Tudo sobre a chuva de meteoros Perseidas 2018

Perseidas 2018
Está chegando a tão esperada chuva de meteoros Perseidas 2018 - veja como e quando observá-la


Todos os anos, entre os dias 23 de julho e 22 de agosto, a Terra passa por uma região repleta de detritos que, ao penetrarem a atmosfera da Terra, produzem meteoros brilhantes numa quantidade volumosa. Essa é a chuva de meteoros Perseidas (Perseídeas ou ainda Perseídas). Mas é na madrugada de 12 para 13 de agosto que acontece seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada. E olha que não é pouco...



Os pequenos fragmentos que colidem com a atmosfera da Terra e produzem a chuva de meteoros Perseidas foram deixados pelo cometa Swift-Tuttle 1862 III.

Na noite de pico, a chuva de meteoros Perseidas chega a produzir até 80 meteoros por hora, isso se observada em uma região livre de poluição luminosa e com céu escuro, sem nuvens. E mesmo que você esteja numa região não tão favorável para observação, essa chuva de meteoros não deverá decepcionar.




E temos uma excelente notícia: nesse ano de 2018, o pico da chuva Perseidas acontece em noite de Lua Nova! Isso significa que não teremos o brilho intenso da Lua para ofuscar nossa visão, garantindo uma oportunidade fantástica de observação!

E mesmo que o tempo esteja nublado em sua cidade, você ainda terá a oportunidade de avistar os belíssimos meteoros da chuva Perseidas, pois como sempre, faremos uma transmissão ao vivo lá no nosso canal no YouTube, e também estará disponível aqui em nosso site.


Transmissão ao vivo - chuva de meteoros Perseidas 2018

Teremos duas transmissões ao vivo, sendo a primeira no sábado, dia 11 de agosto, e a segunda no dia 12 de agosto. Ambas terão início a partir das 23h00 pelo horário de Brasília. O link para as lives estarão disponíveis logo abaixo:



Como observar a chuva de meteoros Perseidas 2018?

A primeira quinzena de agosto é muito boa para observação da Perseidas, mas como foi dito anteriormente, é na madrugada de 12 pra 13 de agosto que uma maior quantidade de meteoros poderá ser observada.


Essa chuva pode ser vista de todo o globo, porém, no hemisfério norte, sua visualização é privilegiada, já que a constelação de Perseu (região do céu onde os meteoros parecem se originar) ganha maior altura nos céus.




Aqui no hemisfério sul, a constelação de Perseu (onde os meteoros parecem se originar) encontra-se muito próxima do horizonte nordeste. Porém, quanto mais ao norte do país você estiver, mais altura essa constelação ganha nos céus.

Às 02h00 da madrugada (pelo seu horário local) a constelação de Perseu já estará nascendo no horizonte nordeste, e às 03h00 da manhã ela já estará completamente visível:

Radiante da chuva de meteoros Perseidas
Radiante da chuva de meteoros Perseidas estará visível em todo o Brasil a partir das 03h00 da madrugada.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Repare que nesse horário, a famosa constelação de Orion (popularmente conhecida como As Três Marias) também estará despontando no horizonte leste. Ao encontrar "As Três Marias", olhe para a esquerda, como mostra a imagem acima.


Observar meteoros é fácil

Você não precisa encontrar a constelação para observar a chuva de meteoros, mas sim, olhar em sua direção (ou próximo dela). Os meteoros terão origem nessa região do céu, mas irão riscar vários pontos do firmamento - alguns percorrem todo o céu!




Não é necessário qualquer equipamento astronômico, como binóculos ou telescópios - o melhor é visto a olho nu. Basta se sentar/deitar numa posição confortável e reservar um tempo para sua vista se acostumar com o escuro. Siga nos dicas para observar as chuvas de meteoros (fizemos uma lista completa!) e com certeza você será recompensado(a).

Apesar da chuva ser melhor vista nas regiões norte e nordeste, todo o Brasil poderá observar esse espetáculo cósmico.

camiseta de astronomia

Curiosidade sobre a chuva de meteoros Perseidas: essa chuva é conhecida por produzir meteoros bola de fogo do tipo Earthgrazer. Esses meteoros surgem no horizonte e parecem escalar o céu em direção ao ponto mais alto do firmamento (zênite). Eles são mais lentos e coloridos do que de costume - outro fator que faz com que a chuva de meteoros Perseidas seja tão especial.




Fiquem ligados para mais informações a qualquer momento. Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
02/08/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. To contando os dias nos dedos pra ver essa chuva, moro em Massachusets e a localização com a baixa humidade do ar e poluição visual consigo ver bastante. Ano passado durou a semana toda.

    ResponderExcluir
  2. Show.. ainda vai caí entre dia do meu aniversário .-.

    ResponderExcluir
  3. Será que na praia vai dar pra ver? Eu moro em Salvador/BA

    ResponderExcluir