Lançamento da Artemis 1 - entenda o programa espacial mais importante da atualidade

Lançamento da Artemis 1 - entenda o programa espacial mais importante da atualidade

Tudo pronto para o lançamento - Artemis 1 será lançada dando início ao programa de uma nova era da exploração espacial

A missão Artemis 1 foi autorizada para lançamento em 29 de agosto, quando um mega-foguete irá lançar a sonda Orion para a Lua.


A janela de lançamento será de duas horas, tendo início às 09h33 pelo horário de Brasília (12:33 UTC) do dia 29 de agosto.

O programa Artemis é histórico, e planeja colocar astronautas na Lua, incluindo a primeira mulher na Lua. Tudo terá início com essa primeira missão não tripulada que será lançada a partir do bloco 36B do Centro Espacial Kennedy, na Florida.


A missão Artemis 1 lançará um mega foguete de 98 metros com a cápsula Orion em uma missão de 42 dias que orbitará a Lua e retornará a Terra. Essa missão contará com o primeiro veículo da própria agência espacial norte-americana desde os ônibus espaciais aposentados.

Mega foguete SLS no Centro Espacial Kennedy na Florida
Mega foguete SLS no Centro Espacial Kennedy na Florida.
Créditos: NASA / divulgação

O bloco 36B também é histórico, já que foi utilizado pela missão Apollo 10 em 1969. Levará cerca de uma semana para chegar na órbita lunar e por lá ficará por cerca de uma mês antes de retornar à Terra em 10 de outubro - isso levando em conta que a missão seja um sucesso e sem qualquer imprevisto. A NASA deixou claro que trata-se de uma missão de teste que tem seus riscos.

Os controladores da missão disseram que irão além dos limites da cápsula, para colocá-la à prova e ter certeza de que ela aguentará o esforço quando os quatro astronautas estiverem realmente indo pra Lua nas próximas etapas do programa Artemis.


Apesar de não ser uma missão tripulada, a cápsula Orion contarpa com um passageiro - na verdade um manequim chamado "Moonikin" (algo como manequim lunar no trocadilho). O troso desse manequim terá sensores que medirão por exemplo a vibração da nave e a radiação no corpo humano. Além disso, 10 cubesats serão enviados durante o teste para testar a tecnologia da missão Artemis.

A próxima missão, Artemis 2, já contará com tripulantes, e deve ser lançada em 2024. Na missão Artemis 3, os astronautas irão pousar na Lua, o que deve acontecer em 2025 utilizando o pousador Starship da SpaceX.

Esquema da missão Artemis 1
Esquema da missão Artemis 1 - infográfico.
Créditos: NASA / Artemis

O pouso na Lua será feito no polo sul. Até o momento existem 13 locais que são candidatos ao pouso.

Em junho um vazamento foi detectado durante o abastecimento do combustível líquido. O novo teste só poderá ser feito durante o abastecimento do dia 29 de agosto. 


Caso o lançamento não ocorra na janela de 2 horas do dia 29 de agosto, a NASA tem ainda os dias 2 de setembro e 5 de setembro como cartas na manga. As missões Artemis 2 e Artemis 3 dependem do sucesso da missão Artemis 1. Dedos cruzados!



Imagens: (capa-NASA) / NASA / Artemis / divulgação
23/08/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Se podemos colocar astronautas e cientistas no espaço e considerando que já fomos a Lua, ter uma base de pesquisa similar a uma estação espacial em nosso satélite é perfeitamente factível e viável. Daí exploração turística, o que seria espetacular, é rapidinho….

    ResponderExcluir
  2. Adiaram o lança mento de novo! Quem sabe mandam um dos bonecos descer e empurrar pra ver se essa caqueira pega no tranco?

    ResponderExcluir