AO VIVO: Chuva de meteoros Leonidas 2017 (finalizado)

Leonidas 2017 - ao vivo
E aí, já está pronto(a) para observar a penúltima grande chuva de meteoros do ano?


Finalmente chegamos no pico da chuva de meteoros Leonidas 2017, que ocorre nessa madrugada entre os dias 17 e 18 de novembro.

Vale lembrar que a chuva de meteoros Leonidas ocorre todos os anos, entre os dias 14 e 20 de novembro, quando a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo cometa 55P/Temple tuttle. O fato é que esse rastro de poeira cósmica não é uniforme, e possui uma região mais densa com uma quantidade maior de detritos. E é no dia 17 de novembro que o nosso planeta passa por essa região mais densa, resultando em uma quantidade maior de meteoros que riscam o céu a cada hora.



E se o tempo não permitir uma boa observação, junte-se a nos em mais uma transmissão ao vivo, que será feita a partir de câmeras sensíveis, instaladas em locais longe da poluição luminosa, uma cortesia do Observatório Slooh. Agora é só torcer pra que o céu nos dê uma forcinha!


Transmissão ao vivo: Chuva de Meteoros Leonidas 2017 (finalizado)

ATUALIZAÇÃO - 17/NOV às 23:53 BRST

A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Leonidas 2017 infelizmente foi finalizada por conta do mau tempo.

Mas fiquem ligados. Em breve teremos mais uma grande chuva de meteoros (ainda esse ano)!

Curta nossa página no Facebook
e fique por dentro de tudo que acontece
no céu e no espaço



Como observar a chuva de meteoros Leonidas 2017?

Em primeiro lugar, busque por um local longe de poluição luminosa (postes de luz, etc...) onde o céu é realmente escuro.




Para saber se um local é ideal para observação de meteoros, faça uma pergunta a si mesmo: -"eu consigo ver muitas estrelas no céu?"- Se a resposta for negativa, então provavelmente você não conseguirá ver meteoros, ou verá poucos...

Além disso, o céu precisa estar limpo, sem nuvens. Recomendamos que você leia a nossa matéria "10 dicas imperdíveis para uma boa observação dos meteoros", assim você garante que não perderá tempo por conta de um erro qualquer.

meteoro da chuva Leonidas 2009
Meteoro da chuva Leonidas registrado em 2009. Autor desconhecido.
Créditos: Navicore / Wikimedia Commons

Tendo essas dicas em mente, é só reservar algumas horas e deitar-se numa posição confortável, olhando para o radiante (local exato do céu onde os meteoros parecem se originar). Para saber mais detalhes, como onde fica o radiante da chuva Leonidas, e o melhor horário de observação, clique aqui.




A chuva de meteoros Leônidas é conhecida por produzir meteoros muito rápidos, que entram na atmosfera a uma velocidade média de 72 km POR SEGUNDO! Isso é cerca de 72 vezes a velocidade de uma bala de rifle! Então deixe o celular de lado e aproveite ao máximo as Leonidas 2017!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / Navicore / Wikimedia Commons / divulgação
17/11/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. a astronomia nos proporciona tanto conhecimento <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Matheus! É muito bom compartilhar tudo isso com vocês! Sejam sempre bem vindos!

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  2. Aqui da minha cidade em MG foi possível acompanhar a chuva de meteoros, por volta das 3h da manhã, quando a constelação de leão estava visível ao leste. Fiquei acompanhando até depois das 6h, quando já não era mais possível ver as estrelas. Consegui ver cerca de 5 meteoros, mas todos "tímidos". Deixei a câmera ligada no SharpCap para ver se tinha sorte de captar algum meteoro, e por sorte consegui! https://youtu.be/bEThfUW0Nhg

    Excelente site, acompanho diariamente e sempre aprendo um pouco mais. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima notícia Alan Barroso! É sempre maravilhoso observar uma chuva de meteoros. Às vezes vemos poucos, outras vezes vemos muitos, mas cada um deles vale muito a pena!

      Você pode ajudar no estudo dos meteoros reportando suas observações do site do EXOSS. O link é: http://exoss.imo.net/members/imo/report_intro

      Lá você reporta os bólidos (grandes meteoros) através de uma ferramenta fácil e prática, e ajuda nos estudos de meteoros ao redor do globo. É muito bacana!

      Seja sempre bem vindo ao nosso site! Um grande abraço, e vamos ficar de olho na chuva de meteoros Geminideas!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Olá pessoal, estou aguardando a próxima chuva de meteoros ansioso, vi no clima tempo que vai ser favorável! Li a respeito de reportar as observações dos bólidos outro dia aqui no site e já reportei lá no Exoss. Muito simples o formulário.
    Grande abraço e obrigado pela receptividade!

    ResponderExcluir
  4. Avistei 3 por enquanto, sem sucesso em capturar na câmera ainda. Pode me dizer o radiante que eles percorrem? Por enquanto todos obviamente em direção a oeste. Mas percorrem qual direção específica no céu?

    ResponderExcluir