Mancha solar responsável por intensas tempestades está voltando

Ela está resistindo há muito tempo...

Embora o lado do Sol voltado para a Terra está salpicado de manchas, a verdadeira ação está em outro lugar.

Nos últimos dias, a maior parte da atividade solar tem vindo de um local escondido, que está prestes a se mostrar... mais uma vez.

Uma antiga e muito potente mancha solar, nomeada AR 1944 já deu o que falar no início de 2014, gerando intensas erupções solares. Ela resistiu, e completou uma nova revolução ao redor do Sol. Assim que ela ressurgiu no começo de fevereiro, recebeu uma nova designação: AR 1967, e sua atividade foi ainda mais intensa, pois quando ela estava 'apontada' diretamente para a Terra, mais uma vez ela nos presentou com uma gigantesca Ejeção de Massa Coronal (EMC).


Mas o que deixou os cientistas perplexos é o fato de que a mesma mancha solar conseguiu a rara façanha de completar uma terceira revolução, e já está 'nascendo' no limbo solar leste, após um trânsito de duas semanas ao redor do lado oculto do Sol. Dentro de aproximadamente 48 horas, a mancha que já foi designada como AR 1944 e AR 1967 deverá receber um novo nome. A mancha que já é bastante conhecida pelos cientistas e astrônomos é visível na região circulada na imagem baixo.

Fevereiro de 2014   /   Créditos: NASA / SDO

Manchas solares raramente duram mais do que duas ou três semanas. Essa já está durando dois ou três meses. É surpreendente!


Uma 'leve' calma

O vento solar em torno da Terra é tempestuoso e instável, provavelmente um efeito colateral após várias EMCs menores que atingiram o nosso planeta ao longo da última semana. Por conta disso, auroras intermitentes estão sendo desencadeadas em torno dos pólos, mas não há registros de tempestades geomagnéticas generalizadas. A previsão para tempestades geomagnéticas severas para as próximas 24-48 horas é de 01% em latitudes médias e 20% em latitudes altas.


Fonte: Spaceweather
24/02/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário