Sem aviso - asteroide faz sobrevoo rasante mais próximo do que satélites meteorológicos

asteroide faz sobrevoo rasante com a Terra
Objeto do tamanho de um automóvel faz uma das maior aproximações já registradas


Uma pequena rocha espacial fez uma aproximação extrema com a Terra no dia 19 de outubro de 2018. Ninguém esperava por esse encontro, e o asteroide que foi intitulado 2018 UA fez um verdadeiro sobrevoo rasante na Terra apenas algumas horas após ser detectado.



As observações não foram suficientes para determinar sua órbita e trajetória com precisão, mas algumas estimativas sugerem que esse pequeno asteroide de aproximadamente 5 metros diâmetro passou a uma distância entre 7.300 e 15.300 km da superfície da Terra. Para se ter uma ideia, os satélites meteorológicos e de tv orbitam o nosso planeta a uma distância média de 35.800 km da superfície. Isso significa que, apesar do asteroide ser pequeno, essa foi uma das aproximações mais íntimas já registradas.

Coincidentemente, esse pequeno asteroide teve um encontro com o nosso planeta apenas 2 dias antes do pico da chuva de meteoros Orionidas, que acontece todos os anos nessa mesma data.




Felizmente, mesmo que esse asteroide colidisse com o nosso planeta, ele se desintegraria quase por completo antes de atingir o solo, já que seu tamanho estimado varia de 3 a 6 metros de diâmetro. Quando uma rocha espacial desse tamanho entra na atmosfera da Terra, ela produz um meteoro super brilhante, também conhecido como bólido ou bola de fogo - talvez visível até mesmo durante o dia.

asteroide 2018 UA - máxima aproximação com a Terra em outubro de 2018
Trajetória do asteroide 2018 UA entre os dias 04 e 23 de outubro de 2018.
Créditos: SSD / JPL-Caltech / SBDB

O asteroide 2018 UA fez um sobrevoo rasante numa velocidade aproximada de 50.760 km/h, o que o impediu de ser capturado pelo nosso planeta. Mesmo assim, o poder gravitacional da Terra modificou sua órbita. Esse rasante com a Terra funcionou como uma estilingada espacial - manobra utilizada por sondas e naves para ganhar velocidade através do poder gravitacional de um objeto maior.




Asteroides pequenos como 2018 UA são extremamente difíceis de serem detectados, mas a cada ano, um número maior deles vêm sendo descoberto, o que sugere uma melhora considerável no controle de objetos próximos da Terra.
meteoritos raros a venda

Mesmo assim, a grande maioria dos objetos do tamanho de um carro continuam vagando por aí sem sequer serem notados.


Imagens: (capa-JPL/SBDB) / SSD / JPL-Caltech / SBDB
23/10/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. @SamShahi - É "uma melhora considerável no controle de objetos próximos da Terra." ou um aumento no número de asteroides que são arremessados em direção à Terra por outras civilizações brincando de "tiro ao alvo"?

    ResponderExcluir