Queda de meteorito - Bólido na Finlândia faz a noite virar dia

queda de meteorito - bolido na Finlandia
"Houve uma enorme explosão e a casa estremeceu violentamente" - Tony Bateman


Na noite de 16 de novembro, o guia turístico de auroras boreais, Tony Bateman, estava dentro de casa no norte da Finlândia, em Lapland, se aquecendo entre um espetáculo e outro, quando de repente tudo começou a vibrar após um forte estrondo. "Houve uma enorme explosão e a casa estremeceu violentamente", disse Tony. "No começo eu pensei que era um terremoto. Ou talvez uma árvore que havia caído no telhado da cabana! Eu fui pra fora e olhei as árvores. Tudo parecia estar bem".

Então o que era aquilo? Ao ver o replay de sua câmera de monitoramento, o mistério foi solucionado. "Foi um meteoro incrível", diz ele.


"Ver o céu noturno ficar azul, e a explosão do meteoro, me deu arrepios", disse Tony. "Auroras e uma bola de fogo - que noite!"

Além do meteoro super brilhante, é provável que o fragmento espacial tenha resistido a entrada na atmosfera da Terra. Mesmo que tenha explodido ainda no ar, seus fragmentos provavelmente estão espalhados pela região - uma ótima notícia para os caçadores de meteoritos.



Qual foi a origem do grande meteoro?

Se observarmos o calendário de chuvas de meteoros, percebemos que no dia 16 de novembro, duas grandes chuvas de meteoros estavam em andamento: Taurídeas e Leonídeas. A chuva Taurideas é rica em meteoros do tipo bola de fogo, e a Leonídeas produz meteoros super brilhantes também. No entanto, a trajetória desse meteoro sugere que ele não fazia parte de nenhuma dessas chuvas de meteoros. Foi um meteoro esporádico.




Meteoros esporádicos são meteoros aleatórios que não tem uma origem conhecida. Todos os dias a Terra é atingida por fragmentos espaciais que circundam a região interna do Sistema Solar.

De acordo com a NASA, bolas de fogo esporádicas ocorrem em algum lugar do planeta pelo menos 100 vezes a cada dia! Bolas de fogo com brilho equivalente a 1/4 do brilho da Lua ocorrem uma vez a cada 10 dias, e bolas de fogo tão brilhantes quanto a Lua Cheia ocorre em algum lugar da Terra uma vez a cada 1 ou 2 meses.

Essa bola de fogo registrada na Finlândia pertence ao tipo mais raro de todas.

Bola de Fogo registrada na Finlândia - novembro de 2017
Bola de Fogo registrada na Finlândia em 16 de novembro de 2017.
Créditos: Tony Bateman / divulgação

Você deve estar se perguntando: se meteoros esporádicos são tão comuns, então porque não vemos com tanta frequência? Bem... isso se deve ao fato de que a maior parte do nosso planeta é coberta por água, e onde estão os continentes, grande parte também não é populada. Além disso, é necessário um céu noturno livre de poluição luminosa, sem nuvens, e uma dose de boa sorte...




Isso nos mostra que não é apenas nas noites de pico de chuvas de meteoros que podemos nos encantar com uma "estrela cadente" extraordinária. Quem sabe você não acaba se surpreendo com uma bola de fogo esporádica numa noite comum, em uma observação qualquer?




É impossível dizer quando um meteoro do tipo bola de fogo vai cruzar os céus... isso depende do fragmento certo na hora certa... mas de uma coisa temos certeza: Tony Bateman tirou a sorte grande!


Imagens: (capa-Tony Bateman/divulgação) / Tony Bateman / Aurora Service Tours / YouTube / divulgação
21/11/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário