NASA quer criar cidade flutuante para humanos em Vênus

colônia nas nuvens de vênus
Pode até parecer estória de filme de Hollywood, mas não é...


Todos nós já sabemos (há muito tempo) que a exploração de Vênus é muito complicada, e por isso todos os esforços são direcionados ao planeta Marte. Mas mesmo assim, os planos de uma criar uma colônia flutuante em Vênus são reais, e a NASA propôs uma nova idéia para visitar o vizinho mais próximo da Terra. Trata-se de uma espécie de nave espacial enorme, que mais parece uma cidade, que flutuaria sobre as nuvens venusianas. Parece coisa de filme... mas não é.

Vênus é, de fato, mais próximo da Terra do que Marte, e sua distância varia entre 38 milhões e 261 milhões de km, enquanto que para chegar no Planeta Vermelho são necessários 56 ou 401 milhões de km. Além disso, o raio de Vênus, que é de 6.052 km é bem parecido com o da Terra, que tem 6.371 km.




Apesar dessas semelhanças, Vênus não tem mais nada a ver com o nosso planeta. Até hoje, nenhuma sonda feita por nós conseguiu passar mais de 2 horas em sua superfície, pois sua pressão atmosférica é incrivelmente esmagadora, sendo 92 vezes maior do que a pressão da Terra. A temperatura média em Vênus também não é pra brincadeiras: 462°C é apenas a média em sua superfície, além de suas intensas atividades vulcânicas. Sua atmosfera (pra piorar a situação) é composta de gás carbônico com pouco hidrogênio, e suas nuvens são compostas de ácido sulfúrico.

colônia em Venus
Ilustração mostra cidade flutuante em Vênus.
Créditos: Mary Su / edição: Richard Cardial

Mas se Vênus é praticamente uma versão real do inferno, por que a NASA o colocaria em seus planos? E pra piorar, por que pensar em colonizar um planeta como esse?




A NASA está disposta a aceitar todos os desafios envolvidos nessa difícil exploração, mas a agência espacial mais forte do mundo planeja se estabelecer a cerca de 50 km acima do solo de Vênus, pois a essa altitude, as condições (pressão, gravidade, etc...) são bastante similares às da Terra, o que facilitaria (e muito) a estadia de nós, seres-humanos. A temperatura chega a 75°C, o que não é confortável, mas é exequível. A gravidade é inferior à nossa, mas é boa o suficiente para reduzir os efeitos da gravidade zero no organismo. Além disso, a proteção atmosférica da radiação solar seria praticamente a mesma da Terra.


Mas como seria essa colônia em Vênus?

A idéia de criar uma colônia flutuante em Vênus já vem sendo idealizada desde 1970, pelos russos, pois apesar de ser um planeta com uma superfície nada amigável, as regiões próximas de suas nuvens fornecem um ambiente bastante estável e surpreendentemente habitável.

projeto da Russia para colonizar planeta
Projeto russo de colônia em Vênus, proposto em 1970.
Créditos: Science Popular Illustrations.ru
Clique na imagem para ampliar

As cidades flutuantes teriam posições fixas, e seriam como dirigíveis de aproximadamente 130 metros de comprimento, inflados com hélio, acompanhados de um dirigível menor e robótico, de 31 metros. Quanto a energia, seria possível captá-la com cerca de mil metros quadrados de painéis solares instalados nos dirigíveis, já que o planeta está bem próximo do astro.




O design ainda está sendo desenvolvido a partir de tecnologias novas, no entanto, ainda deve levar uma década para ser finalizado.

Segundo a NASA, para que essa colônia saia do papel e se torne realidade, deveríamos primeiramente enviar uma sonda robótica para realizar investigações preliminares em sua atmosfera, e em seguida, enviar uma missão tripulada pra passar 30 dias flutuando nas nuvens venusianas. Após isso, uma equipe de dois astronautas passaria um ano em Vênus, e finalmente, seriam enviados civis para viver nas colônias flutuantes. Bem, vamos torcer pra que tudo dê certo!



Imagens: (capa-ilustração) / Mary su / Richard Cardial / Science Popular Illustrations. ru
08/01/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 comentários:

  1. Ahhh tá... Atenção: Probleminhas no terceiro planeta: 6 nações em pé de guerra, destino ainda incorreto ao descarte do lixo humano produzido por 6 bilhões de pessoas sendo 2kg cada um, efeito estufa, florestas em rumo de desmatamento até a última árvore, desertificações, água potável sendo desperdiçada aos milhões de litros POR DIA, degelo dos pólos, elevação do nível do mar, 3 bilhões em estado de pobreza, superfaturamento nas mãos de 500 mil, corrupção, violência, degradação da qualidade da educação, ahh tá.
    Vamos decorar os planetas versão 2.0:

    Mercúrio, Paraíso, Destroços, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. Há uma nave chegando a Plutão: É a Receita Fede... ops.... New Horizons.
    Este dindin pra cidade flutuante venusiana dá pra melhorar a vida aqui, agora?
    Seremos astronautas NO PRÓPRIO PLANETA em que nascemos se as coisas continuarem neste pé.
    Esqueçam outros mundos. Este aqui grita SOCORRROOOOOOO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apesar de tudo isso cientistas continuam explorando o espaço.. e projetos futuros são bem vindos.. com ou sem a NASA infelizmente os problemas aqui continuarão os mesmos.. pois a capacidade do ser humano de gerar problemas, em média, é muito maior do que a de resolvê-los.. e isto em nível coletivo e particular..

      Excluir
    2. Os cientistas sabem que o Planeta terra não tem mais jeito, então #Partiu explorar outro e recomeçar do zero.

      Excluir
    3. Você tem razão mas eu acho que são só os norte americanos a patrocinar todas as missões da nasa. Espero não estar a dizer asneira.
      Isso é um problema global em que todos os governos deviam ter a sensibilidade para tentar ajudar.
      Estas missões são necessárias! A nossa evolução, na minha opinião, passa muito pela exploração espacial.

      Excluir
    4. Touche!
      Simples Assim.. . estamos fuddd...

      Excluir
  2. Pessoal, mas e os ventos? E, além disso, quais seriam os benefícios de uma colônia desse estilo?

    Me parece que isso é tipo: "Vamos fazer porque é massa!" auhauahu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que as pessoas menos bem $ucedida$ serão enviadas para viver nesses infernos, e "riqueza" ficará com a terra só para ela.

      Excluir
    2. Penso que as pessoas menos bem $ucedida$ serão enviadas para viver nesses infernos, e "riqueza" ficará com a terra só para ela.

      Excluir
  3. pq que em vez de criar uma cidade em outro planeta eles não bolam uma ideia para acabar com o desmatamento, um projeto para eliminar o lixo aqui na terra produzido pelos humanos e assim acabaria purificando a nossa atmosfera e não precisaríamos de "nos mudar" para outros planetas? sim é uma pesquisa muito interessante em colonizar os nossos vizinhos mais além de interessante é um pouco desnecessário.
    se eles querem impressionar nós os habitantes da terra com esses projetos, que a principio parecem ficção científica, poderiam planejar um projeto de colher todo o lixo da terra produzido por nós triturar para comprimir o volume e ir o mais próximo do sol e lançar o lixo comprimido contra o sol fazendo com que esse lixo em questão de segundos se tornassem nada pois com o calor altíssimo do sol esse lixo seria eliminado... isso sim é uma ficção científica que se realmente acontecesse o planeta terra agradeceria e muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao acredito q li essa asneira

      Excluir
    2. Entendo. Mais é o fascinação pelas estrelas que impulsionou grandes homens, duranta toda a história da humanidade. inclusive o dispositivo que vc esta usando para digitar aqui é fruto da ciência. E quando o sol morrer e se transformar em uma gigante vermelha, não adiantará cuidar do planeta Terra. A única solução é ir para outros mundos. Por isso a importância, de se investir em mais tecnologia. Para o futuro da Humanidade. Só pra ter uma ideia a câmera no seu celular, é fruto da ciência e Astronomia. Sem o estudo do céus não teríamos nem agricultura. Moraríamos em cavernas ainda. rs

      Excluir
    3. muita gente diz que devemos desistir da Colonização o Problema é que mais cedo ou mais tarde a população da Terra vai cresce tanto que não vai ter outra opção senão a Colonização, sim devemos resolver o problemas das terra sim ela sempre foi e sempre será importante pra nós mas evoluimos e não ficamos para Traz

      Excluir
  4. Custo estimado : todo o dinheiro do mundo, e mais 4 reais....

    ResponderExcluir
  5. Devemos sim colonizar planetas ou cria megas estruturas no própio espaço, sim devemos resolver os problemas da terra, des dos inicios dos tempos nós humanos vem disputando território por meios de conflitos, as guerras , temos tedência a isso, a guerra pode até ter seu lado bom, o sujemento de novas tecnologias ,querendo ou não muitaa delas vem da guerra mas agora devemos nos unir como espécie e diminui cada vez mais o numero de guerras,coisa dificil mas não impossivel assim seremos mais forte,o resto dos problemas dá para resolver com o capital,Unidos somos mais forte e espalharemos a civilozação além das fronteiras do universo...BlZ

    ResponderExcluir
  6. Boa idéia,só quero saber se o corpo humano suporta tal ato e tal calor.

    ResponderExcluir
  7. Se querem Tanto Fazer Isso Por Que Não em Marte Do Que Venus Pelo Menos La Tem Água e melhor Do Que Vênus Não Concorda ????

    ResponderExcluir
  8. deixam eles ir quem é ignorante como eles vão morrer com 100% da radiação queimando seus rosto e peles

    ResponderExcluir
  9. Larva quente têm radiação, eles acham que todo componente que têm na terra é igual ao que têm lá fora. mais não é verdade a matéria é diferente por conta da proposição química

    ResponderExcluir
  10. Seria mais fácil fazer isso aqui na Terra! Assim resolveria o problema da superpopulação! Nossa superfície já está muito cheia de humanos...

    ResponderExcluir
  11. Seria possível ter uma cidade flutuante em Júpiter?

    ResponderExcluir
  12. Bastante interessante esse projeto da NASA, sobre a cidade flutuante do futuro. Nas décadas de 1960/70 do século XX, em plena corrida espacial. O governo dos EUA, também idealizou um projeto na Lua (satélite da Terra). Que fosse construído uma "Estação Lunar" na face visível do corpo celeste. Como o financiamento da corrida espacial foi interrompido, parece que os projetos desse porte, não foi muito avante. Agora, com esse novo empreendimento bilhonário de colocar nave tripulada em missão à Marte. Vem à tona, aquele projeto 'Cidade Flutuante' que por muito tempo. Permaneceu arquivado por falta de verbas, para dar andamento na pesquisa espacial. Tudo é válido quando se trata de buscar mais conhecimentos em prol da ciência. Sejam os planetas Vênus ou Marte.

    Quem sabe! No futuro bem próximo, o ser humano possa vir contribuir nessa colônia de base flutuante e aumentar a referida população.

    Texto: Otávio Rêgo

    ResponderExcluir
  13. Bastante interessante esse projeto da NASA, sobre a cidade flutuante do futuro. Nas décadas de 1960/70 do século XX, em plena corrida espacial. O governo dos EUA, também idealizou um projeto na Lua (satélite da Terra). Que fosse construído uma "Estação Lunar" na face visível do corpo celeste. Como o financiamento da corrida espacial foi interrompido, parece que os projetos desse porte, não foi muito avante. Agora, com esse novo empreendimento bilhonário de colocar nave tripulada em missão à Marte. Vem à tona, aquele projeto 'Cidade Flutuante' que por muito tempo. Permaneceu arquivado por falta de verbas, para dar andamento na pesquisa espacial. Tudo é válido quando se trata de buscar mais conhecimentos em prol da ciência. Sejam os planetas Vênus ou Marte.

    Quem sabe! No futuro bem próximo, o ser humano possa vir contribuir nessa colônia de base flutuante e aumentar a referida população.

    Texto: Otávio Rêgo

    ResponderExcluir
  14. Que tal investir macissamente no nosso planeta na Terra?

    ResponderExcluir
  15. Quando se afirma que o diâmetro da terra é de 6371 km, (quando na verdade é de mais 12.000 km), fica difícil dar credibilidade à matéria.
    Chego a pensar que todos os outros dados de Venus estão incorretos.
    Fantasiar é uma coisa, mas informações como tamanho, distancia, temperatura, massa etc, devem ser passadas ao público com mais responsabilidade.
    No mais, o provável é que o homem se autodestrua antes de colonizar qualquer planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses valores não são de diâmetro, mas sim de RAIO (só trocamos as palavras). Já corrigimos José Rocha! Obrigado pelo alerta!

      Abraços!

      Excluir
  16. Em que pé está esse Projeto em 2018?

    ResponderExcluir
  17. O..problema...Da....Terra. e...O...Disperdiso.. ..Usa....A....Agua. Doce....Para....tocar....Turbina... Usina...Hidreletica.....Deveria.....Acabar....de....uma...veze. Parar.....de. .Usar. Recurso. Da....Terra.....Energia. Solar...Elotica....Das....Rodovias....Energia, magnetica. ...

    ResponderExcluir