É possível viajar através de um Buraco de Minhoca como mostram os filmes?

poderiamos viajar em um buraco de minhoca?
Qual é a realidade e o mito sobre os buracos de minhocas? O que se sabe até o momento?


Uma nave se aproxima de um ponto específico no Universo e... BAM! Lá se foi alguém para outra região da Galáxia, ou até do Universo. Viagens através de buracos de minhoca são muito comuns em filmes de ficção científica, e a teoria ganhou popularidade com o filme Interestelar, que mostra um buraco de minhoca ao lado do planeta Saturno. É uma visão fantástica.

Confira a famosa cena do filme Interestelar, que mostra o momento em que a espaçonave tripulada viaja através de um buraco de minhoca:



Mas isso é possível?

De acordo com Paul Sutter, do Centro de Cosmologia e Física de Astro-Partículas da Universidade de Estadual Ohio, nos EUA, em primeiro lugar, o buraco de minhoca deve ser algo existente para que isso seja possível, e essa é justamente a parte complicada. Buracos de minhoca são uma solução válida para as equações da Relatividade Geral de Einstein, que é a fundação da nossa visão moderna da gravidade. A Relatividade Geral nos diz que a matéria e a energia curvam o espaço-tempo, como uma folha de papel, e essa deformação faria com que pontos específicos do Universo funcionassem como atalhos, facilitando a viagem para regiões extremamente distantes. Para entender esse conceito, imagine que o espaço seja como uma folha de papel, que ao se dobrar, liga uma ponta da folha à outra.




A Relatividade Geral é baseada em uma equação matemática incrivelmente complicada. "De um lado nós temos o Universo, e do outro, a descrição da curvatura através de cálculos muito extensos. E a grande questão da Relatividade Geral é: como seria exatamente a dobra no espaço?", disse Paul Sutter. "E se quiséssemos criar o nosso buraco de minhoca, como faríamos para dobrar o espaço? O que seria necessário, e quais tipos de objetos precisaríamos remanejar, e para qual lugar?"


buraco de minhoca
Ilustração artística de um buraco de minhoca. Créditos: Wikia

"Além disso, devemos nos lembrar que, apesar dos cálculos matemáticos serem favoráveis em relação aos buracos de minhoca, trata-se apenas de uma teoria (muito bem aceita) no meio científico. Outro fato é que os buracos de minhoca seriam muito instáveis, a menos que os dois pontos fossem ligados por massa negativa. Isso mesmo: massa -negativa", conclui Paul Sutter.




Ainda segundo Paul, podemos ter energia negativa e pressão negativa (massa e energia são dois lados da mesma moeda relativista), mas "massa negativa" não está exatamente nos livros de regras conhecidas do Universo. Portanto, a realidade é: não entendemos sobre esse assunto.

Para entender esses problemas das leis do Universo, precisamos nos aprofundar na complicadíssima Gravidade Quântica, que diga-se de passagem, ainda não tem uma solução para essas questões.

Ou seja: buracos de minhoca (também conhecidos como buracos de verme) podem sim existir, mas até agora não sabemos como eles seriam. E supondo que eles existam de fato, seria extremamente complicado entender pra onde um buraco de minhoca nos levaria, e se nos levaria...




Conclusão: por enquanto esses atalhos incríveis permanecem na ficção mesmo, mas no dia que desvendarmos esses grandes mistérios, e entendermos como os hipotéticos buracos de minhoca funcionam, talvez seja o dia em que a raça-humana consiga não apenas explorar a Galáxia, mas quem sabe, todo o Universo...






Fonte: Paul Sutter / Space / AskASpaceMan
Imagens: (capa-filme Interestelar/divulgação) / YouTube / Interestelar / Wikia
11/03/16

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Buracos de minhoca poderiam levar para outra parte do mesmo universo ou para um universo paralelo, seria muito difícil saber se o local para onde se foi seria realmente parte do mesmo universo.

    ResponderExcluir
  2. É possível viajar através de um Buraco de Minhoca como mostram os filmes? Acho que é mais difícil acabar com a indústria de armas, ódio e religião, como mostra a humanidade na vida real.Agir sem sonhar é perigoso. Sonhar sem agir é inútil.

    ResponderExcluir
  3. Outro fato é que não saberíamos o que podeira acontecer com uma pessoa (quais danos físicos e mentais), caso esta passe pelo buraco de minhoca. Sem contar que a matéria exótica (matéria dotada de carga negativa) é meramente hipotética. Porém acredito que ainda vamos encontrar tais "passagens espaciais".

    ResponderExcluir
  4. Esses cientistas fazem as pesquisas depois que fumam um baseado e olha essa e da boa viu.kkkk

    ResponderExcluir
  5. Os caras não conseguem dominar o sistema solar, como é que eles vão conseguir dominar o universo?

    ResponderExcluir
  6. Os caras não conseguem dominar o sistema solar, como é que eles vão conseguir dominar o universo?

    ResponderExcluir
  7. Uma força propulsora na curva lenta não é equivalente ao escape. Além da multiplicação da velocidade através da novas ações sobre reações. Nem precisa de estudos, basta de uma barra de mil metros X dez X dez, usando uma cápsula rígida de vácuo sobre a atmosfera terrestre; um milhão de litros de água, um cabo de aço, e multiplicadores de rotações, para dar largada a cem quilômetros por segundo, nos primeiros cinco segundos.
    Não

    ResponderExcluir
  8. Uma força propulsora na curva lenta não é equivalente ao escape. Além da multiplicação da velocidade através da novas ações sobre reações. Nem precisa de estudos, basta de uma barra de mil metros X dez X dez, usando uma cápsula rígida de vácuo sobre a atmosfera terrestre; um milhão de litros de água, um cabo de aço, e multiplicadores de rotações, para dar largada a cem quilômetros por segundo, nos primeiros cinco segundos.
    Não

    ResponderExcluir