Tudo sobre a Super Lua de 16 de outubro de 2016

Super Lua
Teremos uma série de 3 Super Luas em 2016, sendo que a primeira acontece já no domingo, dia 16 de outubro. Mas por que elas acontecem? E o que significam?


Nesse domingo, dia 16 de outubro, acontece a primeira Super Lua de 2016. Logo ao anoitecer, se o tempo permitir, poderemos observar a Lua Cheia tomando conta do céu com um tamanho consideravelmente maior do que o comum.

Além disso, no hemisfério norte, essa Lua Cheia também é chamada de Harvest Moon, que traduzindo para o português seria "Lua da Colheita". A famosa "Harvest Moon" é a Lua Cheia mais próxima do equinócio de outono, e se refere a época do ano em que os caçadores começam a estocar alimento para os próximos meses de inverno que se aproximam.


Por que e como acontece uma Super Lua?

O nosso satélite natural leva cerca de 27 dias para completar uma volta ao redor do nosso planeta. Durante esse trajeto, temos as fases da Lua dependo da posição em que ela se encontra com relação ao Sol.

fases da Lua - animação
Essa animação mostra como ocorrem as fases da Lua conforme ela percorre sua trajetória ao redor da Terra.
As legendas estão em inglês: na parte superior direita, veja a percentagem da iluminação da Lua; na parte
inferior direita, sua fase; na parte inferior esquerda, sua elongação (posição em graus).
Créditos: divulgação

Além disso, a Lua não orbita a Terra sempre na mesma distância, pois em média a cada 15 dias ela se encontra no ponto mais próximo (no perigeu) ou no ponto mais distante (no apogeu) do nosso planeta.




A maior proximidade da Lua com a Terra ocorre em qualquer fase, seja na Lua Nova (quando não a vemos), ou nas fases crescente e minguante. Quando a Lua está na fase minguante, por exemplo, ao mesmo tempo em que ela atinge o perigeu (ponto mais próximo com a Terra), geralmente não percebemos uma diferença considerável... por outro lado, quando coincide do perigeu ocorrer no mesmo dia da Lua Cheia, podemos perceber uma diferença em seu tamanho aparente, e a Lua Cheia ganha um toque ainda mais especial.


Quando acontece a primeira Super Lua de 2016?

Será nesse dia 16 de outubro. A Lua Cheia desse mês de outubro terá seu pico às 02h24 de domingo, dia 16, e seu perigeu (ponto mais próximo com a Terra) ocorre às 21h42 do mesmo dia. Por conta disso, a Lua terá um tamanho aparentemente maior no céu noturno, e por conta do horário, poderemos observar a Super Lua tanto um dia antes como um dia depois da data oficial (16).


Alguma coisa vai acontecer no dia da Super Lua?

Muitos sites bombardeiam a internet com teorias conspiratórias, e com a chegada de uma Super Lua não seria diferente.




Alguns "meios de comunicação" afirmam que o Sistema Solar está mudando, ou que quando acontece uma Super Lua, algo está prestes a acontecer com o nosso planeta. Na verdade, isso tudo não passa de um boato de mau gosto, afinal, não há qualquer evidência de que as Super Luas sejam sinais de desgraça ou algo parecido. Trata-se de um evento natural que sempre aconteceu, e continuará acontecendo. Uma Super Lua já é um evento belíssimo, e não precisa de nenhuma mentira para se tornar mais especial do que já é.


Um sequência de 3

Nesse ano de 2016 teremos um total de 3 Super Luas,sendo que a primeira no dia 16 de outubro, a segunda no dia 14 de novembro e a terceira no dia 14 de dezembro. Na primeira e na última Super Lua do ano, teremos o perigeu no mesmo dia da Lua Cheia. Já na segunda Super Lua, que acontece no dia 14 de novembro, a Lua estará na fase Cheia com apenas 2 horas de diferença do perigeu, o que a torna uma Super Lua ainda maior: uma Super Lua tamanho Extra?!!

Super Lua de 2012 - EUA
Super Lua de 5 de maio de 2012, em Woburn, Massachussets, EUA.
Créditos: Imelda Joson / Edwin Aguirre

A Super Lua Extra de 14 de novembro não será apenas a maior Super Lua de 2016, mas sim a maior de todo o século 21. Uma Super Lua maior do que essa só acontecerá em 25 de novembro de 2034! Wow! Deu pra perceber a importância desse grande evento?!!


A Super Lua é mesmo diferente

Quando a Lua Cheia acontece no mesmo dia do perigeu da Lua, nosso satélite natural pode se tornar até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma Lua Cheia no apogeu (ponto mais distante da Terra).

diferença de tamanho de Super Lua e Mini Lua
Diferença de tamanho aparente entre uma Super Lua e uma Mini Lua. Créditos: Ken Lord

Apesar disso, não é muito fácil notar a diferença, pois as nuvens, as luzes da cidades, e outros eventos fazem a Lua se tornar mais brilhante ou mais escura diariamente... Além disso, quando ela está alta no céu, não temos nada para compararmos seu tamanho, então sua diferença "aparente" fica difícil de ser notada, e pra muita gente, a Super Lua pode até passar despercebida...




Mas claro, a Super Lua é um evento belíssimo, e por sorte, teremos 3 Super Luas até o fim de 2016! Marque as datas em seu calendário para não perdê-las, afinal, se a Lua Cheia já é suficiente para capturar os olhos dos apaixonados ao redor do mundo, uma Super Lua é ainda mais especial.






Imagens: (capa-Tim McCord) / divulgação / Imelda Joson / Edwin Aguirre / Ken Lord
16/10/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Deve ter relação com essa super �� de hoje !
    http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/com-ventos-de-ate-97km-h-sul-de-santa-catarina-e-atingido-por-tsunami-meteorologico

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir