AO VIVO: Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018 (reprise)

ao vivo eclipse lunar julho 2018
Venha assistir ao eclipse lunar ao vivo, com imagens em tempo real de um observatório astronômico


Finalmente chegou o dia tão esperado. Hoje acontece o Eclipse Lunar Total mais longo do século, e mesmo que o tempo esteja nublado, você ainda poderá acompanhar tudo ao vivo, aqui em nosso site!



O Eclipse Lunar dessa sexta-feira, 27 de julho de 2018, terá início às 14h14 pelo horário de Brasília (BRT). Nesse horário, a Lua ainda estará abaixo do horizonte para todos que estiverem em território brasileiro.

O ápice do eclipse lunar acontecerá às 17h21 BRT, sendo que sua totalidade, ou seja, o momento em que a Lua ganha o famoso tom avermelhado, ocorrerá das 16h30 até às 18h13 BRT.




No Brasil o Eclipse Lunar Total poderá ser vistos em toda a costa leste do país logo após o pôr do Sol. Quem deseja observar pessoalmente, como do quintal de casa por exemplo, terá que dispor de uma visão plena do horizonte leste, que é onde a Lua irá nascer já eclipsada.

visibilidade do eclipse lunar de 27 de julho 2018
Mapa de visibilidade do eclipse lunar total de 27 de julho de 2018.
Créditos: Piruliton / Wikimedia Commons / divulgação
Clique na imagem para ampliar

Às 19h19 a Lua terá saído completamente da sombra mais escura (umbra) e aí começa a fase penumbral do Eclipse Lunar - momento em que a Lua passa pela parte externa da sombra projetada pela Terra, ganhando uma tonalidade sutilmente escura.


ATUALIZAÇÃO - 27 de julho às 20h21

1ª Transmissão ao vivo - Eclipse Lunar Total ao vivo visto da África do Sul (reprise)

Em uma parceria com o Observatório Slooh, nós do site Galeria do Meteorito disponibilizamos uma transmissão ao vivo que mostrou o Eclipse Lunar Total a partir da África do Sul - uma visão privilegiada e completa do eclipse de hoje. A reprise está disponível logo abaixo:


Essa primeira transmissão ao vivo teve narração do astrônomo Paul Cox (em inglês). Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.

Transmissão ao vivo - Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018 visto do Brasil (reprise)

A transmissão ao vivo do Eclipse Lunar no Brasil estava planejada para ser feita a partir de observações em tempo real do Observatório ROCG, situado no Rio de Janeiro. A live teve início no horário planejado, às 17h30, mas tivemos problemas com a transmissão de dados do Observatório ROCG. Ainda assim, contamos com imagens ao vivo cedidas pela NASA TV.

A reprise está disponível logo abaixo:





Além do Eclipse Lunar Total - Marte bate recorde

Sabe aquela sensação de que tudo acontece ao mesmo tempo? Pois é. Com o céu noturno isso não é diferente. Durante o Eclipse Lunar Total, a Lua estará coladinha com Marte, que por sua vez está batendo recorde de brilho e de aproximação com o nosso planeta. É isso mesmo: Marte não esteve tão brilhante nos últimos 15 anos!


Além disso, no domingo (29) teremos o pico da chuva de meteoros Delta Aquaridas 2018, e claro, estaremos ao vivo, aqui em nosso site. Ou seja, esse Eclipse Lunar Total é apenas o primeiro fenômeno astronômico marcante desse fim de semana.




Para saber mais sobre o Eclipse Lunar mais longo do século e obter informações detalhadas, clique aqui.


O observatório ROCG

O observatório ROCG – REMOTE OBSERVATORY OF CAMPOS DOS GOYTACAZES - foi inaugurado em 12 de outubro de 2016 e está sediado na cidade de Campos dos Goyatcazes, no Estado do Rio de Janeiro, de propriedade do astrônomo amador Carlos Henrique Barreto. Ele faz parte do projeto EXOSS, sendo disponibilizado para atividades como monitoramento de impactos lunares, observação de asteroides, cometas e NEOS (Objetos Próximos da Terra), assim como observações planetárias, objetos de céu profundo e outras atividades correlacionadas a astronomia amadora e cooperativa com a ciência.

Para saber mais sobre o Observatório ROCG, você pode acessar o site do EXOSS ou seguir sua página oficial no Facebook clicando aqui.




E que venha o Eclipse! Agora só nos resta cruzar os dedos para que os céus do Brasil continuem  colaborando, permitindo que o fenômeno seja visto por todos. Afinal de contas, não é todo dia que acontece um eclipse tão marcante...


Imagens: (capa-divulgação) / Piruliton / Wikimedia Commons / divulgação / YouTube / Galeria do Meteorito
26/07/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Publiquei em nosso blog e página com os devidos créditos, http://recanto-holistico.blogspot.com/.../energia-do... e na fanpage https://www.facebook.com/Recanto.Holistico/

    ResponderExcluir
  2. Não acredito! Meu último dia de férias e esqueci do eclipse lunar! E justo aqui o céu é excelente pra observar.

    ResponderExcluir
  3. porq aqui de macaiba rio grande do norte não da pra ver nada so uma roda em volta da lua branca com velho no final mais a lua continua branca

    ResponderExcluir
  4. Consegui ver aqui em salvador-BA. Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Será que é hoje a chuva de meteoros?
    Ouvir buatos

    ResponderExcluir