Depois de hoje, Marte só chegará tão próximo da Terra em 2287

Marte em máxima aproximação com a Terra
A nossa geração nunca mais verá Marte tão brilhante assim...


Hoje, 31 de julho de 2018, Marte fez sua maior aproximação com a Terra dos últimos 15 anos! Isso significa que nos próximos dias, o Planeta vermelho vai estar tão brilhante como jamais veremos novamente. Isso mesmo: as futuras gerações poderão ter a chance de ver Marte tão brilhante no céu noturno, mas para para nós, essa é a última vez que ele se aproxima tanto. A próxima? Só daqui a quase 300 anos!



O horário exato da máxima aproximação com a Terra (perigeu) foi às 07:50 pelo horário internacional.  Esse foi o momento em que Marte chegou em seu ponto mais próximo com a Terra (com relação à sua órbita).

Durante sua máxima aproximação de 2018, Marte chegou a apenas 57,6 milhões de quilômetros da Terra. Em agosto de 2003, Marte chegou a 55.6 milhões de quilômetros. Agora, o Planeta Vermelho não chegará tão próximo da Terra até 2287. Mas não precisa se desesperar: Marte continuará sendo visto a olho nu no decorrer dos próximos anos, porém, seu brilho não será tão intenso.

MÁXIMA APROXIMAÇÃO DE MARTE EM 2018
Máxima aproximação de Marte em 2018.
Olhe para a direção leste por volta das 18h30 do seu horário local, e veja Marte nascendo no horizonte.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Observar Marte tem sido a coisa mais fácil: basta olhar para o céu noturno e procurar pela estrela amarelada com maior brilho. Essa estrela na verdade é o planeta Marte. Por ter passado pela oposição, Marte nasce ao leste após o entardecer, e se põe à oeste antes do Sol nascer ao leste. Ele percorre todo o céu noturno, e à meia-noite do seu horário local, Marte se encontra próximo ao zênite (o ponto mais alto do céu, acima da sua cabeça).




Você também pode utilizar um aplicativo de reconhecimento do céu noturno, assim você só precisa apontar para o céu para saber quais são as estrelas e os objetos observáveis.

Durante sua máxima aproximação com a Terra, Marte está brilhando com magnitude -2,55 - isso significa que ele está mais brilhante do que Júpiter, porém mais tênue do que Vênus. Quanto menor é o grau de magnitude, maior é o brilho do objeto. Na verdade, Marte continuará mais brilhante do que Júpiter até o início de setembro.

Além de Marte, existem outros planetas que podem ser vistos no céu noturno a olho nu. Essa época está sendo fantástica para observá-los. Se você tem à disposição um par de binóculos, ou telescópio, aproveite essa aproximação gigantesca do Planeta Vermelho para observá-lo em detalhes.

Uma tempestade de areia global havia tomado conta de Marte, e isso estava atrapalhando muito sua observação,. Mas agora, essa tempestade está perdendo força, portanto os astrônomos estimam que em breve, dentro de algumas semanas, já será possível observar os detalhes da superfície de Marte mesmo com telescópios amadores.




Aproveitem essa época imperdível. Como foi dito no início da matéria, nos próximos anos ainda poderemos ver Marte a olho nu, mas nessa vida não teremos outra aproximação igual a essa, com esse brilho magnífico.


Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
31/07/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Ultima chance na vida de ver Marte tão grande? Então vou observar ao máximo o planeta, com tempestade de areia e tudo que tem direito. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como além de ser um grande astrônomo, tu és uma pessoa inteligentíssima:

      Desconsiderando totalmente, afirmações de religiosos-estagnados:

      Pergunto:

      Considerando apenas o facto de que na idade-média, a humanidade tinha uma expectativa média de vida de só apenas 40 anos, e atualmente é 70:

      Por que o ser humano que é incontestavelmente microcosmos-representante-completo-por-livres-ações, "Inteligência Dominante" vive apenas 70 anos, e as Tartarugas De Galápagos com cara de lesadas, vivem em média 200 anos?

      Água-Viva: vive 500 anos?

      Sequoias: vivem 3.000 anos?

      Gostaria que tu me respondesse essa pergunta, analisando profundamente o que afirmo: no REVELANDO OCULTOS.

      Mediante cálculos que fiz, se desde o início da 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA até os dias atuais, tivéssemos destinado 100% de todos os nossos recursos disponíveis, apenas em INVESTIMENTOS-DO-BEM-COLETIVO, e não do mal próprio:

      A humanidade estaria com um tempo médio de vida: de 700 ANOS!

      E APRESENTO PROVAS INEQUÍVOCAS E INCONTESTÁVEIS:

      https://multiplacienciaenergetica.blogspot.com/


      Veja lá, se estou certo: ou errado.

      Excluir
    2. Quando descobri isso, me revoltei com os das religiões-estagnadas: e ciências-não-avançadas.

      Para mim como JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS 58: restam apenas 12.

      Isso: pelos meus cálculos...

      Se a MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, levar mais de 30 anos, para ocorrer:

      Como JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS: não serei contemporâneo da mesma.

      Excluir
    3. Como um tempo média de vida de 700 anos está completamente fora da nossa realidade, parece um exagero fazer esta estimativa caso tivéssemos destinado 100% de todos os nossos recursos e esforços disponíveis, apenas em INVESTIMENTOS-DO-BEM-COLETIVO, e não do mal próprio e ganho individual, mas é completamente possível, se a queima de Alexandria e Bagdá não tivessem ocorrido por exemplo, esses eventos atrasaram a humanidade em tudo até mesmo na tecnologia da guerra, em séculos. Porém o ser humano apesar de ser natural coletivista, viver em sociedade e conseguir ser altruísta, ele também é natural invidualista, e consegue ser muito egoísta às vezes. A individualidade do ser humano é algo extremamente complexo, que não se entende completamente ainda, alguns vão ter motivações egoístas para ganho próprio e outros se sentirão motivados a ajudar o próximo. E por causa disso vai demorar muito tempo pra perceberem que se trabalharem todos juntos, todos evoluem muito mais rápido, mas não, cada um faz o seu só pra si mesmo. Talvez a invenção de alguma tecnologia que possibilitasse uma conexão de mentes, algo como um "hive mind", todos trabalhando para um objetivo só, talvez a individualide complexa do ser humano impossibilite isso, mas se acontecesse a evolução em todos os aspectos aconteceria num ritmo completamente fora da nossa realidade. Mas ainda assim os avanços tecnológicos acontecem, cada um pesquisando o que mais lhe interessa, o que acha mais importante, e uma descoberta muito importante foi feita: a telomerase. Se você se interessa em viver mais, sugiro que pesquise sobre caso ainda não tenha conhecimento do assunto. Com a tecnologia atual é possível passar dos 90 com saúde mental pelo menos.

      Excluir
    4. Se a humanidade investisse seus esforços, desde a antiguidade, na saúde do homem, ainda assim não viveríamos 700 anos. Não há nada que possamos fazer para frear o avançar da idade, mesmo com toda a tecnologia atual.
      Mesmo com toda tecnologia, envelhecemos nos mesmo ritmo que qualquer pessoa, em qualquer época da história. Só não morremos tão jovens, pois a medicina moderna nos oferece sobrevida para inúmeras doenças. Mas como eu disse, ainda assim, envelhecemos no mesmo ritmo de qualquer pessoa da história.
      Veja o exemplo de Pepi II, faraó do antigo Egito. Viveu a mais de 4000 anos atrás, e ainda assim, há registro que viveu até os 100 anos de idade. E ele viveu até os 100 anos sem precisar de medicina moderna, nem tecnologia, nem nada disso. Dependeu apenas da sorte.
      Portanto, só há um jeito de a humanidade viver 700 anos, que é com a clonagem, porém, nesse caso, seria apenas uma réplica perfeita de você, e não você mesmo. Ou poderiamos implantar o nosso cerebro em um corpo robótico, mas não imagino como isso possa ser viável, visto que não há qualquer avanço médico no combate ao envelhecimento do cerebro. Apenas alguns estudos promissores no combate a doenças degenerativas cerebrais. Ou seja, mais cedo ou mais tarde morreríamos da mesma forma.
      Mas é capaz que no futuro a humanidade tenha a opção de viver por mais de 1000 anos. Mas certamente dependerá muito mais do que simplesmente avanço na area médica, mas uma revolução na tecnologia e na Inteligência Artificial, para se alcançar esse objetivo.

      Excluir