A intrigante atmosfera de Titã: conheça um pouco sobre suas incríveis descobertas

A sonda Huygens sobreviveu apenas uma hora na atmosfera de Titã, mas foi suficiente para deixar os cientistas ocupados (e intrigados) até hoje...

No dia 14 de janeiro de 2005 a sonda Huygens desceu na atmosfera de Titã, lua de Saturno. Seu objetivo era entender sua química, se seria ou não semelhante a que temos aqui na Terra. Para a surpresa de todos, a sonda Huygens sobreviveu por apenas uma hora nas dependências da lua de Saturno, o que intrigou cientistas de todo mundo.

Apesar de Huygens ter "morrido" há muito tempo, ela conseguiu enviar algumas imagens de sua descida, que são estudadas até hoje pelos cientistas, afinal, são as únicas que mostram Titã a partir de um ponto de vista amigável, dando a sensação que teríamos se estivéssemos lá...




Por outro lado, a sonda Cassini (companheira de Huygens) ainda está viva, e frequentemente faz sobrevôos em Titã para entender um pouco mais sobre esse misterioso mundo.

Paisagem de Titã registrada pela sonda Huygens. Créditos: ESA / NASA / JPL / René Pascal

Diferentes instrumentos da sonda Cassini conseguiram obter algumas informações úteis sobre a densidade de sua atmosfera, seus mares, etc...

Quando a sonda Huygens lançou seus paraquedas e começou sua descida na atmosfera de Titã, os cientistas perceberam que muitos dos aspectos observados por Huygens também foram registrados em um sobrevôo feito anteriormente pela sonda Voyager 2, de acordo com uma apresentação de 2006 sobre os resultados de Huygens.



Cassini também fez suas próprias descobertas atmosféricas, como a névoa de Titã que age como uma camada de ozônio, ou os reflexos de luz fora de Saturno que podem alterar as correntes atmosféricas da lua. A sonda Cassini descobriu ainda algumas evidências que apontam que a atmosfera de Titã pode ser mais antiga do que o planeta Saturno, ou seja, apesar de nunca ter "descido de paraquedas" na lua, Cassini pode se gabar de suas descobertas na intrigante lua Titã.

Paisagem de Titã registrada durante a descida da sonda Huygens.
Créditos: NASA / JPL

A até mesmo daqui da Terra conseguimos coletar informações valiosas sobre Titã, como o telescópio ALMA por exemplo, que encontrou uma distribuição incomum de materiais orgânicos em sua atmosfera...

Juntamente com Europa (lua de Júpiter), Titã é um dos mundos mais intrigantes do Sistema Solar. E quem sabe, seja um dos locais que a vida pode prosperar?




Se os avanços continuarem como estão, em um futuro não tão distante poderemos ter uma resposta pra essa grande pergunta...

Fonte: Universetoday / NASA
Imagens: (capa-ilustração/Kingfisher/Mark Garlick) / NASA / ESA / JPL
05/12/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

52 comentários:

  1. ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★
    ★★★★★TITÃ ★★★★★

    ResponderExcluir
  2. Falou falou falou e não disse nada '-'

    ResponderExcluir
  3. Eu ja acreditei em vida alienigina até mesmo em titã mais hoje acho que não existe caso digam um dia que existiu havera uma farça até maior do que a da ida a lua Além de eu também crer que algo de mentiroso estar escondido por trás da falsa existência existência dos dinossauros .


    A falsa ciência gera Ateus. A verdadeira ciência leva os homens a se curvarem diante de JEOVA♥.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara voce tem muitos problemas

      Excluir
    2. ↓ Pra vcs ↓

      http://www.satirinhas.com/wp-content/uploads/2012/07/cala-a-boca.jpg

      Excluir
    3. bem vc é totalmente pretensioso em achar que nos humanos somos uma criação divina que se sobrepõem acima de qualquer vida no universo .
      posso te afirmar com mais de 100% de certeza que somos apenas um instrumento de uma vida inteligente qual denominamos de "natureza terrestre " que nos manipula para que ela possa existir e sobreviver a qualquer impacto em qualquer tempo e espaço , não somos seres inteligentes que controla a vida no universo exemplo claro disso é que a natureza nos fez tão perfeitos aponto de destruir e coletar informações no processo para reconstruir e superar suas falhas para um aperfeiçoamento da matéria orgânica com o proposito de diversificar qualquer espécie em qualquer habitat do universo , mas somos controlados como qualquer coisa que a mão e mente humana possa criar pois somos uma ferramenta , quer saber como sei disso ?
      PARE POR UM MOMENTO DE SE VER COMO UM SER , E OLHE O QUADRO TODO A SUA VOLTA E SE COLOQUE COMO MAIS UMA ESPÉCIE DESSA ARTE
      DEPOIS ENTENDA QUE NÃO EXITE CERTO OU ERRADO MAL OU BEM
      ENTÃO VAI VER POR UMA PERSPECTIVA TOTALMENTE DIFERENTE SOBRE TUDO QUE ACREDITA pois as informações que tem na mente não passa de codigos de ações como no DOS de um PC e que existem travas e protocolos para que vc eu e todos fiquem presos ao sistema e façamos com que as engrenagens girem , " mantendo assim a entidade mais inteligente e antiga do universo existindo qual damos o nome de 'NATUREZA' .

      Excluir
    4. Você é testemunha de Jeová. Então, nem vou argumentar ou tentar provar que seu discurso é falho. Você venceu a discussão pela sua ignorância. Parabéns!

      Excluir


    5. TEMA DO SITE:
      ⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩⇩

      A.S.T.R O.N.O.M.I A

      Excluir
    6. EI FERA! ta ligado q tu é apenas um amontoado de proteína né?

      Excluir
    7. Maiko, você acha que Deus se resume apenas a um ser que comanda a vida na terra? Acha mesmo que no universo inteiro só no nosso planeta de tamanho insignificante pode haver vida? Saiba que está sendo mais ateu do que qualquer outro, com todo respeito aos ateus, pois somos livres pra decidir em que acreditar. O universo é fonte de vida e Deus é infinitamente maior do que nossa capacidade de avaliação. A vida é a maior expressão da existência de Deus e se você não acredita é só mais um elemento carbono, incrédulo e guiado por pessoas que se julgam sábias mas que deixam o semelhante morrer sem uma transfusão, isso eu não entendo, nem quero. Você está bem longe do criador amigo e se isso é um julgamento acabei de percar. Só acho que a escolha entre viver e morrer não pertence ao homem, esse é o julgamento que só cabe a Deus.

      Excluir
  4. ...vc não acredita em "ET" mas acredita em um amigo imaginário???? Putz tem que ter MUITA fé mesmo!!! Hahaha

    Obs: A mesma ciência que "levam os homens a se curvarem diante de Jeová" te salva com investimento em pesquisa, e te mantém vivo. Enfim....são tantas coisas...só não pare de se questionar...afinal se o salário pago pelo pecado é a morte pq seriamos julgados?!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Amigo imaginário, matou no ninho.

      Excluir
    2. iraja cabral
      amigo imaginario muito engraçado né? Mais lembre se que Ninguém pediu sua OPINIÃO procure anotar num papel como lembrete para opiniar apenas onde for chamado é uma questão de bons habitos!!!

      Excluir
    3. Essas pessoas que falam que Deus é um amiguinho imaginário só irão dizer que ele é verdadeiro quando um assaltante pegar a família deles e colocar o revólver na cabeça dos que eles mais amam ai eles vão clamar pelo nome Dele, pois são um bando de Ingratos e Idiotas Hipócritas.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Leandro Santos

      Com toda sinceridade, eu não gostaria de entrar nesse assunto novamente, mas seu post é digno de resposta, e espero que seja uma resposta a sua altura.

      1º lugar: Seja sincero com vc e pergunte:

      Eu sirvo e acredito no meu amigo imaginário por Amor ou por MEDO? Pois pelo que compreendi a sua resposta está relacionada as questões de troca. Eu lhe sirvo eu não vou morrer. Agora...vou bem detalhadamente para ficar bem claro. Vc já pensou na possibilidade de relacionar condições culturais, educacionais, e ambientais (no sentido de conviver em um AMBIENTE familiar por exemplo..onde se manifesta as atitudes dos pais nos filhos - reflexos inconscientes...) sobre a atitude do assaltante que possa pegar minha familia de refém e no momento colocar revólver na cabeça de quem eu amo.... (com coisa que nenhum servo de Deus morre...mas foi o propósito dele...) será que ele nasceu assaltante? ou a escolha e as circunstâncias que o levaram a praticar este ato, será que Deus permitiu que ELE tivesse essa atitude SÓ para me castigar? será que esse foi o destino dessa pessoa se tornar assaltante ou ele foi direcionado por Deus SÓ para me castigar? Aliás destino? qual é a função do livre arbitrío então né?! seria apenas comparada a uma marionete afinal eu "não tenho escolha" estou inserida em um BBB da vida real.... Será que o seu amigo imaginário é tão amoroso que permite filhas tenham relações sexuais com seu pai (no caso de Ló e suas filhas? lembra dos relato...ainda não quero entrar nesse aspecto pois quero ir bem detalhadamente para ver se no minímo vc consiga usar seu discernimento racional....quero mostrar algo mais concreto à vc...)

      Pois bem continuando....quando vc diz: "...ai eles vão clamar pelo nome Dele..." eu trabalho em um hospital, e vejo todos os dias pessoas CLAMANDO para viver, vejo pessoas se definhando nos corredores com doenças que eles não queriam ter, mas se for pensar como vc pensa: Deus mandou eles sofrerem!, Deus não ouve e nem senti a dor, só Deus quis... Deus permite pq tem propósito ...o de deixá-lo na míngua pq ele está pagando (ele é um Deus justo....afinal já estamos condenados pois já herdamos o pecado...) olha Leandro é tanta coisa que gostaria conversar com vc, ter uma discussão e não para debate pois não há vencedor, mas uma conversa construtiva sim as duas partes saem ganhadoras de conhecimento, e abertura de horizontes.

      Espero que vc tenha compreendido meu ponto de vista e um pouco do que por que eu tenho essa opinião construida ao longo de um tempo por questinamentos....por deixar meu orgulho de lado, ouvi e raciocinar sobre as opiniões diferentes da minha.

      Desde já gostaria de encerrar esse assunto pois como eu disse não existe vencedor e outra coisa... estamos em um site de Astronomia, o meu erro foi de tentar abrir horizontes....enfim vamos conversar sobre astronomia que não é tão inigmático quanto amigos imaginários.

      Excluir
  5. Esse site não deveria ser sobre astronomia? Será que até mesmo aqui teremos exemplos de fundamentalismo religioso? Quem não estiver satisfeito com o conteúdo aqui exibido, é só procurar um site que fale sobre religião.É uma questão de lógica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK Renato da cunha Nunes não irei mais fazer outros comentsrios contendo religião.

      “Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.”Mateus 10:33

      Excluir
    2. Cara ninguém ta negando Deus, a gente ta é negando você! Vai pra puta que o pariu.

      Excluir
    3. "tudo que me desejar de negativo,baterá no peito e voltará para vc em forma de amor e paz"

      Excluir
    4. Ah... maiko e seu amor "cristão" ao próximo!!!

      Excluir
    5. Estamos convencidos de que o pior mal, tanto para a humanidade quanto para a verdade e o progresso, é a Igreja. Poderia ser de outra forma? Pois não cabe à Igreja a tarefa de perverter as gerações mais novas e especialmente as mulheres? Não é ela que, através de seus dogmas, suas mentiras, sua estupidez e sua ignomínia tenta destruir o pensamento lógico e a ciência? Não é ela que ameaça a dignidade do homem, pervertendo suas idéias sobre o que é bom e o que é justo? Não é ela que transforma os vivos em cadáveres, despreza a liberdade e prega a eterna escravidão das massas em benefício dos tiranos e dos exploradores? Não é essa mesma Igreja implacável que procura perpetuar o reino das sombras, da ignorância, da pobreza e do crime? Se não quisermos que o progresso seja, em nosso século, um sonho mentiroso, devemos acabar com a Igreja.
      Bakunin

      Excluir
  6. poste fraco, não explica oque intriga os cientistas, e o mais importante não fala porque ou oque causou a "morte" da sonda Huygens

    ResponderExcluir
  7. amigo imaginario Patika ? Jeova? eu sinto a presença dele em todo lugar isso chama-se FÉ.

    ResponderExcluir
  8. Maiko não sei oq vc faz nesta pagina
    se não pode aceitar a Ciência e oq ela te proporciona(conhecimento e desenvolvimento)
    Por que buscas saber sobre o Cosmos e o Universo

    ResponderExcluir
  9. gosto de astronomia e o site é sobre isso por isso to aqui só por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiko... siga seus próprios conselhos.... Astronomia é coisa do Diabo, é conhecimento profano, então vai falar de Deus em um site que fale de fé e deixe nós pobres pecadores conversarmos entre nós!

      Excluir
  10. pq agente nn deixa planetas desconhecidos em paz e só cuidamos do nosso que ta muito ruim pq de repente a vida em um planeta e eles nn foram amigáveis e agente vai se fode e depois fala q nn tem sorte

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, queria agradecer a participação de todos, mas queria também pedir um favor: vamos respeitar as regras que podem ser lidas nos Termos de Uso do site, e não comentar sobre religião, afinal de contas, este é um site de Astronomia. Não importa se você é ateu, cristão, budista, ou se segue qualquer outra religião... ou se não segue religião nenhuma... aqui devemos debater sobre assuntos relacionados ao site, a fim de mantermos um bom conteúdo e um bom nível agradável à todos! E acima de tudo, vamos respeitar as diferenças! Agradecemos desde já a compreensão e a ajuda de todos! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. A pessoa diz que os dinossauros são uma farsa, hhahahahaha
    Tinha que ser religioso mesmo, esses pensamentos totalmente alienado e burro só pode vir deles mesmo.
    Acho que onde tem farsa mesmo são nas religiões, onde matam e roubam usando o nome de um ser invisivel.

    ResponderExcluir
  14. maiko ninguém aqui pediu sua opinião estupida tbm!!!fica na sua ai o lixo!!!soh escreveu merda aqui ateh agora!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " Felipe Alves "

      Repare bem A onde abre aspas e fecha aspas esta o lixo isso é fato !

      Pediram minha opinião lê ai nos comentários Patika me fez uma pergunta que foi respondida de acordo com minha opinião me desculpe se quem ta sobrando aqui é vc !
      Pare de sentir as dores dos outros seu comentário foi com base de outros comentarios no qual vc pode ser apelidado de maria vai com as outras .

      Excluir
    2. Maiko dos Santos

      Eu li e respeitei sua opinião, peço desculpas se causei transtornos, mas como eu escrevi em outro post o interessante não é achar quem está certo ou errado, mad sim agregar as opiniões construtivas SEM ofensas, visto que quando te questionei sobre "se o salário pago pelo pecado é morte, pq seriamos julgados?" Vc me respondeu sem me ofender. Vc apenas manifestou o que vc acredita e pronto, em momento algum me senti ofendida com a SUA opinião, eu vejo agora, que quando as pessoas não possuem argumentos satisfatórios para defender (discutir de forma coerente e embasada) apela para a apelação emocional remetendo a agressividade. Um belo exemplos que EU acho bem adequado exemplificar são as igrejas que não sabem o quê ensinar passar maior tempo nos culto: cantando (se for analisar a forma de repetição é uma forma condicionada de manter as "sinapses" mais fortalecidas....assim que as musicas do gênero funk e sertanejo fazem sucesso, o refrão se fortifica por si só, o condicionando....) enfim....não quero mais dá margens para debates ofensivos. Agradeço e respeito sua opinião mesmo pq sem opiniões diferentes não existe crescimento, não existe abertura de "horizontes", mais uma vez reconheço que estamos em um página sobre Astronomia, peço desculpas por prorrogar esse assunto. Sem mais.

      Excluir
    3. Maiko dos Santos

      ...só add ao meu comentário...eu conheço sobre as Tjs, assim como outras (foi o que disse para argumentar é preciso ter base para falar) e sei que nas Testemunhas de Jeová eles não cantam a reunião inteira, são 3 cânticos, eles estudam para provar na Biblia do morador o que vcs creem. Eu o respeito assim como qq doutrina, afinal conhecimento nunca é d+.

      Acho curioso o tema astronomia, é fantástico e intrigante, impossível não existir teorias para origem do universo, vc acredita que já tentei formular a minha teoria? Mas qd cheguei no ponto que envolve a origem da energia, entrei em colapso, mas enfim são só teorias de uma curiosa.

      Excluir
  15. Vai todo mundo morrer... Vai todo mundo pro inferno ,nao wxiste salvação , queima no mármore do inferno, Satã vai te pegar... Queima queima queimaaaaaa

    ResponderExcluir
  16. Eu só acho q o pessoal deveria respeitar oque cada um pensa.
    se acredita em Deus, ok! se nao acredita, ok tmb!
    Respeito, não interessa Cultura,fe ou no oq acredita!
    Feliz ano novo ae!

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre acreditei em vidas extraterrestres mais estou mudando de opinião, não tem nada concreto só suposições

    ResponderExcluir
  18. É claro que tem vida lá, pelas fotos dá pra ver as vegetações verdinhas, e onde tem mato tem bicho. vai me dizer q ninguém percebeu isso?...

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Uma dúvida...
    O narrador disse que os pontos claros nos topos são formações de gelo.
    Esse gelo seria H2O ou ora composição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível! Com temperaturas tão negativa e pressão atmosférica mais elevada do que a terrestre a água se comportaria como pedra, sólida, insolúvel e "sem suar", algo conhecido como gelo VII. Na Terra a pressão da água sobre o fundo oceânico reorganiza os átomos de H²O de tal modo que água apesenta-se impermeável e tão duro quanto o sal de rocha ou cristal. Também é possível que seja outros compostos de metano sólidos/semi-sólidos ou a mistura de gelo VII e compostos de metano. Imagine um mundo com uma superfície de gelo e alguns compostos orgânicos, logos e "um pequeno mar" todos de metano e ao horizonte ventos trazendo uma tempestade de metano ao gotejar sobre a superfície gélida de gelo VII. Coso interesse, sugiro o documentário no link: https://www.youtube.com/watch?v=MQe6wAH_5Rk. Só que é em espanhol amigo, porém, muito bom!

      Excluir
  21. Tenho fortíssimas dúvidas se em Titã há alguma forma de vida. Nossa concepção de biologia me faz pensar que não, mas, as reações químicas nessa lua são surpreendentes que creio se encontramos algo biologicamente - ao mesmo um tipo bacteriano - nos lagos de metano não seriamos "tão surpreendidos"... Apesar de apostar mais na possibilidade de vida em Encélado, Europa e talvez Marte, ter ou ter vida em Titã, para mim, é uma questão tão intrigante e filosófica, que caso confirmada a existência quebraria muitos paradigmas sobre o entendimento do que seja a vida e possibilitaria enxergamos vida onde julgávamos estar morto. Porém, não sabemos cientificamente e nem filosoficamente o que seja a vida ou estar morto, só conhecemos o que é vivo e o que morto no que diz respeito a nossa compreensão biológica de vida, tirando essa conspeção, se eu estiver certo talvez já passando por "cima da vida" e não a conhecemos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na real... só conhecemos a vida que existe na Terra. Portanto, é impossível prever quais seriam as condições minimas necessárias para a vida surgir, em qualquer lugar que seja. Por isso, os cientistas não descartam nem Titã, por mais maluco que isso seja.
      Espero ansiosamente pelo dia que encontrarem vida em outro lugar fora da Terra. Mesmo que seja microbiana. Gostaria de saber se a estrutura de DNA de um organismo extra-terrestre segue o padrão da Terra, ou se é algo completamente novo.

      Excluir
  22. E pensar que a ciência é um mecanismo usado pelo bem da humanidade... Humanidade a qual discute sobre Deus existir ou não... A própria ciência já provou que realmente exisTIU um criador, mas não provou a existência dEle nos dias de hoje... Eu tenho fé e acredito tanto na existência de um Deus que zela por mim, quanto na ciência que estuda a natureza de todas as coisas e tenta aproveitar o máximo pelo bem e evolução da humanidade.
    Querem saber? Absorvam mais informação QUE SOME e traga CONHECIMENTO e deixem de questionar a opinião do próximo... Passe adiante aquilo que VOCÊ REALMENTE SABE, sem desvalorizar o que o outro está pondo diante de ti... Afinal, LIVRE ARBÍTRIO está aí pra nos dar o direito de escolha...

    Boa noite e boa absorção de informações pra todos.

    ResponderExcluir