Imperdível: Cometa Leonard está visível durante o pôr-do-Sol!

Cometa Leonard está visível durante o pôr-do-Sol!

A grande promessa para o fim do ano está sendo concretizada: o Cometa Leonard está brilhante muito!

Em todo o mundo, astrônomos estão relatando o avistamento do Cometa Leonard - C/2021 A1, que está bem próximo do Sol e agora, vai presentear observadores do céu noturno. A promessa de um cometa visível para o fim do ano de 2021 está realmente se concretizando!


Oscar Martín Mesonero, na Espanha, fez um registro de Salamanca, mostrando o cometa Leonard durante o pôr-do-Sol:

Cometa Leonard - Oscar Martín Mesonero
Cometa Leonard registrado na Espanha em 15 de Dezembro de 2021.
Créditos: Oscar Martín Mesonero / divulgação

"Ontem à tarde, 15 de dezembro, fotografei o Cometa Leonard quando ele estava um pouco acima do horizonte", diz Mesonero. "Usei um telescópio ED80 e uma câmera Sony A7."

Como pode um cometa ser visível de forma tão brilhante? O Cometa Leonard teve um aumento de brilho de 5 vezes desde a semana passada. Observadores experientes dizem que agora ela está brilhando como uma estrela de 2ª ou 3ª magnitude. É realmente empolgante!

"Eu estimo uma magnitude de 3 ou 4", diz Gary Dowdle, que fotografou o cometa em 14 de dezembro no Texas, em Fort Davis:

Cometa Leonard - Gary Dowdle
Cometa Leonard registrado no Texas em 14 de dezembro de 2021 com uma foto de 2 segundos de exposição e ISO 400.
Créditos: Gary Dowdle / divulgação

"O Sol estava apenas 13,5 graus abaixo do horizonte quando tirei a foto", disse Gary. "Observe o famoso dirigível aéreo de Marfa no canto esquerdo inferior da imagem."


Vamos ver o Cometa Leonard!

Nos próximos dias, o Cometa Leonard vai ganhando certa altura nos céus do hemisfério sul, o que favorece sua observação a partir do Brasil, por exemplo.

A olho nu, ou seja, sem o auxílio de qualquer equipamento astronômico, só é possível observar Leonard se o céu for livre de poluição e estiver sem nuvens próximo do horizonte oeste. Já com pequenos telescópio, binóculos ou até mesmo com fotografia de longa exposição (como na imagem acima feita por Gary), é possível encontra o Cometa Leonard de forma bastante fácil.


Fiquem atentos principalmente nos dias 17 e 18 de dezembro, quando o Cometa Leonard estará muito próximo do planeta Vênus, que por sua vez, está visível durante o pôr-do-Sol e início da noite.

De acordo com especialistas em observação de cometas, o sobrevoo do Cometa Leonard com Vênus é o mais próximo encontro entre um cometa e o planeta Vênus em toda a história já registrada!

Fiquem ligados, pois iremos fazer observações ao vivo do Cometa Leonard em nosso canal no YouTube. Aproveite para se inscrever e ativar o sininho, assim você não perde este ou qualquer outro evento astronômico importante.


Mas aproveite enquanto é tempo, pois as estimativas sugerem que Leonard deve começar a perder seu brilho intenso até o fim do ano. Fotógrafos de todo o hemisfério sul podem encontrar Vênus e Leonard à oeste durante o pôr-do-Sol na constelação de Sagitário


Imagens: (capa-Flavorful Feral) / Oscar Martín Mesonero / Gary Dowdle / divulgação
16/12/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Plutão também está em conjunção com Vênus, mas este primeiro ninguém vai ver.

    ResponderExcluir