Aconteceu o sobrevoo recorde da nave Juno com a lua Io de Júpiter

Aconteceu o sobrevoo recorde da nave Juno com a lua Io de Júpiter

Sonda Juno chega a apenas 35.500 km da superfície da lua mais vulcanicamente ativa de todo o Sistema Solar

A Sonda Juno fez sua aproximação recorde com a lua Io, de Júpiter, e as imagens acabam de ser liberadas!

A NASA havia alertado sobre esse grande voo rasante com a lua Io, o que de fato aconteceu no último dia 16 de maio.


Este foi o 51° sobrevoo rasante da sonda Juno que está orbitando Júpiter em uma órbita altamente alongada. Dessa vez, Juno chegou a apenas 35.500 km da superfície de Io. Como comparação, os satélites geoestacionários estão a uma distância média de 36.000 km da Terra.

Io é uma das 4 luas galileanas de Júpiter, junto com Europa, Ganimedes e Calisto. Io também é o mundo mais vulcanicamente ativo do Sistema Solar, com 100x mais atividade vulcânica do que a Terra.

Sobrevoo rasante da sonda Juno com lua Io de Júpiter feito em 16 de maio de 2023 - NASA - Jason Perry
Sobrevoo rasante da sonda Juno com lua Io de Júpiter feito em 16 de maio de 2023.
Créditos: NASA / Jason Perry

Estudar Io é importante porque podemos entender suas variações de atividade vulcânica, a periodicidade de suas erupções, o brilho e temperatura delas, bem como se as erupções têm ligação com outros vulcões da lua ou se elas acontecem de forma isolada.

Vale lembrar que essa é a maior aproximação da nave Juno com Io, mas não a mais próxima que já aconteceu. A missão Galileo chegou a pouco mais de 100 km da superfície de Io quando realizou vários sobrevoos rasantes na lua entre 1999 e 2001.

Juno fará ainda novas grandes aproximações com Io, em julho, outubro e dezembro de 2023. Em fevereiro de 2024 fará a aproximação recorde, chegando a apenas 1.500 km de sua superfície.


Por conta do avanço tecnológico e dos equipamentos utilizados na missão Galileo x Juno, é possível que na grande aproximação de fevereiro de 2024 tenhamos imagens melhores e mais definidas de Io, mesmo sendo ainda uma aproximação mais distante que a da missão Galileo em 1999.


Juno está em missão estendida pela segunda vez, e vai até setembro de 2025. Outras missões também estarão perto de Io, mas não irão focar no mundo vulcânico, como a JUICE (Jupiter Icy Moons Explorer) lançada nesse ano, que estudará as luas Europa, Ganimedes e Calisto. Temos também a missão Europa Clipper, da NASA, que focará na habitabilidade da lua Europa.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / Jason Perry / divulgação
19/05/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário