AO VIVO - Ocultação de Marte pela Lua em 07 de dezembro de 2022

AO VIVO - Ocultação de Marte pela Lua em 07 de dezembro de 2022

Olhem pro céu e vejam o Planeta Vermelho desaparecendo atrás da Lua Cheia nessa quarta-feira

Se você costuma olhar pro céu, já deve ter notado recentemente um ponto brilhante e avermelhado surgindo à leste logo no início das noites. Trata-se do planeta Marte, que pode ser visto sem auxílio de binóculos ou telescópios, do mundo todo!


E como se não bastasse, nessa quarta-feira, 07 de dezembro de 2022, um evento astronômico incrível poderá ser visto de parte do globo - a ocultação de Marte pela Lua.

Marte atinge o ápice de sua oposição (momento em que estará exatamente oposto ao Sol com relação à Terra) à 01h44 BRT, enquanto a Lua atinge seu ápice da fase Cheia à 01h09 BRT. Com isso, Marte passará exatamente atrás da Lua de acordo com o ponto de vista de um observador da Terra.


Quem for observar este evento não precisará de nenhum equipamento astronômico como binóculos ou telescópios - basta olhar para o céu no horário específico para cada localidade que poderá presenciar o evento. Mas é claro, se apontarmos um telescópio, a coisa fica ainda mais interessante...



AO VIVO: Ocultação de Marte pela Lua em 2022

Teremos transmissão ao vivo em nosso canal, com visão de telescópios diretamente dos Estados Unidos! A live terá início às 23h00 pelo horário de Brasília dessa quarta-feira, 07 de dezembro, e também estará disponível logo abaixo:


Para participar do chat, clique no vídeo para ser redirecioado(a) ao YouTube. Aproveite para se inscrever em nosso canal! Ative o sininho das notificações e não perca nenhum vídeo novo!


A ocultação de Marte pela Lua

O evento de ocultação é raro, pois apesar da Lua ocultar algum planeta em média uma vez por mês, apenas uma pequena parte do globo tem o privilégio de observar (o que varia de forma quase que aleatória). Portanto, a chance de você conseguir observar uma ocultação de algum planeta pela Lua em sua cidade, é pequena.

Os privilegiados da vez serão parte da América do Norte, Europa, pequena parte da Ásia e da África, como mostra o mapa abaixo:

Mapa de visibilidade da Ocultação de Marte pela Lua em dezembro de 2022
Mapa de visibilidade da Ocultação de Marte pela Lua em 07-08 de dezembro de 2022.
Créditos: Sky and Telescope


De qualquer forma, olhe para Marte

A cada 26 meses (2 anos e 2 meses), Marte faz sua máxima aproximação com a Terra e oposição. Mas nem sempre o Planeta Vermelho fica na mesma distância do nosso planeta.

A próxima oposição de Marte em que o planeta estará mais próximo da Terra do que dessa vez em 2022 será apenas em 2033.


Na aproximação de Marte com a Terra de 2003, Marte bateu recorde ficando em seu ponto mais próximo com o nosso planeta em 50.000 anos. Mas calma! Os números são pequenos, e não influencia tanto assim nas futuras observações em oposições.


Imagens: (capa-Sergio Scauso) / Sky and Telescope / divulgação
06/12/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: