Veja como foi o Eclipse Solar Parcial dessa sexta-feria 13 de julho de 2018

eclipse solar parcial 13 julho 2018
Se você mora na Tasmânia, esta sexta-feira 13 foi o seu dia de sorte!


Um Eclipse Solar Parcial transformou o "dia mais azarado do mês" num dia especial, já que a Lua Nova acaba de passar na frente do Sol, abocanhando a beirada do disco solar.



Além de não ter feito o dia virar noite, como ocorre durante um eclipse solar total, um eclipse solar parcial não pode ser visto a olho nu.

Para observar um eclipse solar parcial você precisa de óculos de proteção adequado, já que existe o risco de danos irreversíveis à visão.




Este vídeo criado pelo artista gráfico Larry Koehn mostra como o eclipse solar parcial ocorreu nesse dia 13 de julho:


Se você está no Brasil, não fique triste por ter perdido esse eclipse do dia 13 de julho de 2018, afinal de contas, ele não pôde ser visto do Brasil, ou de qualquer outro lugar da América do Sul (ou do Norte). Os únicos locais que tiveram a chance de observar esse eclipse solar é uma região que se estende desde o extremo sul da Austrália (2% de cobertura) até a costa norte da Antártida (33% de cobertura).




A sombra da Lua escureceu poucas áreas habitadas, portanto, a cidade de Hobart, na Tasmânia, foi a mais privilegiada por conta de sua população, de cerca de 200 mil pessoas.

eclipse solar parcial registrado em Melbourne, na Australia, quando 2,3 por cento do disco solar foi abocanhado pela Lua - PAUL D. MALEY
Eclipse Solar Parcial de 13 de julho de 2018, registrado em Melbourne, na Austrália,
quando 2,3% do disco solar foi abocanhado pela Lua.
Créditos: Paul D. Maley


"O céu estava parcialmente encoberto durante o início desse curto eclipse, e ficou completamente nublado assim que ele acabou", disse Paul Maley, que conseguiu fotografar o eclipse parcial da Austrália.

Paul é um apaixonado por eclipses solares, e esse que ele observou pessoalmente já é seu 71° eclipse solar fotografado.




E fiquem ligados! Em breve, ainda nesse mês de julho, teremos um Eclipse Lunar Total, e esse sim poderá ser visto em algumas regiões do Brasil. Além disso, Marte está batendo recorde, se tornando maior e bem mais brilhante como não esteve nos últimos 15 anos. Preparem a pipoca - o mês de julho promete.


Imagens: (capa-divulgação) / Larry Koehn / Paul D. Maley
13/07/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário