New Horizons chega em Ultima Thule - o objeto mais distante já explorado no Sistema Solar

primeira imagem em hd de ultima thule
Acompanhe a transmissão ao vivo da revelação da primeira imagem em alta resolução e entenda porque o dia 1º de janeiro de 2019 fica marcado na história da exploração espacial


A espaçonave New Horizons concluiu seu primeiro sobrevoo no objeto Ultima Thule durante as primeiras horas do dia 1º de janeiro!



Cientistas e controladores da missão confirmaram que a sonda New Horizons, da NASA, está enviando e recebendo dados com sucesso. Esta é a exploração mais distante já feita em toda a exploração espacial.

Até agora, tivemos apenas imagens de baixa resolução de Ultima Thule - um objeto do Cinturão de Kuiper, localizado nos confins do Sistema Solar, onde objetos primordiais guardam os segredos da origem do nosso sistema.




"A New Horizons se comportou como planejado, conduzindo a mais distante exploração de um mundo na história - 4 bilhões de milhas (6,4 bilhões de km) do Sol", disse o investigador principal Alan Stern, do Instituto de Pesquisas Southwest, no Colorado, EUA. "Os dados que temos parecem fantásticos e já estamos aprendendo sobre o Ultima Thule de perto. A partir daqui, os dados ficarão cada vez melhores!"

ultima thule - primeiras imagens
À esquerda temos duas imagens compostas de Ultima Thule feitas com a câmera LORRI acoplada a New Horizons.
À direita temos um esboço de Ultima Thule e seu provável eixo de rotação.
Créditos: NASA / JHUAPL / SwRI / James Tuttle Keane

Até agora, as imagens mostram que Ultima Thule, que mede 16 por 32 km, se parece com um pino de boliche, com dois lóbulos que parecem estar interligados. Mas devemos aguardar a confirmação da primeira imagem em alta definição que deverá ser divulgada hoje (02) para todo o público.


AO VIVO - a primeira imagem de Ultima Thule em alta definição

É claro que nós estaremos ao vivo, lá no nosso canal no YouTube para cobrir a conferência de imprensa com tradução simultânea. A live terá início às 17h00 pelo horário brasileiro de verão (19:00 UTC), e também estará disponível logo abaixo:


Mas um mistério parece já ter sido solucionado. Durante a aproximação de New Horizons com Ultima Thule, os cientistas perceberam que brilho do objeto não sofria variações. Por ter um formato irregular, sua rotação deveria causar variações de brilho conforme a luz solar (escassa  naquela região) atinge o estranho objeto.




No entanto, imagens feitas pela câmera LORRI a bordo da New Horizons sugerem que o eixo de rotação de Ultima Thule esteja apontado diretamente para a espaçonave.

A sonda New Horizons foi lançada em janeiro de 2006, visitou Plutão em e agora está iniciando suas explorações ao redor de Ultima Thule, onde permanecerá por cerca de 20 meses, até meados de 2021. De acordo com os membros da equipe, a sonda poderá ainda explorar outros objetos do Cinturão de Kuiper.


O ano de 2019 já começou com o pé direito, com um feito inédito na história da exploração espacial.




Mais informações serão repassadas hoje durante a transmissão ao vivo (disponível acima e também no nosso canal no YouTube). Fiquem ligados!


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / NASA / JHUAPL / SwRI / James Tuttle Keane
02/01/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário