Água de Marte e da Terra apresentam origem semelhante

21/11/12 - A água que já fluiu em Marte no passado pode ter tido a mesma origem da água dos nossos oceanos, que seriam "meteoritos que atingiram a superficie dos planetas quando estavam em formação" sugere nova pesquisa.

         Cientistas analisaram a composição de duas pedras raras de Marte que caíram na Terra como meteoritos, e descobriram que a água marciana provavelmente veio de blocos de construção planetários semelhantes aos que formaram a Terra. Os dois planetas foram formados em caminhos paralelos, mas depois seguiram divergentes caminhos evolutivos.



         Esta descoberta vai contra a idéia comum de que a água em planetas terrestres como a Terra e Marte veio de cometas. Em vez disso, os cientistas acreditam que ela se originou em meteoritos condritos, que contêm pequenos minerais granulares que integraram-se aos planetas atingidos.

         "Estes meteoritos contêm líquidos basálticos presos em seu interior, não muito diferente dos basaltos que são expelidos em erupções vulcânicas no Havaí", informa John Jones, um petrologista experimental no Johnson Space Center da NASA, em Houston.

         Jones era um co-autor de um artigo que detalhava as descobertas publicadas na revista Earth and Planetary Science Letters. A pesquisa foi liderada por Tomohiro Usui, ex-pesquisador da Nasa e do Instituto Planetário de Houston.
 


         Uma rocha espacial veio de uma camada de Marte chamada manto, com traços de água do interior profundo do planeta e aproximadamente a mesma quantidade de um tipo especial de hidrogênio encontrado na Terra. O outro meteorito é enriquecido com o material da crosta rasa marciana.

         O meteorito do manto sugere que o interior de Marte é seco. Ao mesmo tempo, o meteorito enriquecido tem 10 vezes mais água, o que indica que a superfície de Marte poderia ter sido muito úmida no passado.

         "Existem teorias conflitantes que representam as composições diversas de meteoritos marcianos", Usui disse. "Até este estudo, não havia nenhuma evidência direta de que a lava primitiva de Marte continha material de sua superfície".


Fonte: NASA Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário