A tempestade de areia global de Marte está perdendo força

atualização sobre a tempestade de areia global de Marte
A poeira está finalmente começando a baixar em Marte (literalmente). Quanto tempo vai levar pras coisas voltarem ao normal? Bem, isso pode demorar bastante...


Uma tempestade de areia tomou conta de todo o globo de Marte por mais de um mês, fazendo com que a superfície do planeta se tornasse escura mesmo durante o dia. O jipe robótico Opportunity, da NASA, está passando por maus bocados já que ele depende da energia solar para recarregar suas baterias. Desde 10 de junho o rover não está se comunicando com o centro de controle aqui na Terra.



Mas agora, tudo indica que a tempestade está perdendo força. "É o começo do fim da tempestade de poeira que envolveu o Planeta Vermelho", disseram funcionários da NASA em um comunicado oficial.

Os cientistas que estão monitorando essa tempestade global disseram que agora tem mais poeira se assentando do que levantando, o que significa uma fase de decaimento.




Outros dados também apontam para esta mesma conclusão. As medições feitas pelo Mars Reconnaissance Orbiter da NASA mostram que as temperaturas médias na atmosfera marciana pararam de subir, indicando uma menor absorção do calor pelas partículas de poeira.

A diferença de Marte quando está passando por uma grande tempestade de areia global
A diferença de Marte quando está passando por uma grande tempestade de areia global, como aquela ocorrida em 2001.
Créditos: NASA

Outra notícia legal é que o jipe robótico Curiosity, que também está explorando a superfície de Marte, observou um declínio na quantidade de poeira. Ele só conseguiu essa façanha por ser movido a energia nuclear.




Alguns detalhes de formações rochosas que estavam escondidas pela poeira começam agora a se mostrar novamente. No início de agosto, observações feitas com telescópios amadores já deverão ser suficientes para nos mostrar Marte como conhecemos de verdade. Agora, Marte está fazendo sua maior aproximação com o nosso planeta, e está batendo recorde de brilho - ele não esteve tão brilhante nos últimos 15 anos!

A notícia não muito legal é que a sonda Opportunity pode levar um bom tempo para dar sinal de vida. Opportunity está explorando o solo marciano desde 2004, e de acordo com os controladores da missão, ainda pode levar semanas ou meses para que os céus fiquem claros o suficiente para que a sonda consiga recarregar suas baterias.




Essa tempestade de areia global se tornou uma séria ameaça ao jipe robótico Oppoortunity. Ainda assim, os responsáveis pela missão estão otimistas, e afirmaram que as temperaturas da região onde a sonda se encontra (próximo a cratera Endeavour) não parecem estar frias o suficiente para congelá-la e danificá-la para sempre. Vamos continuar torcendo!


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA
30/07/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Finalmente. Estava uma tristeza só, ver Marte tão grande pelo telescópio, e não ver detalhe algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Recorde de brilho em 15 anos e essa poeira toda não dá pra ver nada.. agora vamos torcer pra poeira baixar logo, assim dá pra aproveitar essa época propícia.

      Excluir
  2. Ótima materia galeria do meteorito,como sempre!

    ResponderExcluir
  3. Vi Marte ontem, por volta de 21h00 (horário de Brasília)... Quase nenhum detalhe através do meu Newtoniano... Um "tijolão esférico"...

    ResponderExcluir
  4. como chove agora em Rib Preto, após torturante estio, nesta madrugada do dia 31, da aproximação máxima, aguardo o retorno no nascente para ver se haverá alguma melhora na observaçào do planeta, não pelas condições de lá, mas pelas de cá, com atmosfera também empoeirada!

    ResponderExcluir
  5. Nao sei se alquem percebeu um detalhe no canto esquerdo abaixo na imagem da tempestade

    ResponderExcluir
  6. Verdade, olhei pra Marte com telescópio no dia 01 e não vi nada mais que uma bola gigante, sem detalhes. Lá pelo dia 15 vou tentar de novo.

    ResponderExcluir