Eclipse Lunar de 31 de janeiro pode revelar segredos sobre a superfície da Lua

eclipse lunar 31 de janeiro - segredos
No momento em que a Lua deixar de ser iluminada pela luz do Sol, os cientistas terão alguns minutos preciosos para fazer observações e revelar detalhes importantes


O Eclipse Lunar que acontece nessa quarta-feira (31) não irá apenas entreter observadores do céu. O evento raro também dará uma chance aos cientistas de entender algumas características ainda desconhecidas sobre a poeira lunar, e como seria sua porosidade e densidade por toda a superfície.



Quando ocorre um eclipse solar total, a Terra passa pela sombra projetada pela Lua. Isso faz com que parte da superfície terrestre deixe de receber a luz do Sol de forma direta, baixando sutilmente a temperatura daquela região. E é exatamente isso que acontece na Lua durante um Eclipse Lunar Total. Mas lá o efeito é muito mais intenso.

"Durante um eclipse lunar, a temperatura da Lua muda tão drasticamente, que é como se ela estivesse dentro de um forno e em seguida, dentro de um congelador, e isso em poucas horas", comenta Noah Petro, cientista da missão Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) ,da NASA.




Noah e sua equipe irão realizar observações durante o Eclipse Lunar do dia 31 de janeiro utilizando o Observatório de Haleakala, na ilha de Maui no Havaí. "Toda a superfície da Lua muda quando a observamos com uma câmera térmica durante um eclipse", disse Paul Hayne, pesquisador do Laboratório Atmosférico e de Física Espacial da Universidade do Colorado. "No escuro, muitas crateras se tornam invisíveis, mas com a câmera térmica algumas regiões parecem 'brilhar' porque as rochas ainda estão quentes."

Os pesquisadores irão analisar as mudanças de temperaturas em várias regiões da superfície lunar, como a região de Reiner Gamma, de 60 km de extensão.

Imagem feita pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter mostra a região de Reiner Gamma
Imagem da Lua feita pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter mostra a região de Reiner Gamma.
Créditos: NASA / LRO

A Lua leva 29.5 dias terrestres para completar "um dia lunar". Isso acontece devido a Lua estar em rotação sincronizada com a Terra, ou seja, estamos vendo a mesma face que está sempre voltada para o nosso planeta. Um dia da Lua é o tempo em que toda sua superfície leva para receber luz solar, assim como acontece na Terra. A diferença é que o nosso planeta leva cerca de 24 horas para receber luz solar em toda sua superfície.




As temperaturas na superfície da Lua são extremas. Por não ter atmosfera considerável, durante o dia lunar sua temperatura passa dos 100°C, sendo que durante a noite, ela cai abaixo de -150°C. Durante um eclipse lunar, a superfície da Lua deixará de receber incidência de luz solar, o que faz com que sua temperatura de superfície caia drástica e rapidamente.



No dia 31 de janeiro, teremos 3 fenômenos astronômicos envolvendo a Lua: em primeiro lugar, ela estará em seu ponto mais próximo com a Terra exatamente no dia da Lua Cheia, tornando-se uma Super Lua; em segundo lugar, será a segunda Lua Cheia do mês. Esse evento ganha o nome de Lua Azul; em terceiro lugar, a Lua passará exatamente no meio da sombra do Sol projetada pela Terra, ou seja, teremos ainda o Eclipse Lunar Total.




E fiquem ligados em nossas transmissões ao vivo do Eclipse Lunar Total, bem como da Super Lua e Lua Azul, com observações feitas em tempo real! No final da transmissão ao vivo, faremos o sorteio dos livros. E você, já está participando? Corre que dá tempo!


Imagens: (capa-NASA) / NASA / LRO
30/01/18



Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário