Falta pouco! Veja como será a queda da Estação Espacial Chinesa Tiangong-1

como será a queda da estação espacial da China
No próximo fim de semana, é isso que acontecerá nos céus de algum lugar do globo (pode até ser no Brasil!)...


A Estação Espacial Chinesa, Tiangong-1, está prestes riscar os céus como uma bola de fogo gigantesca. De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), o laboratório espacial chinês de 8 toneladas deverá reentrar na atmosfera da Terra entre os dias 30 de março e 2 de abril de 2018. E a pergunta que não quer calar: -"ela representa algum risco? Pode cair no Brasil? E o que veremos no céu?"



Tiangong-1 tem o tamanho aproximado de um cargueiro espacial chamado ATV-1, que reentrou na atmosfera em 2008. Sua queda foi registrada e basicamente, será mais ou menos isso que acontecerá com a estação espacial chinesa. Confira:


Ainda é impossível prever o local de reentrada, porém, o mapa abaixo mostra as regiões no globo que Tiangong-1 poderá cair. Vale lembrar que a maior parte da estação queimará na atmosfera por conta do atrito com o ar e do calor que será gerado, porém, algumas peças mais resistentes irão resistir a reentrada e colidir em solo ou no mar.

possíveis locais de queda da estação espacial chinesa Tiangong-1
Mapa central mostra os possíveis locais de queda da estação espacial chinesa Tiangong-1.
À esquerda temos o gráfico que mostra a densidade populacional de cada latitude.
À direita temos o gráfico que mostra a probabilidade de impacto de cada latitude.
Créditos: ESA / divulgação

Sim, o Brasil é um dos locais do globo onde a estação espacial chinesa pode cair. Apesar disso, o mais provável é que Tiangong-1 caia sobre uma região não populada do globo, ou até mesmo no oceano.

Tiangong-1 foi lançada em setembro de 2011, sendo uma peça importante no programa espacial chinês. Ela foi o lar temporário de dois taikonautas (astronautas chineses), incluindo a primeira astronauta chinesa.

A China perdeu completamente o controle de Tiangong-1 em 2016, o que tornou impossível guiá-la numa queda controlada no sul do Oceano Pacífico, o que era o plano original.




Inicialmente, o programa espacial chinês afirmou que a reentrada da estação espacial ocorreria no fim de 2017, como noticiado aqui mesmo em nosso site. Mas por conta da baixa atividade solar, e da queda drástica no número de manchas solares, a radiação ultravioleta extrema emitida pelo Sol sofreu uma queda, o que fez a atmosfera superior da Terra resfriar e contrair, diminuindo a fricção aerodinâmica que já teria trazido Tiangong-1 pra baixo há muito tempo...

Mesmo com uma queda descontrolada, as chances de Tiangong-1 cair em uma determinada região é muito pequena. De acordo com a ESA, as chances de um destroço de Tiangong-1 atingir uma pessoa em específico é 10 milhões de vezes menor do que a chance anual de ser atingido por uma raio.




Mas as chances de observarmos a bola de fogo durante sua reentrada são grandes! Cerca de 24 horas antes disso acontecer, as agências espaciais deverão ter uma estimativa confiável sobre qual será o local da queda. Fiquem ligados!


Imagens: (capa-ESA/divulgação) / ESA / divulgação
26/03/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários: