Fobos é uma lua carregada eletricamente, revelam cientistas

Fobos, lua de Marte, é carregada eletricamente
A maior lua de Marte pode destruir equipamentos eletrônicos e danificar rovers de exploração!


Fobos é um dos dois satélites naturais de Marte, e o mais próximo dele. A NASA e outras agências espaciais o consideravam um ótimo local para exploração humana, mas agora provavelmente terão de rever esse conceito.

Um novo estudo da NASA mostra que o vento solar - o fluxo de partículas carregadas eletricamente que o Sol emite no espaço - cria um ambiente elétrico complexo em Fobos, o que poderia afetar os astronautas e qualquer equipamento científico, prejudicando futuras missões...



"Descobrimos que astronautas ou rovers poderiam acumular cargas elétricas significativas em Fobos", disse William Farrell, principal autor do estudo do Goddard Space Flight Center da NASA "Embora essas cargas não pareçam fortes o suficiente para prejudicar significativamente um astronauta, elas são suficientes para afetar equipamentos sensíveis, então precisamos projetar equipamentos espaciais que minimizem qualquer risco de carga."


Missão Fobos!

Em teoria, os astronautas viajariam para Fobos e de lá, controlariam remotamente robôs na superfície marciana, reduzindo o atraso de tempo enfrentado pelos operadores aqui na Terra. A NASA considerou Fobos como uma possível base inicial porque sua gravidade é muito fraca, o que torna mais fácil a aterrissagem de naves espaciais, astronautas e suprimentos.




Fobos orbita Marte a uma distância muito pequena, mas por não ter atmosfera ou magnetosfera, absorve as partículas carregadas dos ventos solares, sobretudo no lado diurno. Isso faz com que o lado noturno fique "ileso", mas em seguida, os elétrons do vento solar que são carregados negativamente preenchem esse vazio e carregam também o lado noturno da lua. Esse mesmo efeito também ocorre em áreas sombreadas de Fobos, como a cratera Stickney, de acordo com o estudo pulicado da revista Advances in Space Research.

Fobos, lua de Marte - NASA - JPL-Caltech
Fobos, satélite natural de Marte, fotografado pela câmera HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / University of Arizona

"Descobrimos que o excesso de carga se acumula nessas regiões durante todas as condições de vento solar, mas o efeito de carga foi mais severo durante erupções solares consecutivas, que criam Ejeções de Massa Coronal (EMC)", disse Farrell.




Para o estudo, os pesquisadores modelaram o fluxo do vento solar em torno de Fobos, revelando que o acúmulo de carga estática no lado noturno e em regiões sombreadas pode atingir 10.000 volts em alguns materiais, como os trajes de Teflon usados ​​pelos astronautas durante as missões Apolo.

Ou seja: astronautas e sondas poderiam ser carregados eletricamente de forma significativa. Se um astronauta andasse pela lua, o atrito de sua caminhada poderia transferir a carga da poeira da superfície para seu traje espacial. Então, quando o astronauta tocasse em algo condutor, como um equipamento, ele liberaria essa carga - como um choque estático.




Estudos anteriores mostraram que o mesmo efeito de carga ocorre em grandes crateras sombreadas nos pólos norte e sul da Lua da Terra. Já a Terra, por sua vez, tem uma atmosfera e uma magnetosfera que nos protege contra os efeitos do vento solar.


Imagens: (capa-NASA/Edição:Galeria do Meteorito) / NASA / JPL-Caltech / University of Arizona
25/10/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário