Tudo sobre o Eclipse Lunar Total com Lua Azul e Super Lua de 31 de janeiro de 2018

eclipse lunar total com Super Lua e Lua Azul - 31 de janeiro de 2018
A próxima vez que um Eclipse Lunar Total vai acontecer junto com a Lua Azul será em 2028


O primeiro Eclipse de 2018 será um Eclipse Lunar, que acontece no último dia do mês, em 31 de janeiro. Mas ele não será um eclipse qualquer. Estamos falando de um Eclipse Lunar Total que acontecerá junto com a Lua Azul - um fenômeno que não acontece há mais de 150 anos! E como se não bastasse, no mesmo dia acontece também a Super Lua - serão 3 eventos astronômicos envolvendo a Lua no mesmo dia - 31 de janeiro.



Por que acontece e como funciona um Eclipse Lunar?

Eclipses Lunares ocorrem quando a Terra passa exatamente entre o Sol e a Lua. Com isso, a Lua Cheia (iluminada pelo Sol) começa a entrar na sombra projetada pela Terra. O resultado é uma Lua escurecida por estar "escondida" na sombra do nosso planeta.

Os eclipses lunares não ocorrem com tanta frequência porque apesar da Lua completar uma volta ao redor da Terra periodicamente, ela precisa estar 100% alinhada com a Terra e o Sol, para que a sombra do nosso planeta seja projetada nela.


O Eclipse de 31 de janeiro será uma Lua de Sangue?

Lua de Sangue é o termo utilizado popularmente para descrever um Eclipse Lunar Total. Isso porque geralmente os eclipses lunares totais ganham mesmo um tom avermelhado. Mas você sabe como isso acontece?




A sombra de um objeto é composta por duas partes: a "umbra" (um núcleo mais escuro) e a "penumbra" (a parte externa da sombra que é menos escura).

Eclipse Lunar Total de 31 de janeiro de 2018
Gráfico mostra a posição da Lua com relação a sombra da Terra durante o Eclipse Lunar Total de 31 de janeiro de 2018.
Créditos: NASA         /         Tradução e adaptação: Richard Cardial

Quando a Lua passa pela parte externa da sombra, a penumbra, temos um eclipse lunar penumbral, que é quando a Lua ganha apenas uma tonalidade mais escura. Mas quando a Lua passa pela umbra, acontece o Eclipse Lunar Total - quando a Lua ganha ainda uma tonalidade avermelhada, e por isso é chamada de Lua de Sangue. Portanto, o Eclipse Lunar de 31 de janeiro também será uma "Lua de Sangue", mas isso se refere apenas a tonalidade que a Lua ganhará durante o eclipse.


Lua Azul de 31 de janeiro de 2018 - um evento raro

Lua Azul é o nome dado a segunda Lua Cheia que acontece no mesmo mês, um evento que não é tão comum. Mas se levarmos em conta que no dia 31 de janeiro, além da Lua Azul acontecerá também a Super Lua e um eclipse lunar, então fica claro que este é um evento raríssimo.

Eclipse Lunar Total - Lua de Sangue - 31 de janeiro de 2018
Foto mostra como é visto um Eclipse Lunar Total.
Créditos: divulgação

De acordo com os registros históricos, que levam em conta todos os eclipses ocorridos desde 1.500 a.C., publicado por Bao-Lin Liu e Alan D. Fiala, em 1922, vemos que a última vez que um Eclipse Lunar Total aconteceu junto com a Lua Azul foi a 152 anos atrás, em 31 de março de 1866.




A próxima vez que um Eclipse Lunar Total acontecerá junto com uma Lua Azul, será em 31 de dezembro de 2028, e depois disso, só em 31 de janeiro de 2037.

Outro evento astronômico que acontece no mesmo dia é a Super Lua - a terceira e última da série atual. Inclusive disponibilizamos um vídeo no nosso canal no YouTube onde falamos justamente sobre essa série de Super Luas.


O Eclipse Lunar de 31 de janeiro será visível do Brasil?

A região do Oceano Pacífico terá uma visão privilegiada do eclipse, que será visível da Ásia, Indonésia, Nova Zelândia, grande parte da Austrália, oeste do Canadá e Alasca. Outras regiões também terão a chance de observar parcialmente o eclipse lunar de 31 de janeiro, como a costa oeste dos EUA, parte da América Central, Oriente Médio, Índia, entre outros...

Visibilidade do Eclipse Lunar de 31 de janeiro 2018
Imagem superior mostra a face da Terra que estará virada para a Lua durante o Eclipse Lunar Total de 31 de janeiro de 2018.
Imagem inferior mostra o mapa de visibilidade do eclipse do dia 31 de janeiro, onde as partes claras
terão visibilidade total e parcial enquanto que a parte escura não poderá ver o eclipse.
Créditos: Wikimedia Commons / divulgação

Infelizmente no Brasil não será possível observar esse eclipse lunar, mas teremos transmissão ao vivo aqui em nosso site. Fiquem atentos!

Além disso, teremos outros grandes eventos astronômicos que poderão ser vistos do Brasil durante o ano, como mencionamos na nossa superlista dos eventos astronômicos mais esperados pra 2018.

E fiquem ligados! Falaremos mais sobre o Eclipse Lunar Total + Super Lua  + Lua Azul de dia 31 de janeiro de 2018 em novas matérias aqui em nosso site.




Lá no canal do site Galeria do Meteorito no YouTube, publicamos um vídeo com alguns fatos super interessantes sobre as Super Luas. Se você ainda não é inscrito(a) no nosso canal, não perca tempo e se inscreva já!




Imagens: (capa-divulgação) / NASA / Richard Cardial / divulgação / Wikimedia Commons
12/01/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário