Algo incomum está acontecendo com o cometa C/2022 E3 (ZTF)

Algo incomum está acontecendo com o cometa C/2022 E3 (ZTF)

Evento raro é observado nas últimas horas pelo astrônomo amador austríaco Michael Jager

Observadores de todo o mundo estão de olho no cometa C/2022 E3 (ZTF) - a grande bola da vez, e a grande promessa para o início de 2023. No entanto, fomos todos surpreendidos por um evento incomum, observado nas últimas horas pelo astrofotógrafo e astrônomo amador austríaco Michael Jager.


O registro feito no dia 17 de janeiro de 2023 mostra uma parte da cauda do cometa sendo quebrada pelo Sol.

Cometa C-2022 E3 - Michael Jagger
Cometa C/2022 E3 registrado em 17 de janeiro de 2023 por Michael Jager.
Créditos: Michael Jager / divulgação

Sim! O Sol com suas recentes Ejeções de Massa Coronal acaba por quebrar a cauda do cometa ZTF, causando a chamada desconexão de cauda.

O fenômeno é raro, mas já foi observado outras vezes. O Cometa Leonard (C/2021 A1) já teve sua cauda quebrada por uma forte Ejeção de Massa Coronal e o Cometa Encke (2P/Encke) em abril de 2007 teve sua cauda completamente decepada, como mostram registros feitos pelo observatório STEREO A da NASA.

No próximo dia 02 de fevereiro o cometa C/2022 E3 fará sua máxima aproximação com a Terra, e com isso, seu brilho deve aumentar significativamente, o que deve torná-lo visível sem o auxílio de telescópios ou binóculos.

Em breve teremos transmissão ao vivo mostrando o cometa C/2022 E3 (ZTF) em tempo real a partir de telescópios, diretamente de São Paulo. Não percam!



Imagens: (capa-Michael Jager) / Michael Jager / divulgação
18/01/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Boa tarde! Qual localização no céu ele está sendo visto?

    ResponderExcluir
  2. O cometa ainda não está visível a olho nu, amigo. (Quando vê, o que ele viu foi um meteorito e confundiu. Não significa que seja um mentiroso).

    ResponderExcluir
  3. PESSOAS LEIGAS EM ASTRONOMIA PODEM, MUITO BEM, CONFUNDIR UM METEORO COM UM COMETA. A DIFERENÇA MAIS IMPORTANTE É A VELOCIDADE NO DESLOCAMENTO. PELA DISTÂNCIA EM QUE SE ENCONTRAM DA TERRA, OS COMETAS PARECEM ESTAR ESTÁTICOS NO CÉU, ENQUANTO OS METEOROS SE DESLOCAM A GRANDE VELOCIDADE POIS ESTÃO SENDO ATRAÍDOS PELA GRAVIDADE DE NOSSO PLANETA, E AO ENTRAREM NA NOSSA ATMOSFERA, O ATRITO DELES COM O AR AINDA RAREFEITO, PROVOCA O AQUECIMENTO QUE PODE LEVAR À DESINTEGRAÇÃO TOTAL DO METEORO,CASO SEJA PEQUENO, E DEIXAM UM RASTRO DE LUMINOSIDADE. . SE MAIOR ELE PODE CAIR NA SUPERFÍCIE DA TERRA E CAUSAR DESASTRES CASO A QUEDA SE DÊ EM UMA ÁREA HABITADA, FELIZMENTE ISTO AINDA NÃO OCORREU EM NOSSA ÉPOCA. MAS JÁ TIVEMOS QUEDAS DE METEOROS EM ERAS PASSADAS QUE PROVOCARAM MODIFICAÇÕES IMPORTANTES EM TODA A SUPERFÍCIE DO NOSSO PLANETA. NÃO VOU ME ESTENDER EM MUITAS EXPLICAÇÕES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ter continuado com as explicações porque estava indo bem, só sugeriria desativar o CAPS LOCK para ser mais de boa.

      Excluir