Lua Azul e Lua de Sangue? Qual será a cor da Lua no dia 31 de janeiro?

Lua Azul e eclipse lunar - 31 de janeiro
Azul, vermelho, laranja... afinal de contas qual será a mudança na Lua no dia 31 de janeiro?


Na próxima quarta-feira, 31 de janeiro, teremos no céu uma Lua Azul. E muita gente vai olhar pra Lua e poderá ver uma tonalidade avermelhada. Mas não era pra ela ficar azulada??

Na verdade, Lua Azul é o nome dado a segunda Lua Cheia que ocorre no mesmo mês. Não tem nenhuma relação com sua cor. Nesse mesmo dia (31 de janeiro), a Lua também será eclipsada. Coincidentemente também acontece o fenômeno Super Lua. Sim serão 3 fenômenos envolvendo a Lua, tudo no mesmo dia!



De que cor a Lua vai ficar no dia 31 de janeiro?

"Durante um eclipse lunar, a maior parte da luz que ilumina a Lua passa pela estratosfera da Terra, quando ela se torna avermelhada por conta da dispersão", disse Richard Keen, cientista atmosférico da Universidade do Colorado, nos EUA. "Quando a estratosfera está carregada de poeira vulcânica, o eclipse deixa a Lua escura e não avermelhada como estamos acostumados."

Ainda de acordo com Richard Keen, isso já aconteceu anteriormente. A explosão catastrófica de Tambora, em 1815, por exemplo, transformou a Lua em um buraco escuro e sem estrelas no céu por dois eclipses seguidos.




Já faz alguns anos que o nosso planeta não passa por erupções vulcânicas realmente gigantescas. A última grande erupção vulcânica aconteceu em 1991, quando o vulcão Monte Pinatubo, nas Filipinas despertou de um sono de 500 anos, pulverizando dez bilhões de metros cúbicos de cinzas, rochas e detritos na atmosfera. As erupções recentes, no entanto, não conseguiram atingir a estratosfera. Para Richard Keen, isso significa uma coisa: que "esse eclipse lunar vai ser brilhante e bonito".

registros de atividade vulcanica
Registros de dois séculos de aerossóis vulcânicos na atmosfera da Terra.
Créditos: Richard Keen

Infelizmente o eclipse lunar de 31 de janeiro de 2018 não será visível do Brasil, apenas da Ásia, Austrália e parte da América do Norte.

Richard Keen e sua equipe estudam eclipses lunares para entender o volume e a interação das erupções vulcânicas com a atmosfera da Terra. Além disso, uma estratosfera clara, livre de cinzas vulcânicas contribuiu com o aumento de aproximadamente 0,2 graus no aquecimento da superfície terrestre desde a década de 1980.




A Terra passou por uma fase de mais de 100 anos de grandes erupções vulcânicas, que começaram com Krakatau em 1883 e terminou com Monte Pinatubo em 1991. "Desde então os eclipses lunares se tornaram relativamente brilhantes, e o eclipse de 31 de janeiro não será diferente". Segundo Richard keen, podemos esperar por uma "Lua laranja".


Que horas começa o eclipse do dia 31 de janeiro?

Quem estiver nos EUA, o melhor momento para observar o eclipse será antes do nascer do Sol. Os estados ocidentais serão favorecidos, onde o primeiro contato da Lua com a sombra da Terra deve acontecer por volta das 3h40 pelo horário do Pacífico. A totalidade começa às 4h50 da madrugada e terá duração de mais de uma hora.




E não percam! No dia 31 de janeiro teremos transmissões ao vivo com observação da Super Lua e também do Eclipse Lunar. No final da transmissão ao vivo faremos os sorteios dos livros. E você, já está participando? Corre que ainda dá tempo! [clique aqui para saber mais sobre o sorteio]

Agora nos resta cruzar os dedos e torcer para que o clima nos ajude. Bons céus a todos!


Imagens: (capa-ilustração/Richard Cardial) / Richard Keen / divulgação
26/01/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário