Stephen Hawking diz que sabe o que aconteceu antes do Big Bang

Stephen Hawking afirma saber o que existia antes do big bang
O famoso físico Stephen Hawking quebra o silêncio e arrisca por um fim numa das maiores dúvidas da humanidade...


Todo o Universo estava reunido em um ponto infinitamente pequeno e quente, até que BANG! - tudo explodiu e desde então o Universo vem se expandindo sem parar. Mas o que aconteceu antes disso?

O famoso físico Stephen Hawking tem uma resposta para o que existia antes do Big Bang, que ele deu durante uma entrevista com o cientista Neil deGrasse Tyson para seu programa chamado StarTalk, exibido no canal National Geographic.



A resposta de Hawking para a pergunta "O que havia antes do Big Bang?" baseia-se numa teoria conhecida como "no-boundary proposal" ou "proposta sem limites".

"A condição dessa teoria é que ela não tem limites", disse Hawking. Para entender melhor a teoria, imagine um controle universal no qual você pode voltar no tempo. Atualmente os cientistas sabem que o Universo está em constante expansão. À medida que você volta no tempo, você vê o Universo contraindo. Se voltarmos a cerca de 13,8 bilhões de anos, todo o Universo está do tamanho de um único átomo.

explosão - big bang
Créditos: divulgação

Esse pequeno ponto subatômico é conhecido como singularidade. Dentro deste ponto extremamente pequeno e massivamente denso e quente, cheio de energia, as leis da física e do tempo que conhecemos deixam de funcionar. Portanto, o tempo que conhecemos literalmente não existia antes da expansão do Universo. É como se a flecha do tempo encolhesse infinitamente à medida que voltamos até o Big Bang, ficando cada vez menor mas nunca alcançando um ponto de partida claro.




Hawking disse ainda que antes do Big Bang, o tempo estava dobrado, e que não podemos dizer que não havia nada de fato. "Nunca houve um Big Bang que produzisse algo a partir do nada. Isso só pareceu assim do ponto de vista da humanidade."

"Os eventos antes do Big Bang simplesmente não estão definidos, porque não há como medir o que aconteceu com eles. Como os eventos antes do Big Bang não têm conseqüências observacionais, ou seja, não conseguimos enxergá-los, podemos cortá-los da teoria, e dizer simplesmente que o tempo começou no Big Bang."




Sim, parece que a resposta de Hawking para a pergunta "O que havia antes do Big Bang?" abriu ainda mais possibilidades e dúvidas...

Existe ainda uma teoria muito bem aceita no meio científico que diz que o Big Bang pode ter sido o fim de um outro Universo. De acordo com o renomado físico Roger Penrose, da Universidade de Oxford, a teoria do Universo Cíclico possui evidências que fazem muito mais sentido. É como se todo o Universo funcionasse como as batidas de um coração, ou seja, ele se expande (condição atual), depois se encolhe à medida que mais e mais buracos negros vão se aglomerando, até chegar num pequeno ponto e novamente explodir repetindo o ciclo.




E você, o que acha? Qual teoria faz mais sentido na sua opinião?


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
05/03/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. sacanagem
    só pq ele é velho inventam essas noticias

    ResponderExcluir
  2. Acho q era melhor ter ido ver o Pelé!!!!

    ResponderExcluir
  3. Triste do espírito que não acredita em Deus ( Ayrton Senna )

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Wow !!! Essa teoria do Roger Penrose eu cheguei exatamente neste mesmo pensamento alguns meses atrás.Como se o Big Bang fosse uma batida do coração de Deus e nunca teve um início e nunca terá um fim da mesma maneira que nossos espíritos que não morrem nunca,apenas nossos corpos físicos.Seria uma sintonia de pensamento duas pessoas pensarem exatamente a mesma coisa(por que não exatamente no mesmo tempo).Eu não havia comentado isso para não passar por ridículo,guardei para mim mesmo.Mas agora vejo que não é só eu que penso assim ! Uma questão de ponto de vista.Legal !

    ResponderExcluir
  6. O mais estranho é que todas as teorias tem como fundamento a existência de toda a matéria a partir no nada.O problema é que a nossa mente humana não consegue entender a existência do nada,uma vês que o nada não existe por que não é nada.Complicado mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Acredito sim no Big Bang mas augo inteligente fez com que aconteceu.

    ResponderExcluir
  8. Melhor era na minha época, aja vista que deu até vontade de voltar no tempo.

    ResponderExcluir