Veja como foi o Eclipse Solar e o pico da chuva de meteoros Perseidas 2018

eclipse solar 11 de agosto e pico da chuva de meteoros Perseidas 2018 - fotos
Dois eventos astronômicos marcaram o fim de semana - confira as fotos!


Nesse fim de semana tivemos o privilégio de acompanhar o pico da chuva de meteoros Perseidas 2018, que acontece todos os anos. Dessa vez, o dia de maior atividade da chuva caiu em noite de Lua Nova, contribuindo para uma excelente observação.



Na madrugada de 12 pra 13 de agosto, mais de 90 meteoros foram vistos a cada hora no Canadá. Regiões com céu escuro, longe de grandes cidades, tiveram uma melhor visualização dos meteoros dessa chuva. Lá em Ontário, no Canadá, o astrofotógrafo Malcom Park criou uma bela composição com alguns dos meteoros registrados por ele:

Perseidas 2018
Imagem composta mostra alguns meteoros da chuva Perseidas 2018, registrados no Canadá, em Ontário.
Créditos: Malcom Park / divulgação

"O Starfest, a maior festa anual do Canadá, atraiu centenas de campistas com a chance de ver lindas bolas de fogo brilhantes como essas", disse Malcom Park. "Marte tentou roubar o show, mas os meteoros Perseidas venceram!"

Perseidas 2018 no ESO - Chile
Chuva de meteoros Perseidas 2018 registradas nas dependências do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile.
Créditos: ESO / S. Guisard

Aqui no Brasil, como já era de se esperar, a quantidade de meteoros observados foi menor, mas ainda assim garantiu uma noite especial cheia de "estrelas cadentes" pra muita gente! Durante a nossa transmissão ao vivo, que teve duração de mais de 6 horas seguidas, conseguimos registrar a passagem de alguns meteoros da chuva Perseidas. Foi memorável!

perseidas - chuva de meteoros - foto
Meteoro da chuva Perseidas registrado em Utah, nos EUA.
Créditos: Jeff Berkes / divulgação

A taxa de meteoros deve permanecer relativamente altas pelas próximas 24 horas, à medida que a Terra se move pela parte mais densa da esteira de detritos deixada pelo cometa Swift-Tuttle. O melhor horário para observação, não importa onde você mora, é na madrugada antes do nascer do Sol, quando a constelação de Perseu está no alto do céu, de onde parecem surgir a maioria dos meteoros que seguem em todas as direções!


Ainda teve Eclipse Solar!

No sábado, 11 de agosto, um Eclipse Solar Parcial pôde ser visto em algumas partes do extremo norte do globo, assim como na China. O evento belíssimo atraiu um grande público.

eclipse solar 11 de agosto de 2018 na China
Créditos: China Plus News / Twitter / divulgação




eclipse de 11 de agosto de 2018
Créditos: CCTV / Twitter / divulgação

Esse foi o último eclipse do ano, e aconteceu justamente no mesmo fim de semana de uma das maiores chuvas de meteoros. Foi simplesmente fantástico!


Imagens: (capa: divulgação) / Malcom Park / ESO / S. Guisard / Jeff Berkes / China Plus News / CCTV / Twitter / divulgação
13/08/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. nada haver com eclipse,neste exato momento 16:10 hs ,eu vizualizo uma estrela no ceu,proximo a lua,agleum sabe me dizer que planeta é?Moro em são Jose dos campos,SP na zona leste da cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu n manjo mt mas tenho que ctz q deve ser Marte, é o planeta mais brilhante no céu, teve seu perigeu a pouco tempo atrás.

      Excluir