Bola de Fogo em Florianópolis - confira últimas informações e imagens

bola de fogo em florianopolis - ultimas informações e novas imagens
A hipótese mais provável é de que o bólido tenha sido produzido pela queda de um meteorito ou explosão de pequeno asteroide


No fim da tarde desse domingo, 24 de março, uma bola de fogo super brilhante chamou a atenção de inúmeros observadores de Florianópolis. A princípio, foi cogitada a queda de uma aeronave.



Equipes do corpo de bombeiros realizaram buscas em alto mar, mas até o momento nada foi encontrado. O grande bólido foi avistado entre as ilhas do Xavier e Campeche, em Santa Catarina.

Quando o evento começou a ganhar destaque nas manchetes, algumas horas após o ocorrido, não havia vídeos ou imagens do fenômeno. Agora, novas imagens vieram a público, onde podemos ver claramente a super bola de fogo cruzar os céus próximo do horizonte.




Com ajuda da ferramenta Reporte Um Bólido ( http://exoss.imo.net  ), ligada ao EXOSS (rede de monitoramento de meteoros no Brasil), 37 relatos foram coletados.

evento de bola de fogo no RS e SC
Cada boneco representa um observador que deixou seu relato na ferramente Reporte um Bólido.
Créditos: EXOSS

Além do horário ter ficado mais claro, como sendo 18h36 do dia 24 de março, percebemos ainda que além do bólido ter sido visto em Florianópolis, a bola de fogo também foi observada em toda extensão do litoral catarinense, bem como em grande parte do litoral do Rio Grande do Sul, revelando um evento maior e mais intenso do que se pensava.

Até o momento, a hipótese mais provável é a queda de um meteorito ou explosão de um pequeno asteroide.




Hoje, às 22h15, faremos uma transmissão ao vivo em nosso canal Galeria do Meteorito, no YouTube, com as últimas informações e imagens do evento que chamou atenção do sul do Brasil.

A live estará disponível logo abaixo. Aproveite e se inscreva - ative o sininho para receber notificações.


Fiquem ligados - novas informações a qualquer momento.


Imagens: (capa-divulgação) / EXOSS / divulgação
25/03/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

10 comentários:

  1. Está se tornando rotina, esse tipo de ocorrência. Não seria o caso de nós ficarmos mais atentos?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino isso se deva em parte ao aumento no número de câmeras. Hoje em dia quase todo mundo tem uma câmera sempre a mão (celular), sem falar nas câmeras de vigilância. Assim, sempre que um evento desse acontece, é bem possível que alguém o tenha registrado. E com o acesso quase universal à Internet, dá pra divulgar o evento pra um número enorme de pessoas.
      Em outros tempos, com menos câmeras e com meios de difusão de informação com menor alcance, era mais difícil que alguém que presenciasse uma queda de meteorito compartilhasse a experiência com um número grande de pessoas.
      #momentosanidade

      Excluir
    2. Totalmente lúcido seu comentário, exatamente isso hospício!

      Excluir
    3. Exatamente seu Zé Hospício. Hoje em dia quase todas as pessoas possuem um ESTABILIZADOR TELEMÓVEL ELETROMAGNÉTICO DE TRANSMISSÃO BIDIRECIONAL que muitos chamam erradamente de: celular.

      Excluir
    4. É que eu tô tomando os remédios direitinho, então a cabeça fica normal.
      O seu Bé Zonifácio também está fazendo o tratamento certinho, pode ver que já tem uns três dias que ele não aparece aqui com a história de: ESTABILIZADOR TRANSMAGNÉTICO, MACRODESPROJEÇÃO INVERSA ATÔMICA, ARLÚVIOS, ELEMENTOS MICROPROJETADOS, etc.
      Esperemos que ele siga com o tratamento certinho. Ele é gente boa pakaray, pena que a esquisfros...esfriscos...esquizofrenia faz ele imaginar essas coisas loucas.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Do que eu tenho certeza mesmo é que o Zé Bonifácio "combusta" o ORIFÍCIO CENTRAL INFERIOR ESCAPADOR DE 10% DO GÁS PROVENIENTE DA FERMENTAÇÃO ALIMENTAR, que muitos chamam erradamente de CU. Cara chato do caralho

    ResponderExcluir
  3. O vídeo referenciado de Cleiton Pires foi feito em Imbituba ao lado da igreja matriz sito a rua da praça Henrique Lage (28º14'17 S / 48º37'55 W), onde o objeto foi filmado vindo a se esconder atrás da ilha Santana de Fora em angulo, velocidade e magnitude aproximados as observações feitas nas imagens mostradas no vídeo da praia do Campeche, 80km ao norte.
    Conclui-se que o objeto era extremamente grande e sua queda se deu longe da costa (graças a Deus). A foto de satélite (https://farolblumenau.com/wp-content/uploads/2019/03/ovni-meteoro-o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-bola-de-fogo-no-litoral-e1553555985853.jpg) confirma as conclusões feitas.
    Admirável é a passividade das autoridades e do ceticismo obtuso da casta intelectual sobre o fenômeno, mas que confirma, junto a Mariana e Brumadinho, que a população está, realmente, entregue às baratas (e ratazanas).

    ResponderExcluir
  4. por acaso moro na região de Florianópolis e estava próximo à uma praia na região norte da cidade e tivemos a sorte de observar ao vivo o evento. teve uma duração muito rápida de uns 5 à 10 segundos no máximo. e honestamente não parecia ser um simples meteoro mas algo que pegava fogo literalmente como uma aeronave ou lixo espacial em queda (derrubado? ou abatido?, sei lá). deveria ser de grandes dimensões pq tivemos a impressão de estar próximo mas estava muito distante em alto mar, tanto que foi visto em boa parte do litoral da região sul.
    o curioso é não ver nenhuma informação oficial de algum órgão de vigilância do céu do Brasil... existem efetivamente? apenas os bombeiros da região se manifestaram. pois é... tem tanta coisa lá em cima que nem fazemos idéia do que está acontecendo e seremos os últimos a saber. ;)

    ResponderExcluir