AO VIVO: Chuva de Meteoros Geminidas 2018

live - chuva de meteoros Geminidas 2018
Assista ao vivo a última e mais esperada chuva de meteoros de 2018, e saiba como observar de sua casa


O pico da chuva de meteoros Geminidas 2018 já está batendo na porta - essa é a chuva de meteoros mais esperada do ano, não por ser a última, mas sim por produzir uma quantidade grande de meteoros, dos mais tênues até os mais brilhantes e lentos - uma oportunidade perfeita até mesmo pra quem vai observar a partir de grandes cidades.



Na madrugada de 13 pra 14 de dezembro acontece o pico da chuva Geminidas - pelo menos 80 meteoros são esperados pra riscar o céu a cada hora. Se você estiver em uma região livre de poluição luminosa e com céus limpos, essa taxa pode ultrapassar os 120 meteoros por hora!

E mesmo que o céu esteja nublado em sua cidade, você ainda poderá acompanhar com a gente esse belíssimo espetáculo cósmico. Teremos duas transmissões ao vivo (e um sorteio!) que estarão disponíveis logo abaixo:


1ª Transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Geminidas 2018

A nossa primeira live do grande pico acontece no dia 13 de dezembro, a partir das 22h00 pelo horário brasileiro de verão (00:00 UTC de 14), e estará disponível logo abaixo:





2ª Transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Geminidas 2018

A segunda live da chuva de meteoros Geminidas 2018 acontece no dia 14 de dezembro a partir das 23h00 pelo horário brasileiro de verão (01:00 UTC do dia 15), e estará disponível logo abaixo:


Encorajamos a todos que cliquem no vídeo e assistam diretamente pelo YouTube, assim vocês podem participar do chat ao vivo e enviar perguntas. Para participar do sorteio do livro "A História da Astronomia" e do meteorito NWA 8555 clique aqui e siga as instruções.


Uma chuva de meteoros que promete

Os meteoros da chuva Geminidas surpreendem não só pela quantidade, mas também pela qualidade. Essa chuva produz meteoros fracos e também super brilhantes.




Os meteoroides (detritos espaciais) que atingem a Terra durante a chuva Geminidas têm cerca de 2 gramas por centímetro cúbico, ou seja, são mais "pesados" do que os detritos de outras chuvas. O motivo disso é que, diferente de todas as chuvas de meteoros que conhecemos, a Geminidas é a única produzida por uma esteira de detritos deixada por um asteroide, e não por um cometa.

O estranho objeto azul chamado 3200 Faetonte (Phaethon) foi o responsável por essa nuvem de detritos que atinge o nosso planeta todos os anos, sempre nessa mesma época. Alguns astrônomos acreditam que Faetonte seja um cometa morto, que agora tem características de um asteroide.

Meteoro da chuva Geminidas registrado em 2017 na Lapônia, Finlândia
Meteoro da chuva Geminidas registrado em 2017 na Lapônia, Finlândia.
Créditos: B.Art Braafhart

Os meteoros da chuva Geminidas têm uma duração média de 1 segundo, e geralmente apresentam cores amareladas ou esbranquiçadas. Esses detritos atingem nossa atmosfera numa velocidade de cerca de 35 quilômetros por segundo - nem muito rápido e nem muito lento.




Quanto mais ao norte estiver o observador, melhor será sua visualização da chuva Geminidas. Apesar disso, mesmo quem se encontra no extremo sul ainda conseguirá observar essa chuva, mas claro, com taxas um pouco menores.

Aqui no Brasil, assim como em todo o hemisfério sul, temos a sorte de ter essa belíssima chuva de meteoros de fim de ano em época de calor, o que facilita MUITO a observação. Já quem se encontra no hemisfério norte, terá que enfrentar temperaturas (muitas vezes) congelantes.

Ótima notícia: nesse ano de 2018, a Lua não irá atrapalhar nossa observação, já que após a meia-noite ela já não estará mais presente nos céus. Outro motivo pra você não perder por nada o pico de grande chuva de meteoros Geminidas 2018.




A região do céu onde os meteoros vão se originar encontra-se na constelação de Gêmeos. Para saber mais detalhes sobre essa região do céu e onde encontrá-la, clique aqui.

Para você conseguir ver a maior quantidade de meteoros possível, clique aqui e confira as 10 principais dicas para se observar uma chuva de meteoros.


Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / YouTube / Galeria do Meteorito / B.Art Braafhart
12/12/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários: