Tudo sobre a chuva de meteoros Perseidas 2017

Perseidas 2017
No dia 12 de agosto acontece o pico da chuva de meteoros Perseidas - você sabe como observá-la?





As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra passa por uma região repleta de fragmentos espaciais deixados por um cometa ou um asteroide.

Assim como as outras, a chuva de meteoros Perseidas (ou Perseídeas) acontece anualmente, e conforme consta no calendário das principais chuvas de meteoros do ano, ela é resultado de fragmentos deixados pelo cometa Swift-Tuttle 1862 III.

A chuva de meteoros Perseidas acontece entre os dias 23 de julho a 22 de agosto, mas é na madrugada do dia 12 para o dia 13 de agosto que acontece seu pico (momento em que uma maior quantidade de meteoros pode ser observada).



A taxa da chuva Perseidas (quantidade de meteoros observáveis) durante seu pico é de 80 meteoros por hora, ou seja, mais de um meteoro por minuto!


Como observar a chuva de meteoros Perseidas 2017

Como foi dito anteriormente, a chuva de meteoros Perseidas tem seu pico na madrugada do dia 12 para o dia 13 agosto, e nenhum equipamento é necessário. Basta se sentar ou deitar em uma posição confortável e olhar para o céu na direção da constelação de Perseus, que é o radiante da chuva (por isso o nome Perseidas).




A constelação de Perseus pertence ao hemisfério norte, e no hemisfério sul ela é vista próxima do horizonte nordeste. Por conta disso, quanto mais ao norte do Brasil estiver o observador, mais fácil será de observar os meteoros.

Radiante - chuva de meteoros perseidas
Radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Perseidas.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Dê preferência para regiões longe de cidades grandes, ou de postes de luz, pois quanto mais escuro for o céu, mais meteoros poderão ser vistos.

Olhe para a direção norte / nordeste do céu, pois é lá que a maior parte dos meteoros surgirão. Mas mesmo assim, fique de olho em outras áreas do céu, pois muitas "estrelas cadentes" poderão riscar outras regiões do firmamento.




Apesar da chuva ser melhor vista no norte e nordeste, todo o Brasil poderá desfrutar desse belo espetáculo. E se estiver nublado em sua cidade, você poderá acompanhar tudo em nosso site!


Transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Perseidas 2017

Se o clima não ajudar, não se preocupe, pois teremos aqui em nosso site uma transmissão ao vivo na noite desse sábado (12 de agosto), mostrando o melhor da chuva de meteoros Perseidas 2017.

A transmissão ao vivo trará imagens em tempo real feitas a partir de câmeras ultra sensíveis instaladas em vários cantos do globo, especialmente do hemisfério norte.





Então fiquem ligados! Inscrevam-se em nosso site para receber nossas notificações via e-mail, e siga-nos nas redes sociais. Encontre nos no Facebook / Twitter / YouTube e Google+

Curiosidade sobre a chuva Perseidas: essa chuva é conhecida por produzir meteoros bola de fogo do tipo EarthGrazers. Esses meteoros surgem no horizonte e parecem escalar o céu em direção ao ponto mais alto do firmamento, sendo mais lentos e mais coloridos do que o de costume.




E não se esqueçam! No dia 21 de agosto acontece o Eclipse Solar Total mais esperado dos últimos anos! Fiquem de olho em nosso site para ficar por dentro de tudo que acontece no céu e no espaço!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
10/08/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário