Através de programas e aplicativos astronômicos, será possível encontrar o asteroide 2012 TC4 nos céus de sua cidade. Então se você tem um grande telescópio à disposição, fique atento(a) na noite de 12 de outubro!




De qualquer forma, teremos aqui uma transmissão ao vivo em nosso site, com imagens em tempo real que mostrarão o asteroide 2012 TC4 através de telescópios!

Asteroide 2012 TC4 - Mike Olason
Asteroide 2012 TC4 registrado por Mike Olason, no Colorado, EUA.
Créditos: Mike Olason / divulgação




Chame seus amigos e familiares e se preparem, pois uma aproximação como essa não acontece todos os dias...


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Cyberborean / NASA / Mike Olason / divulgação
10/10/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário