Tempestade em forma de redemoinho é vista em Saturno

         A sonda Cassini tem viajado o sistema de Saturno em órbitas inclinadas que dão vertiginosas visões das regiões polares de Saturno. Esta perspectiva tem produzido imagens de nuvens de tempestade e de um vórtice agitado no centro do famoso hexágono no pólo norte de Saturno.
         Esses fenômenos já foram encontrados no pólo sul de Saturno, há alguns anos atrás. Cassini também tem visto, no passado, tempestades circulares no pólo norte de Saturno, mas somente em comprimentos de onda infravermelhos, porque o pólo norte estava na escuridão. Mas, com a mudança das estações de Saturno, a luz solar começou a alcançar o pólo norte do planeta.


         Estas imagens não processadas foram tiradas no dia 27 de Novembro de 2012, a uma distância de cerca de 400.000 quilômetros de Saturno.


         Mais imagens estão disponíveis no site da NASA. A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da Nasa, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. JPL, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, administra a missão Cassini-Huygens para a Science Mission Directorate da NASA, Washington. A Cassini e suas duas câmeras a bordo foram projetadas, desenvolvidas e montadas no Jet Propulsion Laboratory. A equipe de imagem está localizada no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado.

Fonte: NASA / ESA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário