O último Eclipse Lunar Total de 2022 acontece daqui a pouco

Saiba tudo sobre o Eclipse Lunar Total (Lua de Sangue) de 08 de novembro de 2022

Saiba tudo sobre o Eclipse Lunar Total (Lua de Sangue) de 08 de novembro de 2022

Nessa terça-feira, 8 de novembro de 2022, a Lua passará pela sombra da Terra, resultando em um Eclipse Lunar Total (a famosa Lua de Sangue) que será visível da Oceania, partes das Américas, Ásia e norte da Europa.


O eclipse começará às 08:10 UTC (05h10 pelo horário de Brasília) e terminará aproximadamente às  12:49 UTC (09h49 pelo horário de Brasília). O momento de totalidade do Eclipse no entanto é mais curto. O ápice da totalidade acontece às 10:59 UTC (07h59 pelo horário de Brasília) com duração de uma hora e vinte e cinco minutos.


Este será o último eclipse do ano, e infelizmente a totalidade - momento em que a Lua ganha a famosa tonalidade de sangue - poderá ser vista apenas de uma pequena parte do Brasil. As fases iniciais do eclipse (penumbral e parcial) poderão ser vistas de grande parte do Brasil.


Uma Lua de Sangue

Diferente de um eclipse solar, quando a Lua passa entre a Terra e o Sol bloqueando o Sol para um observador terrestre, no eclipse lunar é a Terra que passa exatamente entre o Sol e a Lua. Com isso, a Terra projeta uma sombra e faz com que a Lua Cheia pare de brilhar momentaneamente, já que os raios solares não chegam por lá. Mas alguma luz ainda chega na Lua.

Eclipse-Lunar-animação

Parte da luz do Sol é absorvida pela atmosfera da Terra e chega na Lua mesmo com a Terra bloqueando o Sol. Com isso, a Lua geralmente ganha um tom vermelho sangue, daí a origem do termo Lua de Sangue. Lembre-se: o nosso céu é azul porque a atmosfera da Terra absorve a luz azul. O que sobra é o vermelho, e é essa luz vermelha que chega na Lua mesmo com a Terra bloqueando o Sol.

Eclipses lunares não acorrem sempre que a Lua está na fase cheia porque precisamos de um alinhamento perfeito para que a sombra da Terra seja projetada na Lua. Por conta disso, eclipses lunares acontecem de 1 à 3 vezes por ano.


Eclipses lunares são muito mais democráticos: eles podem ser vistos de qualquer lugar da Terra em que a Lua esteja acima do horizonte. Outra coisa bacana: podemos observar sem medo, pois não precisamos de óculos especiais ou filtros - não há risco para a nossa visão, ao contrário dos eclipses solares.

Nesse ano de 2022 tivemos 2 eclipses lunares, nos dias 16 de maio e 08 de novembro. Este segundo é o último do ano, incluindo eclipses solares (que também foram 2 nesse ano).


O próximo eclipse lunar e o primeiro de 2023 acontece em 6 de maio. Este será um eclipse penumbral com apenas a sombra externa mais fraca da Terra escurecendo a Lua.


Imagens: (capa-Phil Walter) / divulgação
07/11/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário