Tudo sobre a Chuva de Meteoros Leonidas 2018

tudo sobre a chuva de meteoros leonidas 2018
Está chegando a Leonidas 2018 - veja como observar uma das chuvas de meteoros mais famosas da história do quintal da sua casa!


A chuva de meteoros Leonidas (ou Leonídeas) acontece todos os anos, entre os dias 14 e 20 de novembro - época em que a Terra passa pelos rastros do cometa 55P/ Temple-Tuttle. Mas é na noite / madrugada entre os dias 17 e 18 de novembro que ocorre seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada. E não são poucos meteoros...



Como observar a chuva de meteoros Leônidas 2018?

Em primeiro lugar devemos conhecer a região do radiante - local onde os meteoros parecem se originar. No caso da chuva Leonidas, seu radiante fica na constelação de Leão (daí a origem do nome da chuva). Isso não significa necessariamente que você deve encontrar a constelação de Leão, mas sim que deve olhar na direção em que ela se encontra no céu.

No mês de novembro, a constelação de Leão nasce um pouco antes do amanhecer, portanto é nesse horário que a maior quantidade de meteoros poderá ser observada, na direção nordeste do céu, como vemos na imagem abaixo:

radiante da chuva de meteoros Leônidas 2018
Radiante da chuva de meteoros Leônidas 2018.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Dê preferência para observar a chuva de meteoros a partir de um local longe de poluição luminosa. A iluminação artificial das grandes cidades ofusca o brilho tênue das estrelas, e consequentemente, atrapalha a observação dos meteoros.

A Lua estará caminhando para a fase Cheia, o que pode acabar atrapalhando a observação dos meteoros no início da noite, sobretudo os mais tênues. Porém, quando a constelação de Leão começa a despontar no céu à leste, a Lua se põe à oeste, deixando os céus bem escuros para facilitar nossa observação.



De acordo com os astrônomos, nesse ano de 2018 é estimada uma taxa de 10 ou 15 meteoros por hora na noite de pico, ou seja, cerca de 1 meteoro a cada 5 minutos.




Vale ressaltar que não é necessário o uso de equipamentos astronômicos como binóculos ou telescópios. Os meteoros riscam o céu em alta velocidade, então o melhor sempre é visto a olho nu.

Sente-se ou deite-se numa posição confortável e reserve algum tempo para sua vista se acostumar com o escuro. Dica: as chuvas de meteoros costumam favorecer os mais persistentes. [confira as principais dicas para conseguir observar uma chuva de meteoros com sucesso]


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Leonidas 2018

Como de costume, teremos a transmissão ao vivo da chuva de meteoros Leonidas lá no nosso canal no YouTube. Aproveite e inscreva-se! Ativem o sininho para receber as notificações e não perder nada!

Assinem nosso feed de notícias gratuitamente para receber notificações diárias via e-mail - é gratuito! Basta clicar aqui, preencher com seu endereço de e-mail e confirmar o cadastramento na sua caixa de entrada.


Leônidas: uma chuva de meteoros histórica

A chuva de meteoros Leônidas é conhecida por produzir meteoros super rápidos. os fragmentos dessa chuva penetram na atmosfera da Terra a velocidades incríveis de aproximadamente 72 km POR SEGUNDO! Isso é cerca de 72 vezes a velocidade de uma bala de rifle.




A chuva de meteoros Leônidas também é uma das mais famosas da história. Os detritos do cometa Temple-Tuttle já foram responsáveis por verdadeiros espetáculos cósmicos, como aqueles observados em 1833 e 1966. Segundo relatos de observadores, a chuva de meteoros Leônidas de 1966 gerou dezenas de milhares de meteoros e bolas de fogo em menos de uma hora: cerca de 60 meteoros a cada segundo riscavam o céu daquela noite. Imaginem o espetáculo!

uma das chuvas de meteoros mais importantes do ano - Leonidas 2018
Antigas gravuras mostram a chuva de meteoros Leônidas em 1833 (esquerda) e em 1799 (direita).
Créditos: Adolph Vollmy (1833) / Edward Dunkin (1799)

Documentos antigos mostram ainda que a chuva Leônidas tem grandes picos a cada 33 anos: em 1799, 1533, 1366, 1202, e 1037, por exemplo. Esse grande pico que acontece a cada 33 anos acontece quando a Terra, além de passar pelo rastro de detritos do cometa Temple-Tuttle, passa também por uma região de grande concentração de fragmentos, o que resulta em verdadeiros espetáculos.




O último grande pico da chuva de meteoros Leônidas aconteceu em 1999, com um "bônus" em 2001 e 2002, que também chamaram a atenção de muita gente, produzindo cerca de 5 meteoros a cada minuto! O próximo grande pico da chuva Leônidas deve acontecer em 2032, ou seja, estamos no meio do caminho.
meteoritos
Considerando os grandes picos e os anos comuns, a chuva Leônidas produz cerca de 100 meteoros por hora. Nesse ano, os astrônomos acreditam que cada observar conseguirá avistar entre 10 e 15 meteoros a cada hora. Sempre existe uma chance desses números serem menores ou maiores do que o previsto, então não perca essa noite especial, que pra facilitar será na noite de sábado pra domingo. Vem acompanhar com a gente!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos nós!


Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Adolph Vollmy (1833) / Edward Dunkin (1799) / divulgação
12/11/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Em novembro de 1997 eu estava em Viana-MA. Garanto que foram milhares por hora. Inclusive ouvi alguns silvos e alguns deixaram rastros de fumaça. Tive medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vi amigo inclusive já era qse 5 da manhã no final pk já estava começando a amanhecer vi uma gigantesca bola amarelada que com certeza passou muito perto mas não vi nenhuma reportagem na época falando dessa bola, mas escuteio som dos bolidos e vi as fumacinha também foi um verdadeiro espetaculo, mas confesso que também de medo

      Excluir
  2. Eu também vI irmão. Foram vários meteoros de pegasus e uma bola de fogo tipo kamehameha flamejantes assobiando a música do é o Tchan do Brasil. Também vI uma nave espacial indo na direção de varginha-MG. Foi um verdadeiro espetáculo mas confesso que também tive medo.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a uns 20min atras da janela do meu quarto vi um lindo meteoro q cruzou o céu com uma calda linda foi maravilhoso

    ResponderExcluir
  4. Eu so meio burrinho,tipo +- que horas vai ser o pico hj?

    ResponderExcluir