Novo material é descoberto na Lua

novo material descoberto na Lua por cientistas chineses

Mineral nunca antes visto é detectado na Lua por cientistas chineses

Em amostras coletadas pela sonda lunar Chang'e 5, cientistas chineses identificaram um mineral nunca antes visto. A descoberta foi confirmada pelo Instituto de Pesquisa de Geologia em Urânio (BRIUG), de Pequim. Com isso a China se torna o terceiro país a descobrir um novo mineral lunar.


A descoberta foi anunciada hoje, 09 de setembro, pela CNSA (Administração Espacial Nacional da China) e pela CAEA (Autoridade de Energia Atômica da China).


De início, foram coletados 50 miligramas de material lunar onde os cientistas identificaram algo diferente, porém, eles precisavam de mais material lunar para confirmar a descoberta. A China forneceu mais 15 miligramas de material e ao todo, foram mais de 140 mil partículas analisadas pela equipe liderada pelo pesquisador Li Ziying.

Novo mineral Changesite Y descoberto por cientistas chineses
Novo mineral lunar Changesite-(Y) descoberto por cientistas chineses.
Créditos: CNSA


O que foi encontrado na Lua?

O material encontrado na região de Oceanus Procellarum (Mar das Tormentas) é um cristal puro, transparente e incolor, com menos de 10% do diâmetro de um fio de cabelo. O mineral foi nomeado Changesite-(Y) pela Comissão de Classificação e Nomenclatura de Novos Minerais, parte da Associação Mineralógica Internacional.


A sonda Chang'e 5 aterrisou na Lua em 2020 e coletou quase 2 kg de amostras lunares que são utilizadas em diferentes estudos a fim de entender a cronologia da Lua, sua evolução e ainda auxiliar na exploração de outros mundos.



Imagens: (capa-CNSA) / CNSA / divulgação
09/09/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: