VAZOU! Planeta irmão da Terra está orbitando a estrela Proxima Centauri

descoberto planeta orbitando estrela proxima centauri
Descoberta deve ser oficializada em breve pelo Observatório Europeu do Sul, e astrônomos já estão eufóricos!


Segundo fontes do jornal alemão Der Spiegel, os cientistas estão se preparando para anunciar uma descoberta surpreendente, que pode causar uma verdadeira comoção no mundo astronômico, sobretudo na possibilidade de vida extraterrestre não tão longe do nosso planeta.

A descoberta seria de um exoplaneta orbitando a estrela Proxima Centauri, pertencente ao sistema de Alpha Centauri, a vizinha mais próxima do nosso Sistema Solar, a apenas 4.2 anos-luz de distância. A informação, segundo o jornal, teria sido vazada por uma fonte confiável, ligada ao Observatório Europeu do Sul (ESO), responsável pela descoberta e pelo iminente anúncio.

Twitter oficial da Asteroid Initiatives postou: "Minhas fontes dizem que é real! Planeta do tipo-Terra
descoberto na Proxima Centauri." Créditos: Asteroid Initiatives / Twitter / divugação

A estrela Proxima Centauri é a estrela mais próxima da Terra, e foi descoberta em 1915, e é uma de 3 estrelas do sistema Alpha Centauri. A constelação de Centauro é facilmente visível, principalmente do hemisfério sul.

"Acredita-se que o planeta (ainda sem nome) seja do tipo-Terra, e orbita a estrela Proxima Centauri a uma distância que permitiria a existência de água líquida em sua superfície, um importante requisito para a possibilidade de vida", diz o artigo da revista Der Spiegel.




"Nunca antes foi descoberto uma segunda Terra tão próxima da nossa", relatou o jornal, dizendo ainda que o ESO irá realizar o anúncio oficial no fim de agosto.

Jornalistas e cientistas entraram em contato com Richard Hook, porta-voz do próprio ESO, e questionaram tal afirmação. Richard disse estar ciente sobre os rumores, mas que infelizmente não poderia confirmar ou negá-lo. "Não estamos comentando sobre esse assunto", completou.




A descoberta teria sido feita utilizando o Observatório La Silla, no Chile, que coincidentemente anunciou a existência de um exoplaneta orbitando Alpha Centauri b, em 2012, mas que após novas observações acabou tendo sua existência descartada, com a explicação de que teria sido um falso artefato.

exoplaneta - alpha centauri
Ilustração artística de exoplaneta orbitando a estrela Alpha Centauri b, anunciado em 2012 pelo ESO.
Créditos: ESO


Um planeta orbitando a estrela Proxima Centauri - por que é tão importante?

A NASA já anunciou a descoberta de milhares de planetas extrassolares, mas a grande maioria é muito quente, ou muito frio, ou são gigantes de gás, como Júpiter ou Netuno. Em 2015, a Agência Espacial Norte Americana revelou a descoberta de um exoplaneta descrito como "gêmeo mais próximo da Terra". Chamado Kepler-452b, o planeta seria 60% maior do que a Terra e com o dobro de sua gravidade. Além disso, esse exoplaneta poderia ter vulcões ativos, oceanos, céu colorido como o nosso, e um ano com 385 dias. Mas sua distância de 1.400 anos-luz acaba com qualquer esperança de conhecermos esse irmão gêmeo num futuro próximo...




Em comparação, um exoplaneta orbitando a estrela Proxima Centauri, se confirmado, estaria a apenas 4.2 anos-luz de distância. Considerando a escala do Universo, ele está logo ali, do nosso lado, e novas formas de viagem rápida que venham a ser criadas poderiam ser suficientes para a humanidade conhecê-lo bem de perto, talvez até mesmo nessa geração!






Imagens: (capa-NASA/ESA) / Asteroid Initiatives / Twitter / divugação /
15/08/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. BOM DIA GDM, QUE MATÉRIA EXCELENTE, TOMARA QUE SEJA CONFIRMADA A NOTÍCIA SOBRE ESSE PLANETA. SERÁ UMA GRANDE DESCOBERTA, TER UM VIZINHO 'AQUI DO LADO'. SERÁ QUE O PESSOAL AQUI DA TERRA JÁ VIRARAM AS ANTENAS PRA LÁ, QUEM SABE NÃO CAPTAM ALGUMA COISINHA. UM ABRAÇO A TODOS, BOA SEMANA.\o/

    ResponderExcluir
  2. Daqui até que exista uma nave espacial que viaje na velocidade da luz, ninguém vai chegar perto desse planeta, ou seja, nunca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta meio por fora rapaz, já estão criando tecnologias para chegar a porcentagens consideráveis da velocidade da luz

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Tu ta meio por fora mesmo man, conheça o Projeto Breakthrough Starshot, Yuri Milner e o Hawking enviarão sondas/Lightsail até alpha Centauri com a velocidade de 30% da velocidade da luz, sim, já é possível dominar 30% da velocidade para aplicá-la em sondas/nanonaves, são fótons que são disparados com lasers na vela da nanonave, demorará somente 20 anos para chegar até lá, não é tripulada, são apenas sondas, mas já é um belo avanço, em 20 anos essas "coisinhas" chegarão até lá, e as imagens chagarão até a Terra 4 anos depois via ondas de rádio.

      Excluir
  3. Bom se prepararem centaurianos, em 2065 estaremos por aí... em 2068 deflagraremos a nossa primeira guerra extrasolar... sim, eu sou profeta, mas só estou prevendo o óbvio!

    ResponderExcluir
  4. peraí.... peraí...... PROXIMA CENTAURI????????????? Ela não é uma anã vermelha fria quase três vezes Júpiter em volume e 35 vezes mais pesada que ele?? E demora 900 e poucos anos para completar uma volta em torno da dupla A e B? E se for falsa a detecção, tal como aconeceu com ACB???? É bom esperar........... se for verdade teremos motivos para comemorar e muito!!!!! James Cameron deve tar dando pulos de 10m de alegria. Vamos demorar uma geração inteira de viagem com nossas carroças extrassolares mas tudo bem. Mas que Alpha Centauri tem coisa lá ahhhh isso tem!!!! Nunca duvidei. Lindo chegarmos lá e levarmos uma surra tal como no filme de Cameron... Daí que gafe???? kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. OPS... queridos amados da GDM: A estrela mais próxima da Terra é o SOL! A segunda mais próxima por enquanto é a apagadíssima vermelha Proxima Centauri.... coisa que daqui a 500 anos vai mudar. Ela gira em torno do par... Eu vou rezar para que as centaurianas sejam umas deusas! Gosmas indistinguíveis eu já namorei e não gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosmas indistinguíveis kkkk, quem já não enfrentou alguns dragões? mas sério, como seriam as centaurianas, como agiria o darwinismo universal em um planeta orbitando uma estrela pequena e fria, com provável rotação sincronizada e ainda a proximidade e influencia de AB, um ano durando 3 dias... muitas vaiaveis para Darwin, fico curioso!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Não é sem razão que Milner,Zuckerberg e Hawking anunciaram com estardalhaço em abril o projeto Breaktrough Starshot. O plano é aperfeiçoar tecnologias já disponíveis e lançar em 20 anos naves estelares tipo Lightsail que poderiam desenvolver velocidades relativísticas da ordem de 20% da velocidade da luz. Chegariam á estrela Próxima em cerca de 20 anos.Talvez já soubessem da descoberta, mas em função do tempo necessário para confirmação de outros observatórios que não o ESO, guardaram segredo. Se for confirmado mesmo isto vai se tornar uma corrida. Nós teríamos imagens do planeta ( Pandora ?) daqui a 45 / 50 anos. 20 anos para desenvolver a tecnologia,20 anos para que a sonda estelar chegue ao seu alvo e mais 4 anos para que as primeiras transmissões cheguem à Terra. Quem tem 20 anos ou menos tem muita chance de presenciar isto. Eu infelizmente não .

    ResponderExcluir
  7. Prefiro aguardar a confirmação deste "possível" exoplaneta... E ver, se de fato trata-se de um planeta rochoso, com água e/ou gelo, temperatura similar a da Terra, níveis consideráveis de 0², e outros elementos necessários à vida humana... ...Do contrário, não teríamos motivos para estardalhaço, pois já temos um tal de Marte aqui do lado kkkk.
    Em todos os casos, já temos a primeira missão para o tão aguardado super telescópio "James web".
    Quer saber..!?
    Seria uma sorte absurda, um planeta habitável, logo alí, na cara. Sinceramente, não acredito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muito difícil achar tudo isso junto, é melhor acreditar que a tecnologia poderá criar atmosfera. Fica com Deus.

      Excluir
  8. Acredito que este projeto de Hawking será apenas o início. De tudo que está por vir. Em seguida outros gênios serão revelados, e então o avanço não tardará. Falta pouco para que saibamos e mantenhamos contato com vidas extraterrestres tão ou mais inteligentes que nós. Basta apenas os terráqueos se libertarem de velhos hábitos como a belicosidade, a cegueira espiritual, o egoísmo e a arrogância. Pronto, falei.

    ResponderExcluir
  9. COMO TEM 20 STARGATES NA TERRA VAMOS PARA PROXIMA CENTAURI, ESPERO QUE NÃO TENHA ALIENS

    ResponderExcluir
  10. se tiver eu levo um facao para lacom migo e faço uma guerrinha com eles e pronto morreeu e so porque que eu luto kung fu

    ResponderExcluir
  11. BEM INTERESSANTE!VAMOS AGUARDAR OH MINHA GENTE, O UNIVERSO E INFINITO E IMPOSSIVEL QUE NAO HAJA OUTROS SERES E QUE AGENTE SEJA OS UNICOS NESSA EMENSIDAO!DUVIDO!

    ResponderExcluir